Soluções de pagamento diversificadas fazem Edenred Brasil crescer na gigante francesa
Dona da Ticket avança no mercado de pagamento de frete rodoviário no Brasil e prevê receita global de 5 bilhões de euros em 2030
Por Beto Silva
Gilles Coccoli entrou na Ticket como estagiário no início da década de 1990. Depois de uma passagem como auditor pela empresa contábil Arthur Andersen & Co., retornou em 1997 à companhia comandada pela francesa Edenred, provedora global de serviços de pagamento. Em quase três décadas na corporação, atuou na França, Inglaterra e Turquia antes de assumir o comando da operação brasileira em setembro de 2013. Em dez anos como CEO da Edenred Brasil, evoluiu junto com a empresa. “É uma jornada. Sempre tomamos decisões de longo prazo. Foram vários ciclos de desenvolvimento, com forte diversificação do portfólio”, disse Coccoli, ao destacar a “cultura de inovação” como DNA da companhia, intensificada em sua gestão.
• Fez o País ser um dos mais representativos na receita global de 2 bilhões de euros registrada em 2022, 25% superior a 2021.
• De janeiro a setembro de 2023, o faturamento foi de 1,8 bilhão de euros, aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior. A meta é alcançar 5 bilhões de euros em 2030. Caminho asfaltado pelo Brasil.
Por aqui, a Edenred deixou de ser apenas uma empresa de ticket restaurante e alimentação para atuar em outras frentes.
São três linhas de negócios:
• Benefícios e Engajamento, com a marca Ticket;
• Mobilidade, com as marcas Edenred Ticket Log e Edenred Repom;
• e Soluções de Pagamentos e Novos Mercados, com Edenred Pay e Punto.
Com todas essas ações, a operação brasileira:
• saltou, em dez anos, de 1 mil para 2,4 mil colaboradores — são 12 mil globalmente,
• o número de clientes avançou de 57 mil para 130 mil,
• os estabelecimentos credenciados passaram de 320 mil para 700 mil,
• e os usuários, de 5 milhões para 8,3 milhões.
“O Brasil tem enorme capacidade de gerar soluções. Cerca de 90% dos novos negócios da companhia nasceram no Brasil. Temos um mercado fenomenal, com grande potencial”, afirmou Coccoli, que também é COO (Chief Operating Officer) de Soluções de Pagamento & Novos Mercados do grupo. “O País junta ambição com capacidade”, disse o executivo, ao destacar o projeto La Fabrique, um centro de inovação que investe e acelera startups e incentiva o desenvolvimento de programas de tecnologia.
Localizado no State, um hub tecnológico na Vila Leopoldina, em São Paulo, e inaugurado em 2020, lançará neste ano sua sexta edição do programa de aceleração.
As palavras do executivo apenas refletem as iniciativas da Edenred no território brasileiro.
• Em 2013 adquiriu a Repom, para atuar no mercado soluções para o transporte rodoviário de carga. Faz a gestão de abastecimento, pedágio, manutenção e administração de despesas. São 1 milhão de caminhoneiros cadastrados, 3 mil empresas clientes, 1,7 mil postos de combustível, com 8 milhões de operações anuais de frete e vale-pedágio.
• Em 2016 foi anunciada a aliança com a Embratec, detentora das marcas Ecofrotas e Ecobenefícios, que deu origem à Ticket Log.
• Três anos depois promoveu parceria exclusiva com o Itaú Unibanco, que passou a distribuir os benefícios da marca e acelerou a penetração da empresa em PMEs. O banco, inclusive, tornou-se acionista minoritário da Ticket Serviços, com 11% de participação.
• Em 2022 outros dois passos importantes foram dados, com a aquisição de 51% da Greenpass, startup emissora de soluções de pedágio eletrônico, e da Rede Sysdata, com sede em Belém (PA), também especializada em meios de pagamento. Já era fornecedora da Edenred e agora é integrada à Punto, a maquininha de pagamentos inteligente da companhia.
• Já no ano passado a empresa combinou os ativos da Edenred Repom com PagBem, terceiro maior player de pagamento de frete rodoviário no Brasil. A Edenred passa a ter 70% do negócio, que visa fortalecer a operação da companhia no setor que movimenta R$ 300 bilhões no País.
O segmento é subpenetrado, com potencial de crescimento diante de serviços terceirizados e despesas pagas por grandes transportadoras e embarcadoras para caminhoneiros independentes na entrega de cargas.
A ideia da Edenred é congregar soluções em seu ecossistema e disponibilizar aos caminhoneiros cartões pré-pagos ou pagamentos mobile para cobrir suas despesas, incluindo gastos com abastecimento, restaurantes e pedágios. “São iniciativas para gerar negócios em volume”, disse Coccoli, que prepara o caminho de crescimento da Endered para os próximos dez anos.