Itaú anuncia sua nova estratégia ESG

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Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco (Crédito: Divulgação)

Por Allan Ravagnani

O Itaú Unibanco anunciou sua nova estratégia ESG, como uma evolução dos objetivos e compromissos assumidos pelo banco e que vêm sendo trabalhados nos últimos anos. A nova estratégia garante o alinhamento das práticas do Itaú às demandas emergentes da sociedade, do mercado e dos clientes, especialmente em relação à sustentabilidade. Antes, os compromissos do banco estavam organizados em 10 objetivos, que agora passam a focar em três grandes frentes estratégicas:
Diversidade e Desenvolvimento;
Transição Climática;
e Finanças Sustentáveis – para este último pilar, o objetivo é ampliar a mobilização de recursos para alcançar R$ 1 trilhão até 2030.

“Como maior banco privado do País, temos uma enorme capacidade de influenciar e impulsionar mudanças no mercado, o que nos traz uma grande responsabilidade na agenda de transição climática e na adoção de práticas sustentáveis pelas organizações que atendemos. Por meio da nossa nova estratégia ESG, reforçamos o papel do Itaú como articulador de oportunidades, mobilizando recursos para uma economia mais verde, de baixo carbono e inclusiva”, afirma Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco. O Itaú atingiu neste semestre, de forma antecipada (o objetivo era dezembro de 2025), R$ 400 bilhões em recursos para desenvolvimento sustentável, direcionados a setores estratégicos, como energia renovável, saúde e educação, produção de alimentos, infraestrutura sustentável e obras de infraestrutura. Agora, o banco amplia esse objetivo para alcançar R$ 1 trilhão em finanças sustentáveis até dezembro de 2030. Na frente de Diversidade e Desenvolvimento, os objetivos visam aumentar a equidade de gênero e raça em todas as áreas e níveis hierárquicos do banco. Para o objetivo de empreendedorismo, o Itaú continuará fomentando, até 2030, R$ 67 bilhões em volume de crédito para Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Além disso, R$ 34,7 bilhões devem ser destinados para empresas lideradas por mulheres. O banco também irá direcionar R$ 15 bilhões em operações de microcrédito.

65 MIL KM RODADOS
Brasileiro realiza maior expedição verde do mundo

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O brasileiro Marcel Guariglia retorna ao Brasil em 11 de novembro, após completar a maior expedição sustentável do mundo. A jornada durou 228 dias, começando no extremo Sul (Ushuaia) e indo até o Norte do continente americano, totalizando 65 mil km percorridos. A expedição mapeou 201 iniciativas voltadas para a sustentabilidade, com foco em soluções para desafios globais, como mudanças climáticas, direitos humanos, redução das desigualdades e combate à pobreza. Guariglia passou por 18 países e 175 cidades, registrando e aprendendo sobre práticas locais que contribuem tanto para a preservação ambiental quanto social. A expedição compensou 90 toneladas de CO2 emitidas. Ao retornar, ele trará relatos e práticas inovadoras, mostrando como soluções locais podem inspirar ações globais e trazer novas perspectivas para os desafios contemporâneos.

250 VAGAS
Mulheres in Tech oferece cursos para tecnologia

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O programa Mulheres in Tech está com inscrições abertas até 21 de novembro para sua 18a turma, voltada a mulheres (cis e trans) a partir de 15 anos que residam em São Paulo e Rio de Janeiro. Oferecido pela FLY Educação e Cultura em parceria com o Instituto SYN, o curso é gratuito e capacita participantes como Analistas Júnior de Inteligência Artificial. Realizado remotamente, o programa tem duração de quatro meses e inclui formação técnica e desenvolvimento socioemocional. Desde sua criação, o Mulheres in Tech já formou centenas de alunas, com 54% conseguindo emprego na área de tecnologia em até seis meses. A iniciativa visa reduzir desigualdades, qualificar novas profissionais e promover a diversidade na área de IA, ampliando as oportunidades de renda e crescimento pessoal para as participantes e suas famílias.

COP16
Natura recebe selo regenerativo na COP16

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Durante a COP16, realizada em Cali, Colômbia, a Natura anunciou a conquista do Selo UEBT Regenerativo para a cadeia de castanha-do-brasil, primeiro produto cosmético do mundo a receber essa certificação, um reconhecimento obtido devido às práticas regenerativas da companhia para a obtenção desse bioativo. No caso da Natura, a certificação atesta a manutenção da biodiversidade, a restauração do solo, a captura de carbono, o uso eficiente da água, a repartição justa de benefícios, condições de trabalho seguras para as comunidades fornecedoras, além de contribuir para a renda digna das famílias envolvidas e garantir conformidade com a legislação internacional e nacional. O selo é concedido pela Union for Ethical BioTrade (UEBT), uma organização internacional sem fins lucrativos que incentiva práticas de obtenção ética de ingredientes da biodiversidade, promovendo a regeneração dos ecossistemas e o bem-estar das comunidades envolvidas.

NOVOS MERCADOS
Azeites do Brasil na mira da Espanha

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O presidente do Conselho Oleícola Internacional (COI), Jaime Lillo, e sua comitiva estão em visita ao Brasil, com atividades em São Paulo, Santa Maria (RS) e, agora, em Brasília. A presença do COI, organização com sede em Madrid, Espanha, busca reforçar a importância da qualidade e autenticidade dos azeites comercializados. Embora o Brasil ainda não seja membro, sua posição como segundo maior importador mundial, com consumo de 62 mil toneladas de azeite, o torna estratégico para o conselho. Segundo Lillo, “o COI é o fórum ideal para promover a cooperação entre produtores e consumidores”. Ele diz que a organização, com 45 países, responde por 95% da produção global de azeite e azeitona de mesa, aproximando os principais países consumidores e produtores para fortalecer a adoção de padrões de qualidade e cooperação internacional.