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BYD Dolphin Mini: quando menos é mais

BYD lança Dolphin Mini com ambição de que seja o primeiro carro elétrico de muitos brasileiros. A combinação de tecnologia, conectividade, design e autonomia convence. O preço, nem tanto

Crédito: Divulgação

BYD Dolphin Mini: elétrico-sensação (Crédito: Divulgação )

Por Celso Masson

O sucesso do BYD Dolphin, que desde o lançamento no Brasil, em 2023, acumula recordes de vendas entre os modelos elétricos (apenas nos dias 23 e 24 de março foram comercializadas 1.318 unidades), criou uma enorme expectativa para a chegada de seu irmão menor, o Dolphin Mini. Antes mesmo de ser revelado, na quarta-feira (28), o carro já ocupava o noticiário como capaz de mudar os paradigmas do mercado.

Havia a expectativa de que ele chegasse às concessionárias da marca chinesa como o elétrico mais barato do Brasil. Parte da expectativa foi cumprida. Como a reportagem da DINHEIRO pôde conferir ao rodar com o Dolphin Mini por cerca de 200 quilômetros entre os dias 23 e 26, entre trechos urbanos e de estrada, o carro é muito confortável, conectado, descolado, tecnológico e com um design que agrada à primeira vista.

O preço, porém ficou acima do esperado: R$ 115.800. Nos primeiros dias de lançamento, foi oferecido um desconto de R$ 10 mil, ainda assim insuficientes para baixar a barreira psicológica de R$ 100 mil. Para o presidente da BYD Brasil, Tyler Li, esse detalhe não deverá afetar o interesse do consumidor brasileiro. “O BYD Dolphin Mini já causou um grande alvoroço por suas soluções inovadoras, alta eficiência energética e excelente relação custo/benefício”, disse.

Na comparação com a concorrência, ele pode não ser o mais em conta, mas é o melhor. Em relação a carros maiores, oferece mais por menos.

A sensação de carro bem construído aparece ao puxar a alça que abre a porta. Ela é suave, sem estalos.

E a sofisticação se mantém no interior moderno e elegante, com espaço e conforto para motorista e passageiros, inclusive os que vão atrás.

 Os bancos dianteiros em forma de concha têm acabamento premium ecológico. O do motorista traz ajuste elétrico e o volante pode ser regulado em altura e profundidade.

O interior tem acabamento elegante e confortável, acima dos padrões do segmento. O design externo (foto acima) foi pensado para agradar jovens urbanos (Crédito:Divulgação )

No lugar do câmbio, um pequeno botão junto aos comanados do console central permite engatar as marchas. Há três modos de direção: normal, esportivo e econômico O porta-malas, de apenas 230 litros, cresce quando os bancos são rebatidos e chega a 930 litros.

Segundo a BYD, a eficiência energética supera todos os veículos elétricos à venda no País, com o equivalente a incríveis 70 km/litro em carro movido a gasolina. A autonomia, medida pelo Inmetro, é de 280 km e a bateria pode ser carregada em qualquer tomada comum de 127 ou 220V. Em menos de 30 minutos, a carga passa de 30% a 80%.