Coluna

CEOs retomam confiança na economia global

Crédito: Divulgação

Charles Krieck, presidente da KPMG no Brasil e América do Sul (Crédito: Divulgação)

Por Hugo Cilo

A confiança dos CEOs na economia global está em alta: 72% dos líderes empresariais acreditam em um cenário positivo nos próximos três anos, segundo a pesquisa CEO Outlook 2024 da KPMG. O número é semelhante ao de 2023 (73%) e 2022 (71%), indicando otimismo contínuo. Apesar disso, 72% reconhecem maior pressão para impulsionar o crescimento de longo prazo, refletindo um ambiente de negócios mais complexo. A inovação tecnológica é vista como fator disruptivo da última década, com destaque para a inteligência artificial (IA). A maioria dos CEOs (64%) afirmou que continuará investindo na tecnologia mesmo em condições econômicas adversas.

Entre as prioridades estão:
● o aumento da eficiência (16%),
● o preparo da força de trabalho (14%),
● e a promoção da inovação (13%).

No entanto, 63% estimam que o retorno sobre esses investimentos ocorrerá apenas nos próximos cinco anos. No campo da sustentabilidade, 24% dos CEOs destacam que não atender às expectativas de ESG (ambiental, social e governança) pode favorecer concorrentes. Embora 69% tenham mantido suas estratégias climáticas, muitos ajustaram a comunicação para atender às demandas de stakeholders. Entretanto, 66% admitem que ainda não estão prontos para enfrentar o escrutínio dos acionistas. A pesquisa também aponta a gestão de talentos como questão crítica: 80% dos executivos veem o investimento em habilidades como essencial para enfrentar desafios como a escassez de trabalhadores qualificados. Além disso, 92% planejam ampliar suas equipes nos próximos anos. Por fim, prioridades operacionais incluem digitalização e conectividade (18%), avanços na IA generativa (13%) e execução de estratégias de ESG (13%). Segundo Charles Krieck, presidente da KPMG no Brasil e América do Sul, “os líderes que investirem em tecnologia e talentos estarão mais preparados para transformar suas ambições em realidade”.

Mercado de R$ 1 trilhão

(Divulgação)

O mercado de veículos seminovos no Brasil tem mostrado crescimento significativo nos últimos anos. Com a digitalização das compras, as mais de 50 mil revendedoras do país buscam novas tecnologias para melhorar a gestão e atender a um público mais exigente. Pensando nisso, a ecosys Auto, uma autotech que oferece soluções integradas para a jornada de compra e venda de veículos, será lançada oficialmente no Congresso da Fenauto 2024, maior evento do setor automotivo de seminovos no Brasil, realizado na semana passada. Segundo o CEO da ecosys AUTO, Miguel Pantazis, a plataforma foi criada para simplificar processos e impulsionar a distribuição de produtos financeiros. “Não somos apenas um sistema de gestão. A ecosys AUTO foi construída por quem entende as dores do mercado e ajuda os revendedores a operar com mais eficiência, aumentar vendas e lucrar mais com produtos financeiros integrados”, afirma. A solução já conta com mais de 200 empresas atendidas e projeta alcançar 1 mil lojas credenciadas até 2025.

Fusão na tela

(Divulgação)

A The Led, líder brasileira em soluções com painéis de LED, acaba de concluir a fusão com a Invian, referência em sistemas tecnológicos para OOH, Retail Media e Digital Signage na América Latina. A operação deverá adicionar R$ 100 milhões ao valuation da nova empresa até 2026. A união combina a expertise da The Led em infraestrutura e hardware com as soluções tecnológicas avançadas da Invian. Juntas, as empresas criam um modelo que abrange gestão programática de campanhas, monitoramento automatizado e controle de inventário, oferecendo aos clientes uma solução completa. Richard Albanesi, CEO da The Led, afirma que a fusão é estratégica para consolidar a liderança em mídia digital na região.

Uma decisão de R$ 20 milhões

(Divulgação)

A Rede Decisão finaliza 2024 com um investimento de R$ 20 milhões da Rise Ventures, gestora de private equity voltada a negócios de impacto. O grupo, que opera 21 escolas em SP e MG, destaca-se pela proposta de Educação Básica acessível e de qualidade, atraindo investidores alinhados ao ESG. Fundada em 1984 por Regina Alves, a rede alcançou receita de R$ 146 milhões em 2024, com 11,4 mil alunos. O novo aporte impulsionará expansão e inovação, com meta de mais de 50 escolas até 2029.

Novo camarote na Sapucaí

(Divulgação)

O Carnaval, uma das festas mais populares e aguardadas do Brasil, é também uma janela de oportunidades para o mundo dos negócios. Em 2023 e 2024, a folia movimentou cerca de R$ 9 bilhões acima da média do faturamento do turismo brasileiro, segundo a CNC. No embalo dessa crescente profissionalização e potencial econômico, chega à Sapucaí o camarote Alma Rio, que promete uma experiência íntima e exclusiva para o Carnaval de 2025. Criado por um grupo de empresários do setor de entretenimento, como Álvaro Garnero, o espaço recebeu um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões. O camarote terá três andares, ocupando 2.500 m², e oferecerá shows de artistas nacionais e internacionais, como Marcelo D2, além de alta gastronomia, para apenas 1.400 convidados selecionados por um grupo de curadores. “O Carnaval do Rio está muito mais profissional, e vamos agregar com conforto e exclusividade”, disse Garnero.