Mapa de prioridades para 2025
Por César Souza
Precisamos ir muito além das tradicionais “simpatias” que praticamos na virada do ano, tais como dar sete pulinhos nas ondas do mar ou envolver uma moeda em papel de alumínio e colocar embaixo da toalha da mesa onde a ceia será servida. Precisamos também aposentar a listinha de “decisões de fim deano”… cujo destino tem sido os escaninhos da memória. Vale a pena uma reflexão mais profunda sobre uma espécie de “Mapa de Prioridades” para o ano que se inicia.
• Cuidar da saúde: Precisamos zelar pela nossa saúde física, mental, emocional e espiritual, o que deveria ser uma prioridade óbvia, mas, infelizmente, é sempre negligenciada e relegada a segundo plano até quando o inesperado e indesejado começa a fazer parte da agenda ocupada por outros tópicos. Sabemos que essa dimensão é um pré-requisito essencial para o sucesso em qualquer outro aspecto das nossas vidas.
• Cuidar da família e amigos: Precisamos investir no relacionamento saudável com a família e os amigos de forma contínua e intensa, pois sabemos que sem uma base sólida na nossa retaguarda é difícil vencer as árduas batalhas que enfrentamos no trabalho.
• Cuidar do autodesenvolvimento: Precisamos investir na nossa capacitação todos os dias, pois o prazo de validade do acervo de conhecimento que dispomos vence numa velocidade estonteante. Precisamos nos reinventar, apertar a tecla reset nas nossas competências. Precisamos não apenas nos atualizar e aperfeiçoar cada vez mais nos conhecimentos e habilidades atuais, mas também buscar nos capacitar nas novas competências que a mutante realidade demandará no futuro.
‘Cada um pode ter diferentes prioridades. O importante é ter resiliência e foco nelas, que devem sempre ser exequíveis”
• Cuidar da cidadania: Precisamos praticar os princípios do ESG não só nos projetos empresariais, mas também no condomínio, no clube, na igreja, na comunidade, no bairro ou na cidade onde vivemos. Precisamos adotar hábitos saudáveis para o meio ambiente; investir em projetos sociais, fazendo algo concreto que demonstre respeito e compaixão pelos menos afortunados; e nos posicionar pela democracia como forma de governança.
• Cuidar do negócio e da empresa na qual trabalhamos: Precisamos contribuir para garantir o amanhã da nossa empresa. O ano de 2025 será pleno de incertezas, ambiguidades e exigirá muita capacidade de superação, determinação e inovação na busca de soluções para os desafios e para as oportunidades que possam ser vislumbradas. Momento de lutar por maior produtividade, eficiência operacional e de custos, prevenção de riscos previsíveis, eficácia nas vendas, zelar pelo maior retorno no investimento e evitar endividamento desnecessário. Mais do que nunca será necessário sonhar com olhos abertos e pés no chão.
Claro que cada um de nós pode ter outras prioridades além dessas aqui relacionadas, como o resgate do equilíbrio financeiro pessoal, a situação patrimonial da família, a busca de novos horizontes profissionais ou a superação de uma adversidade específica das nossas vidas. O importante é termos determinação, resiliência, perseverança e foco nas nossas prioridades, que sempre devem ser colocadas em um cronograma desafiador, porém exequível.
Desnecessário enfatizar que a ordem de importância das prioridades aqui sugeridas é naturalmente decorrente das circunstâncias do momento de cada um. Dando notas de 1 a 5 em cada uma dessas prioridades, como você se situa em cada uma delas?
Feliz Ano Novo!
César Souza é fundador e presidente do Grupo Empreenda