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Asia Shipping compra Hórus Logística e avança na entrega de ponta a ponta

Integradora logística compra a Hórus Logística, em Santa Catarina, para expandir serviços em armazenagem e alcançar faturamento de R$ 4,1 bilhões

Crédito: André Lessa

"A compra da Hórus vai nos dar maior eficiência nos CDs e reduzir os custos para os clientes”, diz Alexandre Pimenta, CEO da asia shipping (Crédito: André Lessa)

Por Hugo Cilo

Em um cenário de crescentes desafios logísticos e custos de frete internacional elevados, a brasileira Asia Shipping, a maior integradora logística da América Latina, avança em sua estratégia de crescimento ao adquirir a Hórus Logística. Com sede em Santa Catarina, a Hórus é especializada em serviços logísticos e armazenagem, e a aquisição marca um movimento significativo para a Asia Shipping em sua busca por atender a cadeia de suprimentos de ponta a ponta.

“Além de atuar na integração de diversos modais essenciais para a importação e exportação, fazendo a ponte entre fornecedores, armadores, portos e transportadoras, agora vamos atuar também como um grande centro de distribuição, com mais de 12 mil metros quadrados de área”, disse Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping. “Por conta disso, essa aquisição é uma etapa importante para a expansão do nosso negócio no segmento logístico. Seremos a primeira empresa nacional a atender a cadeia do setor integralmente, do início ao fim das operações.”

Com o negócio, a Asia Shipping prevê ampliar o faturamento de R$ 3,8 bilhões, em 2023, para R$ 4,1 bilhões neste ano.
Isso porque a Hórus Logística, que conta com duas unidades em Itajaí e Araquari, em Santa Catarina, possui uma história marcada por crescimento rápido desde sua fundação. Em apenas um ano de existência, a empresa triplicou de tamanho, apoiada na experiência de seus fundadores no setor de logística e armazenagem. Localizadas estrategicamente próximas a portos que movimentam grande parte do comércio exterior brasileiro, as unidades têm papel vital na integração das operações logísticas da região Sul.

A nova aquisição permite à Asia Shipping ampliar sua gama de serviços com soluções como cross-docking, que reduz o tempo de armazenamento e os custos associados, além da gestão de inventário com uso de tecnologias avançadas, como RFID (identificação por radiofrequência) e WMS (Warehouse Management System). A combinação dessas soluções proporciona maior controle, visibilidade em tempo real e precisão no gerenciamento de estoques, evitando perdas e otimizando os recursos. “Com a aquisição da Hórus, passamos a oferecer o serviço de cross-docking, essencial para reduzir o tempo de permanência das mercadorias em nossos centros de distribuição. Este modelo é ideal para produtos de alta rotatividade e mercadorias sensíveis ao tempo, resultando em eficiência e economia para nossos clientes”, afirmou Pimenta.

Fatores como a falta de contêineres, seca no Canal do Panamá e mudanças de rotas após ataques de rebeldes no Mar Vermelho aumentaram frete em 250% (Crédito:Nelson Almeida)

A compra da Hórus também se alinha à estratégia de expansão da Asia Shipping para outras regiões do Brasil e do mundo. A integradora logística está presente em 12 países e conta com 41 escritórios, dez deles em solo brasileiro.

Rafael Dantas, diretor comercial da empresa, ressalta que a aquisição fortalecerá ainda mais essa presença. “As mudanças previstas na nova reforma tributária exigem que os importadores busquem alternativas para manter a competitividade. Queremos estar na vanguarda, oferecendo soluções inovadoras e um atendimento estratégico e eficiente. Além disso, estamos implementando um modelo inspirado no mercado norte-americano, que integra a visão de um freight forwarder com a de um provedor logístico completo”, disse Dantas.

