Motor Show

Compra do Ano/SUV Médio Premium: BMW X1 ganha corpo e vira SUV pra valer

Prazer ao volante, cabine luxuosa, muita eficiência e tecnologia amigável

Crédito: Divulgação

BMW X1: visual e posição de dirigir que os amantes do segmento tanto desejam (Crédito: Divulgação )

O que define um carro “premium”? Não só o preço, mas também qualidade construtiva, refinamento mecânico e acabamento, entre outros fatores objetivos – e alguns subjetivos. Hoje o termo é usado indiscriminadamente, e é verdade que a diferença entre as marcas premium e as “generalistas” pode ficar tênue, principalmente nos extremos das gamas. Entre os SUVs médios acima de R$ 300 mil, há japoneses generalistas, mas sofisticados, como os híbridos Toyota RAV4 e Honda CR-V, e chineses potentes como o GWM Haval H6 GT, entre outros. Por melhor que sejam, porém, não são premium (prova disso é que essas montadoras têm submarcas para disputar o mercado de luxo tradicional).

Entre as marcas já bem estabelecidas, é um segmento sem novidades: Land Rover Discovery, Jaguar F-Pace, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA, por exemplo, aguardam novas gerações. Destes, o mais interessante é o Audi, que, com 231 cv e tração integral, garante mais prazer ao volante. Mas, comparados ao BMW X1, todos envelhecem instantaneamente. Nesta geração, que estreou no ano passado já levando o título de Compra do Ano e agora conquista o bicampeonato, o modelo se encorpou e, enfim, tem o design de um legítimo SUV, com visual e posição de dirigir que os amantes do segmento tanto desejam.

A cabine sofisticada é digna de um modelo de luxo, e o painel lembra o do elétrico iX. Há acabamentos de alumínio, bancos dianteiros bem modelados e muito espaço, além de um amplo teto panorâmico.

Para completar, o X1 capricha na tecnologia, com:
condução semiautônoma,
assistentes de ré e de estacionamento,
navegador GPS nativo com realidade aumentada,
head-up display,
e mais – tudo fácil de operar.

Na mecânica e ao volante, também tem todo o refinamento que se espera de um modelo de luxo de verdade, com opções de motor turbo 1.5 ou 2.0. Prefira a última, de 204 cv e 320 Nm: tem fôlego de sobra e entrega, conforme o modo de condução escolhido, ótimo desempenho ou um consumo excepcional.

Já a direção é precisa e as suspensões garantem conforto e boa dinâmica – sem decepcionar em eventuais estradas de terra.

(Divulgação)

VERSÕES
Drive18i R$ 299.950
Drive20i X Line R$ 344.950
Drive20i M Sport R$ 365.950

• Potência 156 ou 204 cv
Torque 300 Nm
 Porta-malas 434 litros
Consumo A
 Versão indicada X-Line