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Mercado imobiliário acompanha os recordes da Patrimar

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Projetos na capital fluminense, como o Oceana Golf, tem ajudado a acelerar as vendas da companhia (Crédito: Divulgação)

Por Hugo Cilo

Referência no setor de construção e incorporação de imóveis de alto padrão, o Grupo Patrimar tem personificado o bom desempenho do mercado imobiliário nos últimos meses. A companhia alcançou no acumulado de 12 meses, até o terceiro trimestre deste ano, R$ 2,2 bilhões em lançamentos e R$ 1,6 bilhão em vendas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e interior de São Paulo. Segundo o CEO Alex Veiga, no terceiro trimestre o plano foi dar atenção especial à gestão de estoque e lançamentos estratégicos para preparar o caminho para o crescimento. “Nosso foco é sempre ajustar a oferta de acordo com as demandas do mercado”, disse Veiga.

Nos primeiros nove meses de 2024, a Patrimar apresentou um crescimento de 17% nos lançamentos em relação ao mesmo período de 2023, enquanto as vendas subiram 8%, comparadas aos primeiros nove meses do ano passado. De acordo com o relatório da companhia, 77% dos estoques estão concentrados em projetos lançados nos últimos 18 meses, o que demonstra a capacidade da Patrimar de renovar sua oferta de produtos e atender à demanda do mercado rapidamente. “O gerenciamento estratégico do nosso estoque é um diferencial competitivo. Mantemos um volume reduzido de estoques concluídos, garantindo assim que nossos lançamentos sejam absorvidos rapidamente pelo mercado”, afirmou o CEO. “Isso nos permitiu ajustar nossas operações conforme as necessidades do setor e buscar novas oportunidades de forma sustentável.”

Outro destaque do terceiro trimestre foi o robusto crescimento do landbank da Patrimar, que atingiu R$ 15,3 bilhões. Desse total, 70% está sob a gestão direta da Patrimar, enquanto os outros 30% pertencem à Novolar, subsidiária voltada para empreendimentos de menor valor. “Nosso landbank é um dos principais ativos da empresa e estamos sempre buscando novas áreas que possam agregar valor aos nossos projetos. Acreditamos que a expansão planejada e a diversificação geográfica serão fundamentais para nosso crescimento sustentável”, acrescentou Veiga.

Entre as principais estratégias para o futuro, a empresa pretende:
ampliar sua atuação no estado de São Paulo,
além de focar em projetos dentro do programa Minha Casa Minha Vida, que representa uma oportunidade promissora para os próximos lançamentos.

(Divulgação)

“O gerenciamento estratégico do nosso estoque é um diferencial competitivo. Mantemos um volume reduzido.”
Alex Veiga, CEO da Patrimar

A projeção da companhia é lançar mais de R$ 5 bilhões no interior paulista nos próximos anos.
A iniciativa faz parte do plano de crescimento do Grupo, o PX2.
Desse total, cerca de R$ 2 bilhões será na região de São José dos Campos e Vale do Paraíba.
A empresa também já possui um landbank robusto de R$ 700 milhões em VGV em todo o interior de SP, sendo R$ 302 milhões só em SJC e região.

O município de São José dos Campos foi a região escolhida pela Patrimar para dar o pontapé inicial no plano de expansão no Estado de São Paulo devido às suas características únicas, segundo Veiga. “Escolhemos São José dos Campos para iniciar o trabalho de expansão porque é uma região que gostamos muito, é pujante e identificamos total match do público com a companhia”, disse.

No entanto, apesar o plano de expandir no segmento popular, é no mercado de médio e alto padrão que a empresa tem conseguido seus resultados recordes.

• Entre os lançamentos recentes se destaca o Icon Golf Residence, no Rio de Janeiro. O empreendimento, que teve 90% das suas 278 unidades vendidas em apenas 48 horas, é um marco para a empresa, com um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 470 milhões. Localizado na Barra da Tijuca, o projeto oferece apartamentos de 2 quartos e 3 suítes, além de coberturas lineares e duplex, em uma área de quase 13 mil metros quadrados. “O sucesso de vendas do Icon Golf Residence é uma prova da nossa capacidade de entregar projetos inovadores e de alta qualidade. Para este empreendimento, investimos em tecnologias imersivas, como óculos de meta-realidade, que permitiram aos clientes uma experiência única na visualização do projeto”, disse Veiga.

• Outro projeto que reforça a presença da Patrimar no segmento de alto luxo é o José Torres Franco, em Belo Horizonte, no tradicional bairro de Lourdes. Com apartamentos de 4 suítes e plantas que variam entre 192 m² e 516 m², o empreendimento está localizado em uma das regiões mais nobres da capital mineira, a poucos minutos do Minas Tênis Clube. “A localização do José Torres Franco é espetacular, e temos um orgulho enorme de construir mais uma vez no bairro de Lourdes, que é um dos mais valorizados de Belo Horizonte”, destacou o CEO. “Este é um projeto que entrega não apenas conforto e requinte, mas também uma experiência de moradia diferenciada, com lazer premium e acabamentos de altíssimo padrão.”

O edifício José Torres Franco, no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, se tornou um novo ícone do luxo imobiliário na capital (Crédito:Divulgação)

No José Torres Franco, por exemplo, além das soluções de lazer e conforto, a Patrimar também incluiu diversos elementos que garantem eficiência energética e gestão sustentável, como o reaproveitamento de águas pluviais e o uso de placas fotovoltaicas para geração de energia. O empreendimento ainda contará com um sistema de controle de acessos por biometria, infraestrutura para recarga de carros elétricos e instalações projetadas para redução do consumo de água.

Com uma visão estratégica clara, foco em inovação e comprometimento com a sustentabilidade, o Grupo Patrimar parece estar preparado para continuar sua trajetória de sucesso e liderança no setor imobiliário, expandindo suas operações, seja no Rio de Janeiro, em São Paulo ou em Minas Gerais.