A liderança musical da Tim
Operadora italiana listada na bolsa brasileira assume liderança em 5G e expande repertório de ações musicais visando ser a maior operadora do Brasil.
Há diversos caminhos pelos quais as marcas podem percorrer para promover sua imagem. Os principais escolhidos pela TIM no Brasil foram o dos esportes e da música. E o segundo está sendo trabalhado com mais força recentemente, sendo a principal aposta da empresa para se tornar a maior operadora do Brasil. “Os festivais são um espaço para conversarmos com o consumidor e tangibilizarmos o que nossas novas tecnologias podem oferecer”, disse à DINHEIRO Alberto Griselli, CEO da TIM no Brasil.
A operadora voltou a olhar o repertório musical em 2021, quando anunciou a retomada do patrocínio do Rock in Rio — renovado também em 2022 — e, desde então, já realizou pelo menos outras nove ações relacionadas à música no País.
Entre elas, um dos principais projetos é o TIM Music, que tem edições no Rio de Janeiro e em São Paulo. Também já patrocinou os carnavais do Rio de Janeiro, de Recife e Salvador. A quarta acontece ao longo deste mês, em mais uma rodada do evento que carrega o nome da marca, no Rio de Janeiro.
“Fomos uma das primeiras empresas a relançar eventos pós-pandemia, isso nos ajudou a destacar os atributos da marca e nossos valores como empresa”, afirmou.
Com uma nova parceria com a Globoplay, os shows serão transmitidos ao vivo. Também serão exibidas chamadas de dois minutos com resumo das apresentações no intervalo da novela das 19h na TV Globo.
Para o CEO, os eventos são um método eficaz para a tangibilização da nova tecnologia 5G. A instituição aproveitou, por exemplo, o Rock in Rio do ano passado para dar um gostinho dos benefícios da nova frequência para os clientes antes do lançamento oficial. “Funcionou superbem”, disse. Prova disso é que a marca foi a terceira mais mencionada durante todo o festival.
Música como canal de ofertas
A música também é uma ferramenta de construção de ofertas na TIM. Ao contratar alguns planos da companhia, o cliente tem direito a escolher entre duas grandes plataformas de streaming de música, o Deezer e o Apple Music.
Além da contratação direta do serviço de música da Apple, a TIM é a única a ofertar a ferramenta em planos de telefonia móvel no Brasil, por meio de uma parceria com a big tech.
Na mesma linha de construção de ofertas, são oferecidos outros serviços como streamings de filmes e séries, sendo eles Amazon Prime Video Disney+, HBO e Netflix.
Esporte, o outro caminho de expansão
O segundo principal caminho da publicidade percorrido pela companhia é o esporte.
A dona atual dos naming rights (direitos de nome) da liga italiana de futebol, a Serie A TIM, é também a principal patrocinadora dos quatro maiores clubes cariocas — Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.
Também há contratos de patrocínio no futebol feminino, basquete masculino, nas seleções brasileiras de rúgbi e um pezinho no e-sports com a equipe Pain Gaming. “É um tipo de patrocínio onde também conseguimos mostrar efetivamente a experiência de uso dos nossos serviços”, disse.
Estratégia para liderar
Um marketing que funciona e que ajuda a crescer os indicadores de participação de mercado, que alcançou os 24% em 2022, 4,4 pontos a mais do que no ano anterior e uma receita líquida de R$ 21 bilhões, 19% maior que em 2021. Essa estratégia sustenta também a liderança disparada da operadora em 5G no País, com 5.165 antenas licenciadas, 30,8% a mais que a Claro, que fica em segundo lugar, e 40% a mais que a Vivo, segundo dados oficiais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Também tem a melhor velocidade de download com 5G, segundo estudo da OpenSignal. “Decidimos acelerar a instalação nas capitais e, no geral, estamos entregando mais do que as obrigações do leilão.”
Com um mix de portfólio, inovação e marketing agressivo, a TIM traçou sua estratégia para manter a liderança no País e ampliar a atuação com apoio da música e do esporte.
Tópicos
celular Tim assinate Oi cliente Oi contrato Tim procon celular tim Tim 5G Tim esportes Tim estratégia 2023 Tim expansão Tim instagram tim internet Tim liderança mercado telecom Tim música Tim oferta deezer spotify Tim online Tim pacote preços TIM ranking Vivo Claro tim reclamações tim recuperação tim SAC tim telefonia oi