Samsung aumenta o estoque de otimismo
Por Hugo Cilo
A Black Friday, a mais aguardada data para o varejo nacional, tem movimentado a operação brasileira da Samsung. Líder no mercado de TVs, a companhia sofreu em 2023 com a seca histórica na Amazônia – que prejudicou a logística de entrega a partir de sua fábrica em Manaus – e agora enfrenta desafios com dólar caro, guerras e estiagem no Panamá, impedindo chegada e saída de componentes. Por isso, a empresa se preparou como nunca, segundo Erico Traldi, executivo que comanda a divisão de displays da marca no País. “Investimos na nossa capacidade de planejamento e antecipamos o abastecimento de nossos estoques”, afirmou Traldi, à DINHEIRO. “Como a Black Friday responde por 34% das vendas do último trimestre e esperamos que as vendas do mercado de TVs seja 5% maior neste ano, nos reforçamos para suprir essa demanda”, disse. A grande aposta da Samsung para este ano é o aumento das vendas de TVs maiores e mais tecnológicas, principalmente aparelhos equipados com Inteligência Artificial. Lançada neste ano, a AI TV Neo QLED QNX1D é a maior aposta da marca para a data. O modelo transforma todo e qualquer conteúdo em até 4K, criando uma melhor experiência. Segundo Traldi, a empresa lidera com folga nesses segmentos, já que 30% da receita vêm de televisores com mais de 65 polegadas, contra 21% da média do mercado. Já as telas gigantes, acima de 75 polegadas, respondem por 10% das vendas da Samsung no segmento, quase o dobro dos 6% do mercado. “O consumidor brasileiro está mais maduro e criterioso na escolha de uma TV, o que nos favorece, já que somos líderes de vendas há 18 anos consecutivos. O brasileiro quer marca favorita, tela maior e mais tecnologia.”
A jogada multiplataforma da Nsports
A Nsports, de conteúdo esportivo multiplataforma, está surfando no aumento da audiência por esporte no País. De acordo com Ricardo Camargo, CEO da empresa, o foco é democratizar o acesso e atrair novos públicos com a ajuda de influenciadores. Isso aconteceu durante a Olimpíada de Paris, quando a companhia, com uma equipe de influenciadores como Fausto Carvalho, o “Jorginho do Beach Tennis”, alcançou níveis de engajamento significativos. O programa “Uma Noite em Paris”, comandado por ele, teve alcance de mais de 23,7 milhões de pessoas, com um engajamento de 1,65 milhão. “Isso reforça o sucesso da combinação entre mídia tradicional e digital”, afirmou Camargo. Para acompanhar o crescimento, o Grupo Tellescom, dona da Nsports, está construindo novos estúdios com tecnologia de ponta, com previsão de inauguração para dezembro deste ano, e investimentos de R$ 58 milhões.
Entre EUA e China, a Itália
Enquanto se discute se o Brasil deve se aproximar mais da China ou dos EUA em tempos de polarização global, o centro de negócios Circolo Italiano tenta reduzir a distância entre a Itália e os empresários brasileiros. No ano que marca 150 anos da imigração italiana no Brasil, a entidade criou o Manifesto Ponte para o Futuro, com propostas que serão enviadas ao Consulado Italiano de São Paulo, à Embaixada Italiana e ao Governo Italiano em seus diversos ministérios de fomento. O documento será debatido e aprofundado durante o 1º Fórum Pontes para o Futuro, que será realizado nos dias 23 e 24 de novembro. “O objetivo é fortalecer a italianidade e conectar a comunidade ítalo-brasileira. Construir juntos o Manifesto Pontes para o Futuro para fomentar, desenvolver ideias, projetos e ações miradas”, afirmou José de Lorenzo Messina, presidente do Circolo Italiano e um dos idealizadores do evento.
Gupy adere ao LinkedIn
A Gupy, líder em tecnologia para Recursos Humanos no Brasil, acaba de se integrar ao LinkedIn Recruiter, a plataforma de contratação com acesso à maior rede profissional do mundo. Hoje a Gupy desempenha um papel de destaque no mercado de trabalho, com mais de 100 mil pessoas contratadas mensalmente através de sua plataforma, ultrapassando um total de 3 milhões de contratações desde a fundação da empresa. Com a integração, os recrutadores terão uma visão unificada e abrangente de cada candidato, eliminando a necessidade de alternar entre diferentes sistemas. Segundo Guilherme Dias, CMO e cofundador da Gupy, isso vai tornar mais fácil a tarefa de encontrar os candidatos certos para as vagas abertas. “A integração está projetada para reduzir significativamente os prazos de recrutamento em cerca de 3,5 horas, ao mesmo tempo em que melhora a experiência geral dos candidatos.”
Trabalho insano
Baixa remuneração, pressão por resultados, desrespeito nas relações, intimidação por parte da chefia… São muitos os motivos que estão levando trabalhadores à loucura. Uma pesquisa da consultoria Vittude revela que quase metade dos brasileiros percebe o trabalho como fonte significativa de estresse e desgaste mental. Confira os resultados: