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Esportivo de acesso: por que os proprietários gostam tanto do Polo GTS

Com muito estilo, o Volkswagen Polo GTS seminovo oferece o ótimo desempenho do motor turbo de 150 cv e custa menos do que um um Polo 1.0 TSI zero quilômetro

Crédito: Divulgação

VW polo GTS1.4 TSI 2020: R$ 102.614 (Crédito: Divulgação)

Texto Guilherme Silva

O Polo GTS estreou em 2020 ressuscitando a sigla com a qual a Volkswagen teve sucesso nas décadas de 1980 e 1990, adotando-as nas versões esportivas do Passat e do Gol. Além do visual com adereços que remetem ao Polo GTI europeu, o hatch aposta no motor 1.4 TSI, na direção com calibração mais firme e nas suspensões mais rígidas para garantir uma dinâmica diferenciada em relação às demais versões.

O interior tem o acabamento predominantemente na cor preta, com detalhes em vermelho no painel e nas costuras dos bancos e do volante, sendo que este também é revestido de couro. Ar-condicionado automático, painel digital e multimídia com Android Auto e Apple CarPlay são alguns dos itens herdados do pacote de equipamentos da versão mais cara com o motor 1.0 TSI, a Highline.

O conjunto mecânico do Polo GTS, formado pelo motor 1.4 turboflex de 150 cv de potência e 250 Nm de torque e o câmbio automático Tiptronic de seis marchas, permite ao Polo GTS acelerar de 0-100 km/h em bons 8,4 segundos, de acordo com os dados de fábrica.

O desempenho é satisfatório, mas uma transmissão manual seria mais condizente com um hatch que tem pretensões esportivas. “Um câmbio manual cairia como uma luva, pois o motor é bastante esperto, e ele deixaria o carro mais gostoso de guiar, principalmente na estrada”, comenta o engenheiro Guilherme Salles, de São Paulo (SP), dono de um Polo GTS 2020 há quase dois anos e que também elogia bastante o estilo e o bom nível de equipamentos do hatch. “Gosto bastante desses detalhes em vermelho que contornam os faróis e as rodas de 18 polegadas. Estou satisfeito com o carro em praticamente todos os aspectos, apesar de o valor do seguro pesar um pouco – no meu perfil, ficou em mais de R$ 4 mil por ano”, conclui Salles.

Outro ponto elogiado pelos proprietários do Polo GTS é seu consumo de combustível. “Apesar da proposta de esportividade, eu acho o Polo GTS um carro econômico. Faço, em média, 9 km/l na cidade e mais de 13 km/l na estrada. Abasteço sempre com gasolina, pois é o combustível que vale mais a pena na minha região”, conta o estudante Rodrigo Amaro, de Jaraguá do Sul (SC).

De acordo com o mecânico Paulo Vianna, o Polo GTS é um carro relativamente tranquilo de fazer a manutenção, uma vez que ele compartilha motor, câmbio, entre outros componentes, com vários modelos da Audi e da Volkswagen. “As peças desse carro são facilmente encontradas no mercado, pois ele utiliza o mesmo conjunto mecânico do Golf, do T-Cross Highline e do Tiguan. Esse motor não costuma dar trabalho quando o proprietário respeita os prazos de troca de óleo e líquido de arrefecimento. Acredito que a parte mais sensível é a injeção direta, que vai apresentar problemas se o carro for abastecido com combustível de má qualidade”, explica.

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