Inovação nas bets: reconhecimento facial
Por Beto Silva
As bets entram em uma nova fase no País após a divulgação da lista final das licenças, pelo Ministério da Fazenda, para operarem no Brasil. O reconhecimento facial nas apostas on-line entrou em fase de testes nas plataformas para aperfeiçoar a segurança do mercado e evitar fraudes, ao verificar a autenticidade do usuário — tecnologia praticamente idêntica à utilizada pelos bancos. Caso o cliente apresente qualquer problema ou inconsistência nos cadastros, ele será bloqueado e ficará sem acesso às apostas. “Qualquer medida para combater fraudes e proteger menores de idade é válida. Nossa plataforma identifica usuários com acessos simultâneos em torno de gastos excessivos com apostas, e temos um setor voltado para a criação de campanhas sobre jogo responsável”, afirmou Vinicius Nogueira, CEO da BETesporte.
Amazon entrega via drone em Phoenix
A Amazon começou a fazer entregas via drones em Phoenix, no Arizona (EUA). Os clientes da região de West Valley Phoenix Metro Area podem receber uma seleção de produtos do catálogo da gigante do e-commerce, incluindo suprimentos para casa, beleza, escritório, saúde e tecnologia. Os itens devem pesar 5 libras (pouco mais de 2 quilos) ou menos para serem elegíveis. A entrega por drone estará disponível durante o dia e em condições climáticas favoráveis. O modelo do equipamento usado é o MK30, que foi recentemente aprovado pela Administração Federal de Aviação para voar além da linha de visão dos operadores de drones. Mas não espere ver essas belezinhas voando pelo Brasil. A topografia e, principalmente, a legislação inviabilizam o serviço.
Entrevista
Flavio Momesso, CEO da Puratos Brasil
“Com ciência disruptiva e novas tecnologias, ajudaremos nossos clientes a crescer de forma mais sustentável”
A tradicional indústria de alimentos tem de se reinventar e buscar soluções criativas – e tecnológicas – para se manter relevante em um mercado cada vez mais acirrado e com fome de inovação. Flavio Momesso, CEO da Puratos Brasil, fala sobre os projetos e as estratégias da empresa para avançar em tecnologia, além do programa Missão a Marte, que visa produzir comida no ambiente marciano.
Quais os desafios para uma empresa de alimentos avançar em tecnologia e inovação?
Eles estão relacionados à rápida evolução das preferências dos consumidores, à necessidade urgente de sustentabilidade ambiental, às complexas legislações e normas que variam de país para país e à integração eficiente de novas tecnologias estratégicas. O Taste Tomorrow, por exemplo, é o maior ecossistema de informações sobre preferências do consumidor nas categorias de panificação, confeitaria e chocolate. Ele nos permite monitorar, em tempo real, a evolução dos desejos e expectativas dos consumidores por meio da combinação de uma pesquisa extensa com o monitoramento contínuo de mídias sociais e ferramentas de busca. Isso não apenas guia nossas inovações internas, mas também fornece insights valiosos para nossos clientes, ajudando-os a se destacar no mercado.
Qual a relação da Puratos com startups?
A Puratos identifica nas startups uma oportunidade única e dinâmica para acelerar a inovação. Por meio de algumas parcerias globais fundamos, em 2021, a Sparkalis, uma empresa dedicada a apoiar o desenvolvimento de produtos, serviços e ingredientes inovadores, além de fomentar a colaboração com startups e pequenas e médias empresas (PMEs) ao redor do mundo. A Sparkalis funciona tanto como uma incubadora de startups quanto como uma fonte de investimentos diretos. Como o próprio nome sugere, a Sparkalis é a faísca que ajuda uma grande inovação a ganhar asas, permitindo que ela saia do casulo e alce voo sozinha.
Quais inovações já surgiram desse trabalho?
Um exemplo recente foi o investimento da Sparkalis em uma participação da foodtech California Cultured, um pioneiro na agricultura celular de cacau. A parceria tem como objetivo transformar o modo com o qual o cacau e o chocolate são produzidos, estabelecendo um novo patamar de sustentabilidade e sabor para a indústria de chocolate. Neste processo, a California Cultured começa por selecionar diferentes variantes de cacau com o melhor perfil de sabor. Essa abordagem ainda em caráter experimental, mas totalmente inovadora, garante a produção de um chocolate rico e autêntico, com sabores complexos.
Como tem sido o Programa Missão a Marte?
Ninguém pode ignorar a necessidade urgente de reduzir nossa pegada ambiental global. Por isso a Puratos embarcou na ambiciosa jornada “Missão a Marte”, em que imaginamos futuros colonos em Marte com acesso a produtos de panificação saudáveis e nutritivos. Para isso, tivemos a criação de um programa de pesquisa avançado e do FoodTech Centre, PuraDome, em que usamos as condições extremas do planeta Marte como nossa inspiração extraordinária. Por meio de ciência disruptiva e novas tecnologias, ajudaremos nossos clientes a crescer de forma mais sustentável, com um impacto positivo em toda a cadeia de produção de pão, bolos e chocolate. Os principais projetos em andamento são os seguintes: cultivar trigo com menos água (-5%); reduzir o uso de nitrogênio e fertilizantes (10 vezes mais eficiente); colheitas mais rápidas e maior rendimento (de 5 a 6 vezes no mesmo espaço); testar novas culturas emergentes; polinização por nano drones; e otimizar o uso de energia.