Coca-Cola e iFood somam forças contra a fome
Por Allan Ravagnani
Neste Natal, Coca-Cola e iFood se uniram para arrecadar doações em benefício das ONGs Amigos do Bem e Ação da Cidadania. Por meio da plataforma iFood, os consumidores podem realizar doações que serão duplicadas pela Coca-Cola até o limite de R$ 1 milhão. A campanha ocorre em duas etapas. De 28 de novembro a 15 de dezembro, os valores arrecadados apoiarão a Amigos do Bem, organização que trabalha com comunidades do Nordeste, especialmente em regiões de vulnerabilidade em Pernambuco, Ceará e Alagoas. A logística será centralizada em Buíque, no Vale do Catimbau, para facilitar a distribuição dos recursos. Já entre 16 de dezembro e 1º de janeiro, as doações irão para a Ação da Cidadania, entidade responsável pelo projeto Natal Sem Fome, que há mais de 30 anos distribui alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade em todo o País. Segundo Katielle Haffner, diretora de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, “o apoio coletivo é uma oportunidade de transformar o Natal de milhares de famílias, levando alimentos e fortalecendo ONGs”. Além das contribuições financeiras, a Coca-Cola Brasil anunciou a doação de produtos como água e sucos para comunidades em dificuldade. Também destinou R$ 2 milhões a iniciativas de recuperação no Rio Grande do Sul, incluindo a distribuição de itens como kits de higiene, colchões e eletrodomésticos, após desastres recentes na região.
PARCEIRA
Grupo Águia lança plano de descarbonização até 2030
O Grupo Águia lançou o projeto +Águia, uma iniciativa com metas de descarbonização até 2030 e uma parceria com a Vvolunteers, alinhada aos ODS da ONU. Tem foco em inclusão social por meio de educação, empreendedorismo e esporte, apoiando ONGs como Instituto Amparando, Nóiz, Castanheiras e Cafuzinhos do Sertão, além de destinar parte dos recursos a Médicos Sem Fronteiras e Unicef. O projeto Águia Verde estabelece a descarbonização total das operações até 2030, com apoio de diagnósticos e parcerias, como a Nativa. Até 2024, já neutralizou mais de 1,3 milhão de toneladas de CO2.
GÊNERO
JiveMauá avança em equidade com mentoria feminina
A JiveMauá lançou a versão 2 do programa Elas por Elas, destinado a promover a liderança feminina através de mentorias. O projeto conecta funcionárias em posição de liderança com talentos em ascensão, focando em carreira e crescimento individual. “A ideia surgiu do nosso Grupo de Afinidade de Mulheres, que discutiu os obstáculos enfrentados no ambiente corporativo”, disse Juliana Pacheco, sócia-diretora de ESG da JiveMauá. O objetivo é ter 50% dos cargos de liderança com mulheres até 2030. Atualmente, 44% do quadro é composto por elas, sendo 31% em liderança. O programa terá duração de 8 a 10 meses e contará com 12 líderes que atuarão como mentoras de 12 colaboradoras selecionadas.
CONNECTING FOOD
Foodtech combate desperdício de alimentos no sudeste
A Connecting Food, primeira foodtech brasileira focada em redistribuir alimentos, viabilizou a doação de 1,9 mil toneladas na região sudeste entre janeiro e outubro. Essas doações complementaram mais de 3,6 milhões de refeições, sendo São Paulo o maior beneficiado, com 1,4 mil toneladas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 484 toneladas. Desde 2019, a empresa já redistribuiu 16 mil toneladas de alimentos em todo o País, beneficiando mais de 600 organizações sociais. “Transformamos excedentes em uma solução escalável que une combate à fome e redução de impactos ambientais, engajando grandes empresas do setor alimentício no enfrentamento desse desafio”, afirmou Alcione Pereira, fundadora e CEO da Connecting Food.
ENERGIA LIMPA
Seguro para energia solar do Bradesco cresce 62%
Em 2024, o seguro para Sistemas de Energia Solar da Bradesco Seguros teve uma alta de 62% nas contratações ante 2023. Acompanhando a tendência de expansão da energia solar no Brasil, o aumento de contratos emitidos no período foi de 39%. O seguro está disponível para equipamentos nos segmentos Agrícola, Industrial, Comercial e Construção Civil. O Agro foi o grande destaque, com aumento de 106%. “Essa fonte de energia é uma solução limpa, silenciosa, de fácil manutenção, e está com o custo cada vez mais acessível”, disse Raquel Cerqueira, superintendente da Bradesco Seguros.
CONTROLE
Startup combate o Aedes aegypti com tecnologia
O Mosqitter, uma tecnologia criada por engenheiros ucranianos para atrair e capturar mosquitos, chega ao Brasil para ajudar no controle de populações desses insetos e também do Aedes aegypti. O aparelho utiliza uma combinação de temperatura, gás carbônico e feromônios para simular características humanas e atrair os insetos. “O Mosqitter atrai os mosquitos com uma eficácia 40 vezes maior que a de um ser humano, eliminando as fêmeas e interrompendo o ciclo de reprodução”, afirmou Pedro Moreira, responsável pelo produto no Brasil. Com preço médio de R$ 13,9 mil, o aparelho cobre até 7 mil metros quadrados sem obstruções. Fabricado no Brasil, apenas o chip e o software são importados da Ucrânia.