Estilo

Conheça hotéis brasileiros que promovem turismo sustentável com aval da ONU

Roteiros de Charme se torna signatária da Declaração de Glasgow, iniciativa das Nações Unidas para acelerar a participação do setor no combate à crise climática

Crédito: freepik

Hotel Camurim Grande, em Maragogi (AL), associado da Roteiros de Charme, entidade pioneira em programas de redução do uso de plástico e de energia renovável dos oceanos (Crédito: freepik )

Criada em consonância com a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, cúpula global que ficou conhecida como Rio-92, a Associação de Hotéis Roteiros de Charme elegeu desde início a sustentabilidade como uma de suas bandeiras estratégicas. Isso ficou patente em 1999, ano da adoção de seu Código de Ética e de Conduta Ambiental, desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP). Desde então, a Roteiros de Charme mantém um acordo com a ONU para promover e implementar uma agenda de desenvolvimento sustentável do turismo.

Na segunda-feira (18), esse compromisso ganhou um novo status. A associação se tornou oficialmente signatária da Declaração de Glasgow sobre Ação Climática no Turismo, conforme atesta um comunicado obtido em primeira-mão pela reportagem da DINHEIRO, que antecedeu uma série de reuniões de alto nível programadas para ocorrer no Dia Temático da ONU sobre Mudanças Climáticas da COP29, na quarta-feira (20), em Baku, no Azerbaijão. Pela primeira vez, o tema Ação Climática no Turismo foi incluído na Agenda de Ação da ONU da COP29. Trata-se de um marco importante para o setor – e é ainda mais relevante que o Brasil esteja representado por meio de uma associação de enorme credibilidade. “O turismo consciente é uma ferramenta poderosa para ajudar o Brasil a se destacar na agenda ESG e na contribuição para um turismo transformador e regenerador”, afirmou a diretora de Meio Ambiente da Roteiros de Charme, Monica Borobia.

Roberto Fuzetti e Monica Borobia em Paris, após reunião com o programa de turismo sustentável das Nações Unidas. Hotelaria de charme lidera campanhas de combate à poluição dos oceanos (Crédito:Divulgação)

Duas semanas antes de receber o comunicado de inclusão da entidade na Declaração de Glasgow, Borobia e o presidente da Roteiros de Charme, Roberto Fuzetti, estiveram em Paris para uma série de reuniões com representantes das Nações Unidas. “Nós apresentamos para o programa de turismo da ONU nossos progressos em 2024 e as metas para o próximo ano como agente multiplicador das boas práticas de sustentabilidade”, disse Borobia, que é formada em Biologia Marinha e pós-graduada em Gestão de Recursos Renováveis e Oceanografia no Canadá. “Temos um acordo cooperação com as Nações Unidas há mais de 20 anos que vem sendo renovado desde o seu início”.

MENOS PLÁSTICOS

Entre as ações práticas desse acordo estão campanhas para reduzir e, futuramente, eliminar o uso de plástico nos hotéis e pousadas associadas à Roteiros de Charme. Divulgadas no Brasil com a chancela da ONU, os materiais publicitários têm forte apelo emocional. “Memórias de viagem são eternas. Plástico também”, afirma um anúncio da campanha Mares Limpos, que teve apoio da Global Tourism Plastic Initiative. O texto segue com um chamado à ação: “A poluição plástica está sufocando o oceano e a tendência é que ela continue a aumentar, triplicando a quantidade de plástico nos mares nos próximos 20 anos. Para reverter essa maré, precisamos agir agora, mudando a maneira como utilizamos o plástico. Afinal, se ele fica mais de 400 anos no planeta, por que a gente descarta depois de um só uso?”.

Para que esse engajamento saia do plano das ideias e se torne realidade, os associados estão deixando de servir garrafas PET de água e substituindo as embalagens por papel ou alumínio. Em alguns casos, toda a água servida aos hóspedes provém de filtros especialmente fabricados para essa finalidade, o que exige um investimento significativo.

Em setembro de 2024, a Roteiros de Charme participou do evento One Planet Network Fórum, realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, que reuniu líderes globais para discutir estratégias sustentabilidade em linha com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12). A associação foi convidada para a mesa redonda “Turismo reimaginado: em direção a operações circulares, de baixo carbono, regenerativas e inclusivas”, que abordou temas como energia renovável e economia circular, além das adaptações e transformações necessárias ao setor de turismo em direção à sustentabilidade.

Segundo o presidente da Roteiros de Charme, Roberto Fuzetti, a busca por fontes de energia limpa e renovável é outro foco prioritário da entidade para reduzir a pegada de carbono dos hotéis e pousadas. “Muitos associados já instalaram placas solares para compensar as emissões e alguns até criaram fazendas de energia solar, tornando-se autossuficientes na geração de eletricidade”, afirmou. “A Roteiros de Charme busca inspirar hotéis, prestadores de serviços e viajantes a adotarem práticas mais responsáveis e sustentáveis em seus roteiros e destinos.”

Ao se tornar signatária da Declaração de Glasgow, a entidade faz sua parte para transformar o turismo e apoiar o compromisso global de reduzir as emissões pela metade até o final desta década. Segundo a coordenadora do One Planet Sustainable Tourism Programme, Svitlana Mikhalyeva, a organização pretende atingir o Net Zero até 2050, no máximo.