Tecnologia

O plano de inovação acessível da HP

Gigante americana visa democratizar o acesso à tecnologia para acelerar a transformação digital de empresas e de pessoas

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HP disponibiliza uma ampla rede de canais para atender empresas de diferentes portes e perfis (Crédito: Divulgação)

Por Aline Almeida

Falar sobre o futuro não significa mais imaginar algo muito distante. Exceto se você foi acidentalmente congelado por 1 mil anos como Philip J. Fry, que desperta no século XXXI, no enredo da animação de ficção científica Futurama. Se você nasceu nos séculos XX ou XXI, já está vivendo o auge da transformação digital. Desde os anos 1990 surgiram inovações tecnológicas que transformaram radicalmente o estilo de vida. Grandes empresas de tecnologia, como a gigante norte-americana HP, vêm trabalhando intensamente para acompanhar essa evolução e não ficar para trás.

Fundada em 1939 e dividida em 2015 (dando origem à HP Inc. e à Hewlett-Packard Enterprise), a HP atua com hardware, software e assinaturas, com receita US$ 53,718 bilhões, e se diz pronta para auxiliar as empresas em sua transformação digital com soluções e produtos “preparados para o futuro”, segundo Ricardo Kamel, diretor-geral da HP Inc. no Brasil. Puxar os resultados dos clientes e, claro, os da própria companhia.

De acordo com o executivo, o plano estratégico é expandir seu portfólio digital, focando em soluções que integrem dispositivos inteligentes e funcionalidades de IA. Com a expectativa de, que até 2026, cerca de 50% dos PCs corporativos terão elementos de Inteligência Artificial. “Estamos intensificando o desenvolvimento de produtos para atender a essa demanda crescente”, disse Kamel.

A HP disponibiliza uma ampla rede de canais para atender empresas de diferentes portes e perfis. As soluções incluem o Managed Print Services (MPS), que otimiza a gestão de impressão, reduz custos e aumenta a eficiência operacional, além do HP Device as a Service (DaaS), que integra hardware e suporte em um único contrato.

Além disso, a empresa conta com uma gama de produtos, incluindo PCs com Inteligência Artificial, impressoras e soluções de videoconferência Poly, projetadas para atender às necessidades específicas de cada cliente. “Estamos comprometidos em apoiar empresas na adaptação diante de incertezas na era digital, garantindo que tenham as ferramentas e o suporte necessários para enfrentar os desafios de um ambiente de trabalho em constante transformação”, discorreu o executivo.

De acordo com Kamel, a HP está priorizando a equidade digital, ao democratizar o acesso à tecnologia, que acredita ser fundamental para o progresso social e econômico no Brasil. “Nossa visão também inclui uma experiência otimizada para desenvolvedores, o que ajuda a acelerar a inovação, fornecendo ferramentas cada vez mais eficientes”, contou o diretor sobre como esses elementos são pilares para o sucesso das empresas brasileiras, promovendo competitividade e inclusão tecnológica.

76%
dos líderes de empresas e governos acreditam que a tecnologia é essencial para permitir que pessoas excluídas participem da economia

82%
dos profissionais brasileiros utilizam IA no trabalho

50%
dos PCs corporativos terão elementos de IA até 2026

PRODUTIVIDADE

Não se pode falar em futuro sem mencionar a Inteligência Artificial. O diretor relatou que, de acordo com a segunda edição do HP Work Relationship Index, que analisa como a tecnologia está moldando a relação dos profissionais com o trabalho, 80% dos usuários de IA no Brasil estão personalizando a tecnologia para melhorar sua produtividade em 2024. Para Kamel, esse dado revela o papel essencial da IA na transformação dos processos de trabalho e na melhoria da experiência dos colaboradores.

O estudo mostra ainda um aumento expressivo no uso de IA no ambiente profissional: atualmente, 82% dos trabalhadores brasileiros utilizam essa tecnologia no trabalho, um salto em comparação aos 46% do ano passado. “Diante desse cenário, estamos integrando cada vez mais IA e automação em nossos dispositivos para promover maior eficiência operacional”, afirmou o executivo. “Nossos novos PCs com IA oferecem monitoramento em tempo real e detecção proativa de ameaças, enquanto a automação simplifica processos e tarefas repetitivas. Soluções como o HP Sure Click garantem um ambiente seguro para o uso de IA nas organizações”, contou.

Segundo Mariana Kobayashi, especialista em ciência da computação aplicada à educação e aplicações específicas e cofundadora da Tech do Bem, de fato, a IA está agilizando o dia a dia e transformando os produtos e experiências. Porém, um grande desafio é garantir a aplicabilidade, transparência e responsabilidade em seu uso.

Para Mariana, é necessário estabelecer diretrizes claras e robustas para o desenvolvimento e utilização de sistemas de IA, com ênfase na transparência dos algoritmos, na proteção da privacidade dos usuários e na mitigação de vieses. “É fundamental promover uma cultura de responsabilidade ética dentro das organizações, incentivando a reflexão contínua sobre as implicações éticas das tecnologias desenvolvidas”, explicou.

(Divulgação)

“Estamos intensificando a criação de produtos para atender à demanda crescente por IA em computadores.”
Ricardo Kamel, diretor-geral da HP Inc. no Brasil

A especialista destacou que, para isso, é preciso adotar uma abordagem multifacetada, como por exemplo promover parcerias com instituições educacionais para fornecer acesso a equipamentos e treinamento em áreas carentes. Isso, na visão de Mariana, pode ajudar a preparar os estudantes para o mercado de trabalho digital, auxiliar no desenvolvimento de produtos mais acessíveis sem comprometer a qualidade e programas de inclusão digital voltados para comunidades periféricas, oferecendo cursos de capacitação em habilidades digitais e cibersegurança. “Além disso, a HP pode investir em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que atendam às necessidades específicas do mercado brasileiro, considerando nossa diversidade cultural e desafios socioeconômicos únicos”, discorreu a especialista.