Mercado imobiliário acompanha os recordes da Patrimar
Por Hugo Cilo
Referência no setor de construção e incorporação de imóveis de alto padrão, o Grupo Patrimar tem personificado o bom desempenho do mercado imobiliário nos últimos meses. A companhia alcançou no acumulado de 12 meses, até o terceiro trimestre deste ano, R$ 2,2 bilhões em lançamentos e R$ 1,6 bilhão em vendas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e interior de São Paulo. Segundo o CEO Alex Veiga, no terceiro trimestre o plano foi dar atenção especial à gestão de estoque e lançamentos estratégicos para preparar o caminho para o crescimento. “Nosso foco é sempre ajustar a oferta de acordo com as demandas do mercado”, disse Veiga.
Nos primeiros nove meses de 2024, a Patrimar apresentou um crescimento de 17% nos lançamentos em relação ao mesmo período de 2023, enquanto as vendas subiram 8%, comparadas aos primeiros nove meses do ano passado. De acordo com o relatório da companhia, 77% dos estoques estão concentrados em projetos lançados nos últimos 18 meses, o que demonstra a capacidade da Patrimar de renovar sua oferta de produtos e atender à demanda do mercado rapidamente. “O gerenciamento estratégico do nosso estoque é um diferencial competitivo. Mantemos um volume reduzido de estoques concluídos, garantindo assim que nossos lançamentos sejam absorvidos rapidamente pelo mercado”, afirmou o CEO. “Isso nos permitiu ajustar nossas operações conforme as necessidades do setor e buscar novas oportunidades de forma sustentável.”
Outro destaque do terceiro trimestre foi o robusto crescimento do landbank da Patrimar, que atingiu R$ 15,3 bilhões. Desse total, 70% está sob a gestão direta da Patrimar, enquanto os outros 30% pertencem à Novolar, subsidiária voltada para empreendimentos de menor valor. “Nosso landbank é um dos principais ativos da empresa e estamos sempre buscando novas áreas que possam agregar valor aos nossos projetos. Acreditamos que a expansão planejada e a diversificação geográfica serão fundamentais para nosso crescimento sustentável”, acrescentou Veiga.
Entre as principais estratégias para o futuro, a empresa pretende:
• ampliar sua atuação no estado de São Paulo,
• além de focar em projetos dentro do programa Minha Casa Minha Vida, que representa uma oportunidade promissora para os próximos lançamentos.
“O gerenciamento estratégico do nosso estoque é um diferencial competitivo. Mantemos um volume reduzido.”
Alex Veiga, CEO da Patrimar
A projeção da companhia é lançar mais de R$ 5 bilhões no interior paulista nos próximos anos.
• A iniciativa faz parte do plano de crescimento do Grupo, o PX2.
• Desse total, cerca de R$ 2 bilhões será na região de São José dos Campos e Vale do Paraíba.
• A empresa também já possui um landbank robusto de R$ 700 milhões em VGV em todo o interior de SP, sendo R$ 302 milhões só em SJC e região.
O município de São José dos Campos foi a região escolhida pela Patrimar para dar o pontapé inicial no plano de expansão no Estado de São Paulo devido às suas características únicas, segundo Veiga. “Escolhemos São José dos Campos para iniciar o trabalho de expansão porque é uma região que gostamos muito, é pujante e identificamos total match do público com a companhia”, disse.
No entanto, apesar o plano de expandir no segmento popular, é no mercado de médio e alto padrão que a empresa tem conseguido seus resultados recordes.
• Entre os lançamentos recentes se destaca o Icon Golf Residence, no Rio de Janeiro. O empreendimento, que teve 90% das suas 278 unidades vendidas em apenas 48 horas, é um marco para a empresa, com um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 470 milhões. Localizado na Barra da Tijuca, o projeto oferece apartamentos de 2 quartos e 3 suítes, além de coberturas lineares e duplex, em uma área de quase 13 mil metros quadrados. “O sucesso de vendas do Icon Golf Residence é uma prova da nossa capacidade de entregar projetos inovadores e de alta qualidade. Para este empreendimento, investimos em tecnologias imersivas, como óculos de meta-realidade, que permitiram aos clientes uma experiência única na visualização do projeto”, disse Veiga.
• Outro projeto que reforça a presença da Patrimar no segmento de alto luxo é o José Torres Franco, em Belo Horizonte, no tradicional bairro de Lourdes. Com apartamentos de 4 suítes e plantas que variam entre 192 m² e 516 m², o empreendimento está localizado em uma das regiões mais nobres da capital mineira, a poucos minutos do Minas Tênis Clube. “A localização do José Torres Franco é espetacular, e temos um orgulho enorme de construir mais uma vez no bairro de Lourdes, que é um dos mais valorizados de Belo Horizonte”, destacou o CEO. “Este é um projeto que entrega não apenas conforto e requinte, mas também uma experiência de moradia diferenciada, com lazer premium e acabamentos de altíssimo padrão.”
No José Torres Franco, por exemplo, além das soluções de lazer e conforto, a Patrimar também incluiu diversos elementos que garantem eficiência energética e gestão sustentável, como o reaproveitamento de águas pluviais e o uso de placas fotovoltaicas para geração de energia. O empreendimento ainda contará com um sistema de controle de acessos por biometria, infraestrutura para recarga de carros elétricos e instalações projetadas para redução do consumo de água.
Com uma visão estratégica clara, foco em inovação e comprometimento com a sustentabilidade, o Grupo Patrimar parece estar preparado para continuar sua trajetória de sucesso e liderança no setor imobiliário, expandindo suas operações, seja no Rio de Janeiro, em São Paulo ou em Minas Gerais.