Motor Show

Compra do Ano/Hatch Compacto: Honda City Hatchback tem dinâmica execlente

Espaçoso e extremamente econômico, ele tem uma dirigibilidade impecável

Crédito: Divulgação

City Hatchback tem comprimento de SUV compacto, mas é mais baixo (Crédito: Divulgação )

Ao longo dos anos, os modelos desta categoria se sofisticaram para atender tanto às novas leis de segurança – que passaram a exigir airbag duplo, ESP etc. – quanto às demandas do consumidor ávido por tecnologia. Além disso, cresceram e não são mais tão compactos: o Hyundai HB20 é o único que ainda tem menos de 4 metros, e alguns são quase médios, com mais de 4,30 no caso dos japoneses Toyota Yaris e do campeão deste ano, o Honda City Hatchback.

O curioso é que este Honda e o Peugeot 208 vêm revezando o título. Ambos são excelentes projetos, que premiamos nas estreias – o Peugeot na edição 2021, e o Honda na 2023 (com a pandemia, não tivemos prêmio em 2022). Já na última edição, o Peugeot venceu graças aos preços atraentes e às novas versões. Depois, a opção 1.0 turbo com câmbio CVT tomou o lugar da 1.6, mas decepcionou pela lentidão nas respostas (a versão 1.0 é ótima na cidade, mas sofre na estrada). Para piorar a situação do francês, o City ganhou versões mais acessíveis.

Vale abrir um parênteses aqui, pois o VW Polo chegou perto de vencer a dupla: andou se reinventando com as interessantes opções/variantes Track (sem facelift, na prática o sucessor do Gol) e Robust (trabalho/aventureira) e cresceu nas vendas. Mas a plataforma MQB sente o peso da idade, e, embora seja ótima compra nas versões de entrada, não foi páreo para o Honda.

Voltando ao City, as novas opções não têm mimos como:
ar automático com saídas traseiras,
ADAS,
bancos em couro,
e painel digital,
mas mantêm multimídia moderna, DRLs de LED, rodas de liga aro 15 diamantadas e seis airbags.

Na EX, soma chave presencial, câmera de ré, rodas aro 16, faróis de neblina, piloto automático e apoio do braço.

Além disso, o City Hatchback tem comprimento de SUV compacto, embora seja mais baixo: raspa a dianteira às vezes, mas é mais estável, com uma dinâmica excelente proporcionada pelo acerto impecável de suspensões e direção.

Por fim, o motor 1.5 aspirado tem injeção direta e o câmbio CVT é excelente, garantindo um consumo mais baixo que o dos rivais 1.0 turbo, quase de híbrido (faz 18 km/l facilmente na estrada).

(Divulgação)VERSÕES
• LX R$ 113.600
• EX R$ 120.100
• EXL R$ 129.100
• Touring R$ 138.000

• Potência 126 cv
Torque 155 Nm
 Porta-malas 268 litros
 Consumo A
 Versão indicada EX