Finanças

Seguros: conheça o plano de expansão da Lockton

Corretora e consultora de seguros independente americana intensifica seus investimentos no País e expande sua estratégia com a aquisição da concorrente THB Brasil

Crédito: Freepik

Lockton: 80% do lucro é investido em pessoas, clientes e tecnologia, diz CEO-Adjunto (Crédito: Freepik)

Por Aline Almeida

A atividade de seguros é milenar, tão antiga quanto o comércio de produtos. E proteger os bens materiais é inerente a qualquer iniciativa de risco. No Brasil, essa modalidade de negócio ganhou forma com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, em 1808, que culminou na abertura dos portos por aqui. Nesse momento surgiu a primeira empresa seguradora do País, a Companhia de Seguros Boa-Fé, com objetivo de operar no seguro marítimo. A atividade seguradora era regulada pelas leis portuguesas. De lá para cá, o setor expandiu e evoluiu para outras frentes.

Atualmente, com o aumento de furtos, golpes e crimes no ambiente digital em um mundo tão globalizado, a demanda por seguros cresce continuamente. Em diferentes modelos, as seguradoras seguem com sua proposta inicial: atuar como amortecedores contra eventos adversos, oferecendo estabilidade a indivíduos e empresas. Por aqui, uma das companhias que tem se destacado é a Lockton, corretora de seguros americana independente que chegou ao Brasil em 1994 e vem investindo fortemente no mercado brasileiro desde 2020, a partir da aquisição da THB Brasil e a formação de um grupo de executivos locais.

O Brasil está entre as quatro maiores operações da Lockton no mundo, sendo a segunda maior na América Latina.
Nos últimos quatro anos, cresceu seis vezes acima da média do mercado, impulsionada por estratégias locais.
A THB Brasil, que se fundiu à Lockton há um ano, registrou um crescimento de 20%, superando os 12% do setor, com prêmios comercializados que somam R$ 3,3 bilhões desde a aquisição.
A expectativa é alcançar R$ 4 bilhões em prêmios no próximo ano.

“A fusão possibilitou a expansão da companhia em três canais: o proprietário, o bank assurance e o co-broker, permitindo expandir em 20% a carteira de clientes”, explicou José Otávio Sampaio, CEO da Lockton Brasil.

(Fernando Cavalcanti)

“Crescemos mais do que a média do mercado, porque temos a vantagem competitiva de atuar com capital privado.”
Eduardo Lucena, CEO-adjunto da Lockton Brasil

INOVAÇÃO

Segundo Eduardo Lucena, CEO-adjunto da Lockton Brasil, a empresa cresce mais do que a média do mercado pois tem a vantagem competitiva de atuar com capital privado, o que proporciona maior agilidade e foco no cliente. “Investimos 80% do nosso lucro em pessoas, clientes e tecnologia”, disse o executivo, reforçando a importância de talento e inovação para o sucesso da empresa.

Fernando Cavalcanti

“Pequenas e médias empresas estão cada vez mais preocupadas em aprimorar políticas de segurança da informação”
José Otávio Sampaio CEO da Lockton Brasil

Em termos de expansão, a Lockton tem acelerado sua atuação no Brasil oferecendo soluções personalizadas em planos de saúde para pequenas e médias empresas (PMEs) e a microempreendedores individuais (MEIs). Essa área já representa 30% da receita total da companhia no País. Além disso, a empresa está observando uma tendência crescente de investimentos em medidas preventivas, como consultoria em gestão de riscos e cibersegurança.

Pequenas e médias empresas estão cada vez mais preocupadas com esses riscos e buscam aprimorar suas políticas de segurança da informação, na avaliação de Sampaio. Ele destacou que as linhas financeiras continuam impulsionando o crescimento e os seguros estão se adaptando às novas demandas, como as relacionadas às mudanças climáticas. “Agora, fala-se mais sobre seguros com cláusulas catastróficas. Eles podem ser uma ferramenta importante diante dos desafios que enfrentaremos”, disse o CEO, acrescentando que o setor agrícola ainda tem muito potencial de crescimento no mercado de seguros.

Fundada em 1966 por Jack Lockton em Kansas City, a Lockton opera em 125 países e tem escritórios no Brasil nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE). A empresa oferece soluções globais em riscos, benefícios e seguros, atendendo mais de 65 mil clientes com o apoio de 10 mil colaboradores. Seus serviços abrangem desde gestão de riscos e seguros para o setor energético até proteção contra perdas catastróficas e exigências regulatórias.