7,9% é a projeção de aumento da receita em 2024, para R$ 4,1 bilhões
250% foi o aumento do custo do frete marítimo na rota entre brasil e china em um ano

A decisão de adquirir a Hórus Logística foi motivada pelo potencial de crescimento da empresa catarinense, que, mesmo com pouco tempo de operação, demonstrou uma curva de crescimento notável. Segundo Silvio Fernandes, CEO da Hórus, a empresa continuará a expandir com o apoio da Asia Shipping. “O atendimento próximo e humanizado, aliado ao uso de tecnologia, foi determinante para o nosso crescimento exponencial. A Asia Shipping reconheceu o valor dessa abordagem e, com a aquisição, vamos ganhar ainda mais força para expandir para outros estados, como Paraná e São Paulo. Em breve, inauguraremos uma filial em São José dos Pinhais (PR) e já trabalhamos para abrir outra unidade em São Paulo em 2025”, destacou Fernandes.

CUSTOS

O mercado de importação brasileiro enfrenta um momento de desafios com o aumento expressivo dos custos de frete e gargalos logísticos. O frete de um contêiner de 40 pés na rota China-Brasil, por exemplo, subiu de US$ 3 mil para US$ 7,5 mil em menos de um ano, representando um aumento de 250%. Essa elevação é atribuída à alta demanda por veículos elétricos chineses e à antecipação de importações devido ao aumento de alíquotas. Além disso, portos brasileiros, como o de Santos, operam acima de sua capacidade, intensificando os desafios para o setor.

“Para o importador brasileiro, a adaptação é fundamental. O aumento dos custos e a superlotação dos portos exigem uma gestão mais estratégica, desde a escolha do produto até a negociação com fornecedores”, disse Rodrigo Giraldelli, especialista em comércio exterior e CEO da China Gate. Ele destaca que o planejamento e o uso de tecnologias para otimizar a gestão de custos são cruciais para manter a competitividade. “Os desafios são grandes, mas uma análise criteriosa e a busca por eficiência podem manter as empresas competitivas mesmo em um cenário adverso”, afirmou.

A compra da Hórus, especializada em armazenamento e distribuição, permite integrar toda logística da Asia Shipping (Crédito:Divulgação)

De acordo com levantamento feito pela empresa de logística MTM Logix, especializada em monitoramento de embarques internacionais, desde o início do ano o valor do frete marítimo na rota comercial Ásia-Brasil passou de uma média de US$ 2.588 a US$ 2.966, em janeiro, para o pico de US$ 8 mil em maio. Isso ocorreu, principalmente, pela falta de contêineres no mercado, sendo que na China esse problema já é uma realidade. Especialistas ainda preveem novas elevações no custo do frete marítimo internacional. Alguns preveem um aumento de até 10% nas tarifas globais, enquanto o México pode ter um acréscimo de quase 100%.

Além dos custos elevados, fatores como a guerra na Ucrânia, a seca que afeta o Canal do Panamá e os ataques de rebeldes houthis no Mar Vermelho são alguns dos desafios que dificultam a normalização do transporte marítimo na atualidade.

Em um relatório recente sobre o comércio global, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) aponta que o cenário geopolítico atual tem contribuído para o aumento das distâncias percorridas por navios cargueiros. Como exemplo, o relatório destaca que, enquanto os grãos destinados ao Egito são agora provenientes de países como o Brasil ou os Estados Unidos, em vez da Ucrânia, o petróleo russo passou a ser enviado principalmente para a Índia e a China, em vez da Europa.

CONJUNTURA

Outro impacto significativo tem sido o desvio de navios pelo Cabo da Boa Esperança, no sul da África, em uma tentativa de evitar ataques a embarcações no Mar Vermelho. Esse desvio leva a um aumento da velocidade de navegação, de acordo com a Unctad. No entanto, essa aceleração resulta em uma maior emissão de gases de efeito estufa, contradizendo as práticas adotadas pela indústria ao longo da última década, quando as velocidades de navegação foram reduzidas para economizar combustível e diminuir a poluição.

De acordo com a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol), a Unctad calcula que uma viagem de ida e volta entre Singapura e o norte da Europa, utilizando a rota pelo Cabo da Boa Esperança, pode aumentar em mais de 70% a emissão de gases de efeito estufa em comparação com o trajeto mais curto realizado pelo Canal de Suez.

Outro fator que continua a impactar o setor é o elevado custo do frete. Dados da consultoria em logística e comércio exterior Solve Shipping mostram que o índice que monitora os preços do frete nas rotas que partem de Xangai, na China, para diferentes partes do mundo, ainda se mantém em um patamar alto.