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TCL Semp planeja ampliar produção brasileira

Com faturamento de R$ 5,2 bilhões no Brasil em 2023, companhia quer expandir no País ao ampliar sua presença industrial com uma terceira fábrica e com a venda de TVs grandes

Crédito: André Lessa

Daniel Sun (em pé) e Eason Cai: CTO e CEO da TCL Semp dizem que TV e ar-condicionado é o foco no mercado brasileiro (Crédito: André Lessa)

Por Letícia Franco

Há mais de quatro décadas no mercado global, a gigante chinesa TCL, que faturou US$ 40 bilhões em 2023, atua em 160 países, tem mais de 30 fábricas e emprega 130 mil funcionários ao redor do mundo. Apesar de sua longa trajetória e do tamanho de sua operação, a companhia está no Brasil há menos de uma década, mas já se consolidou como uma das maiores marcas de TV no País. O grupo chinês e a brasileira Semp fizeram uma joint venture em 2016, que permitiu à TCL Semp saltar do quinto para o segundo lugar na venda de televisores no Brasil, segundo informações da companhia, com base em dados do índice GfK.

Com receita bruta de mais de R$ 5,2 bilhões em 2023 e duas fábricas em Manaus (AM), a TCL Semp quer ampliar sua presença industrial no Brasil com mais investimentos e planeja ter uma nova fábrica nos próximos anos. A novidade foi anunciada com exclusividade à DINHEIRO pelo CTO da TCL Industries, Daniel Sun, durante sua passagem pelo Brasil, acompanhado de Eason Cai, CEO da TCL Semp e presidente da TCL Latin America Business Group. “Nosso objetivo é fortalecer a produção local e fomentar parcerias ganha-ganha com fornecedores e revendedores brasileiros”, disse Sun.

A produção local é um dos destaques para o crescimento da TCL Semp.
● A companhia realizou investimento de mais de R$ 150 milhões em sua fábrica de TV, que possui capacidade de produção de 3,5 milhões de unidades por ano.
● Já a fábrica de ar-condicionado, com capacidade de produzir 1 milhão de produtos anualmente, recebeu investimento de R$ 31 milhões.
● O resultado é o dobro do crescimento da TCL Semp tanto no segmento de TVs quanto em ar-condicionado em relação ao ano anterior.

“O mercado brasileiro é central para os planos de expansão da TCL na América Latina. Em 2023, as vendas de TVs de telas grandes [75 polegadas ou mais] cresceram, enquanto a receita total aumentou 26%”, afirmou Cai, CEO da TCL Semp.

O aumento nas vendas de TVs de telas grandes é também um dos pilares da expansão da TCL Semp, que quer se consolidar como referência em paineis ainda maiores. Em outubro deste ano, a TCL apresentou ao mercado brasileiro TCL Ultimate 4K QD-Mini LED TV X955 Max, uma TV de 115 polegadas para o segmento premium, sendo a maior da categoria QD-Mini LED.

INOVAÇÃO

Além do mercado nacional, o CTO da TCL Industries, Daniel Sun, destacou os investimentos globais em inovação e a estratégia da empresa de se consolidar como uma gigante B2B e B2C, unindo semicondutores, Inteligência Artificial e produtos de consumo. Atualmente, os negócios B2B correspondem a 60% do faturamento e os B2C, 40%. Nos últimos anos, a empresa intensificou investimentos em semicondutores para displays, com aportes globais de US$ 216 bilhões. “O painel representa cerca de 80% do custo de uma TV. Por isso, seguimos investindo em inovações para oferecer produtos com alta qualidade e competitividade”, explicou Sun.

O movimento mais recente nesse sentido é o processo de compra da fábrica de telas de cristal líquido (LCD) da LG Display em Guangzhou, China, por US$ 1,54 bilhão.

US$40bi foi o faturamento da empresa em 2023
R$5,3bi Foi a receita bruta da companhia no Brasil em 2023
R$150mi Foi o aporte na divisão de televisores só no Brasil

A TCL também tem priorizado a integração de Inteligência Artificial (IA) em seus produtos para criar um ecossistema doméstico conectado. Segundo Sun, as TVs da marca, em parceria com o Google, já utilizam modelos avançados como o Gemini, o que permite elevar a experiência do usuário com comandos de voz e conectividade com dispositivos como ar-condicionado e assistentes virtuais. “A IA está em tudo, até no controle inteligente de ar-condicionado, que pode ser acionado por Alexa, Google Assistente ou Siri”, detalhou o CTO.

Outro foco estratégico da empresa é a sustentabilidade. A TCL já produz painéis solares e pretende avançar no desenvolvimento de sistemas integrados de gestão de energia residencial. “Combinando IoT, IA e tecnologias em nuvem, queremos oferecer soluções que aumentem a eficiência energética e contribuam para uma sociedade mais verde e sustentável”, afirmou Sun.