Perspectivas para o segundo mandato de Trump
O Fed, banco central americano, deve interromper o ciclo de corte de juros mais cedo com a expectativa de alta da inflação causada por medidas de Trump
Por Vitoria Saddi
Atualmente os investidores estão tentando lidar com duas grandes surpresas relativas a Donald Trump. A primeira é a magnitude da sua vitória. Apesar de muitos esperarem que ele iria ganhar, poucos anteciparam o caráter avassalador da vitória e o tom extremista das pessoas que irão ocupar postos-chaves no governo. A segunda surpresa é referente aos mercados. Não apenas eles atingiram níveis recordes, mas outros ativos de risco também bateram novas máximas, com o Bitcoin superando a marca de US$ 90 mil.
Desde outubro deste ano, o Bitcoin subiu cerca de 38%, enquanto o SP500 subiu 7%. O boom também prevaleceu no primeiro mandato de Trump (2017-21). Entre outubro e 15 de novembro de 2016, o SP500 subiu cerca de 10%, enquanto o Bitcoin aumentou 35%. Em 2017 (ano inicial do primeiro mandato Trump), o SP500 subiu 29%, enquanto o Bitcoin subiu 3.000%. O movimento do SP500 naquela época e hoje é mais ligado às empresas e à perspectiva macro subjacente à economia americana. Importa mencionar que, em 2017, o SP500 estava subindo por fatores macro de retomada do crescimento econômico com o final da política de quantitative easing, inflação baixa e sistema financeiro sólido e capitalizado. De modo análogo, neste ano, a alta do SP500 precede o efeito Trump e vem ocorrendo de modo sustentado desde setembro de 2023. Hoje, a história subjacente é ligada à Inteligência Artificial, às chamadas mag7 e a todo o fenômeno das empresas ligadas à tecnologia de ponta, lideradas pela NVDIA. O boom do Bitcoin está ligado ao fato que Trump prometeu liberar o uso da moeda nos Estados Unidos, ao fato que Elon Musk irá participar do governo e que a moeda criada por ele (DOGE) mais do que dobrou de valor. As criptomoedas passaram a ser vistas como ativos de hedge. Se antigamente tínhamos apenas o ouro e o dólar como ativos safe heaven, hoje em dia temos, além destes, as grandes criptomoedas. Em 2016, não tínhamos ETFs de cripto ou mesmo fundos de investimento de cripto.
A ideia é que o boom do mercado americano (e das criptos) continue ao longo do primeiro ano do governo Trump. Em 2025, o novo presidente prometeu deportar os imigrantes ilegais e aumentar as tarifas de importação. As duas medidas de modo isolado devem ter um impacto inflacionário imediato. Expliquei em detalhes num artigo anterior que o desemprego tem sido mantido em níveis muito baixos porque a força de trabalho está crescendo devido aos imigrantes ilegais. A saída desse grupo poderá levar a um aumento no desemprego ou pressionar o aumento do custo salarial. Por outro lado, a imposição de tarifas de importação deve levar a um rápido aumento dos preços dos produtos americanos, que competem com os importados e devem pressionar a inflação. Trump, como todo republicano, acredita na máxima que imposto é ruim e deve ser eliminado (ou reduzido ao mínimo). Ele prometeu baixar a alíquota de impostos das empresas e reduzir os impostos para todas as camadas sociais. Segundo o Committee for a Responsible Federal Budget, as medidas do novo presidente devem levar a um aumento do déficit de quase US$ 8 trilhões no período 2026-2035. Segundo esse comitê, a relação dívida/PIB, que está em 123%, poderá chegar a 161% caso as medidas sejam efetivamente implementadas. Nesse sentido, o mais provável é que o Fed interrompa mais cedo o ciclo de cortes de juros, já que haverá um claro impacto inflacionário dessas medidas. Muito embora Trump tenha prometido enfraquecer o dólar, o impacto dessa combinação deverá atuar no sentido de valorizar o dólar. A alta da divisa americana atua no sentido de desviar recursos de mercados emergentes como o Brasil para os Estados Unidos.
O mais importante é entender que ninguém pode operar o “Trump trade” apenas usando os modelos de asset valuation ensinados nos cursos de finanças. Investidores terão que lançar mão da psicologia, economia comportamental e história também, seja ela de 1980, do período Reagan, ou do protecionismo implementado durante a década de 30 do século passado. Ambos foram períodos ruins para a economia. No entanto, muitos investidores ganharam dinheiro. Isso vai ocorrer novamente.