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Gigante de telecomunicações alemã, Deutsche Telekom aposta no Brasil

Grupo vê ambiente fértil para investir, apresenta novas soluções e projeta dobrar de tamanho nos próximos três anos no País

Crédito: Leonardo Rodrigues

"O Brasil é um campo de oportunidades", diz Pablo Guaita, managing director para Brasil e Argentina (Crédito: Leonardo Rodrigues)

Por Beto Silva

Inevitável acompanhar um jogo do time alemão do Bayern de Munique, na Allianz Arena, pela televisão e não perceber na arquibancada uma letra “T” com quatro pontinhos formados em um mosaico por pessoas vestidas com roupa branca. Trata-se de uma ação de marketing do grupo Deutsche Telekom, uma das principais patrocinadoras do clube, cuja parceria se estende desde 2002. É uma forte relação entre a companhia, a equipe, a torcida e o país, que é a terceira maior economia do mundo, atrás apenas dos colossais EUA e China. É a maior empresa de telecomunicações da Alemanha e da União Europeia.

Aliás, relação talvez não seja a melhor palavra para simbolizar a atuação da Deutsche Telekom. O termo correto é conexão. O “T” nas cadeiras do estádio do Bayern conecta a torcida com o time. Conecta a marca ao esporte. Conecta a companhia ao mercado. Se dentro de campo o clube alemão empilha taças – sendo seis vezes campeão da Champions League e 11 vezes campeão da Alemanha nas últimas 12 temporadas –, na acirrada disputa corporativa global a empresa também acumula bons resultados com sua conexão premium.
Em 2023, o faturamento foi de 112 bilhões de euros, com lucro de 17,8 bilhões de euros.
No primeiro semestre a receita foi de 56,3 bilhões de euros, 4,2% superior ao mesmo período do ano passado.
Para incrementar as vendas globais, uma das apostas é o Brasil, país do futebol – e da conectividade, na visão dos alemães da Deutsche Telekom.

112 bi de euros
foi a receita da empresa alemã no ano passado

Por aqui, as vendas dobraram nos últimos três anos, segundo Pablo Guaita, managing director da Deutsche Telekom Global Business Solutions para o Brasil e Argentina. O cargo tem uma descrição grande e complicada. Para facilitar o entendimento e conectar a reportagem ao leitor, ele é o responsável pela operação da companhia aqui e no país vizinho, onde nasceu.

Está na empresa há cerca de 20 anos. Desde 2021 como principal executivo nos dois países. “Projetamos um potencial de crescimento no Brasil e na América Latina e por isso estamos desenvolvendo e investindo aqui. Estamos acelerando. Temos um futuro muito promissor”, disse Guaita à DINHEIRO. “O Brasil é um campo de oportunidades”, afirmou o executivo.

Mosaico com pessoas vestidas de branco forma a letra “T” do logo da Deutsche Telekom na arquibancada da Allianz Arena, em Munique, nos jogos do Bayern (Crédito:Divulgação)

No plano, dobrar novamente de tamanho no Brasil até 2027.
Para isso, aumenta a carga de ações de marketing e amplia o portfólio de serviços oferecidos principalmente no B2B às empresas brasileiras.
A Deutsche Telekom patrocinou recentemente a transmissão do primeiro jogo da NFL (liga de futebol americano) realizado na América do Sul, em 6 de setembro, na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, em São Paulo. A partida foi televisionada pela Rede TV!, com inserções da companhia alemã apresentando suas soluções ao mercado brasileiro.
Já na Futurecom, principal evento de tecnologia e conectividade da América Latina, realizado na capital paulista no início de outubro, a Deutsche Telekom participou com dois estandes. Um deles quatro vezes maior do que a área usada na feira de 2023, quando apresentou oficialmente a Deutsche Telekom Global Business ao mercado nacional.

“Projetamos um potencial de crescimento no Brasil e na América Latina e por isso estamos desenvolvendo e investindo aqui. Temos um futuro muito promissor.”
Pablo Guaita, managing director para Brasil e Argentina

No outro estande deste ano, a exposição do carro de luxo E-300 da Mercedes-Benz com a conectividade também premium. Foi uma amostra da capacidade de entrega da companhia. No automóvel, o módulo 5G da Deutsche Telekom faz a conexão de todos os serviços de tecnologia, com foco em informação, entretenimento e segurança.

O cliente que tem o veículo, baixa um aplicativo da montadora e tem na palma da mão mais de 30 serviços como dados de manutenção ou desgaste de peças, botão de SOS com conexão direta a autoridades, fechamento do carro a distância, acionamento remoto do ar-condicionado, abrir janelas e teto-solar, interação com câmera de selfie no painel, jogos, entre outros.

A plataforma de conexão do carro também aprende rotinas com o uso do motorista, como sintonia automática das rádios mais acessadas e sugestão de trajetos corriqueiros.

Carro da montadora Mercedes-Benz apresentado na Futurecom possui módulo 5G da Deutsche Telekom para conexão de mais de 30 soluções tecnológicas (Crédito:Divulgação)

Em outubro, a Deutsche Telekom apresentou sua nova linha de negócios, a Deutsche Telekom Global Carrier, como forma de expandir sua presença no País e na região. Essa vertente oferece:
redes extensivas,
infraestrutura global,
segurança 360 graus,
soluções personalizadas,
e soluções de conexão de voz, signaling (controle gestão de redes), mobilidade e IP transit (tráfego de rede para um Provedor de Serviços de Internet [ISP] e conexão com a internet global).

A terceira linha de negócios, que já estava ativa no Brasil, é da T-Systems, que atua tanto no B2B quanto no B2C. Com cerca de 800 clientes no País, tem quatro pilares de atuação:
aplicação de sistemas SAP (empresa também alemã de software de gestão),
infraestrutura para data center (com parceiros como AWS, Google e Microsoft),
cibersecurity (gerenciamento de segurança de dados),
e torre de serviços de serviços digitais.

“Somos uma empresa de TI para o mundo corporativo. Temos produtos de prateleira, mas nosso forte são os serviços customizados, para atender a necessidade específica de cada cliente”, disse Antonio Amo, diretor comercial da T-Systems do Brasil, ao citar entre os contratantes Copersucar, Itaú, Bradesco, Vivo e Klabin. Assim, a Deutsche Telekom avança em sua jornada para se conectar ainda mais com o mercado brasileiro.

Antonio Amo, diretor da T-systems: “Somos uma empresa de TI para o mundo corporativo. Temos produtos de prateleira, mas nosso forte são os serviços customizados, para atender a necessidade específica de cada cliente” (Crédito:Divulgação)