Especial

BB é a melhor instituição para investir em Renda Fixa, diz ranking da FGV

Banco do Brasil lança possibilidade de investir no Tesouro Direto via WhatsApp e prova que os bancos tradicionais e os investidores conservadores podem se encontrar na internet

Crédito: Divulgação

Tarciana Medeiros, presidente do BB, quer que o banco se conecte mais com o cliente (Crédito: Divulgação )

Por Paula Cristina

O perfil majoritário do brasileiro, quanto o assunto é investimento, se caracteriza em três pilares: gosta da segurança do retorno, prefere investimentos menores e tem propensão a fazer aplicações usando o celular. As informações, mapeadas pela Anbima, definem como se deu a vitória do Banco do Brasil na categoria Renda Fixa no ranking Melhor Banco e Plataforma para Investir (MBPI) da FGV.

Com mais de 75 milhões de clientes e ampla participação nas regiões Norte e Nordeste, o banco se tornou o queridinho dos investidores mais comedidos e que buscam opções mais seguras de investimento — ainda mais porque a Selic está em dois dígitos desde 2021. Para se manter conectado com esse cliente, o banco se tornou a primeira instituição financeira a liberar a aquisição de títulos públicos pelo WhatsApp.

“É só um exemplo de como temos atuado com soluções modernas”, disse Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil. Segundo ela, o BB quer se conectar cada vez mais com o cliente e afastar essa ideia de que bancos tradicionais são incapazes de inovar. Essas, inclusive, são as premissas do BB que justificaram o lucro recorde de R$ 35,56 bilhões em 2023, e o plano de atingir até R$ 40 bilhões neste ano.

A nova modalidade de investimento foi anunciada pelo banco dia 9 de fevereiro e nasce de uma parceria com o Tesouro Direto. Segundo Tarciana, estão disponíveis para a aplicação todos os títulos do Tesouro (Educa+, Renda +, Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro Inflação), “possibilitando uma jornada mais fluida e completa para os clientes interessados em investir nos títulos”.

Outro pilar da gestão que encabeça, diz Tarciana, é dar voz e qualificar o cliente como um potencial investidor, mostrando a ele suas opções de modo claro, sem distinção de classe social, gênero ou idade. “O aplicativo também poderá resolver dúvidas dos clientes do Tesouro Direto, respondendo perguntas como o que significa cada título, tributação, imposto de renda, pagamento de juros e muito mais. Outros serviços como resgate, agendamento, reinvestimentos e extrato também estão sendo desenvolvidos, e serão integrados ao aplicativo”, afirmou.

APOIO

Para Francisco Lassalvia, vice-presidente de Negócios de Atacado do BB, essa maior conscientização da população sobre suas opções de investimento que ultrapassem a tradicional poupança é uma das prioridades do BB. “O Tesouro Direto é um excelente instrumento para a democratização de investimentos no país, além de incentivar a inclusão financeira”, disse.

Segundo ele, a escolha pelo Tesouro Direto abre essa porta, mas outras serão abertas em breve. “Logo aplicações de outros produtos, como LCA, LCI, CDB e fundos de investimento também serão disponibilizados”, disse.

Segundo dados da Anbima, em 2023, existiam 148,3 milhões de contas com algum tipo de investimento, o que engloba desde poupança simples até grandes investidores com aplicações em mais de uma plataforma. Desse total, 62% têm apenas poupança, mas aceitam discutir modalidades diferentes de investimento — desde que com alguma segurança de não perder dinheiro. E, ao abrir o WhatsApp, o BB talvez tenha encontrado o caminho para iniciar essa conversa.