Investidor

BB testa pagamento com moeda digital, a Drex

Crédito: Divulgação

Banco do Brasil: fase de testes (Crédito: Divulgação )

Por Fagundes Schandert

O Banco do Brasil (BB) e a Giesecke+Devrient Currency Technology (G+D) firmaram acordo de cooperação técnica que prevê a experimentação de uma solução de pagamentos off-line, dentro do piloto Drex, o real digital do Banco Central do Brasil (BC). Um dos principais objetivos é permitir que brasileiros realizem pagamentos usando a Central Bank Digital Currency (CBDC) brasileira, sem a necessidade de acesso à internet, fornecendo uma solução de pagamento complementar ao dinheiro e a outros meios de pagamento.

O acordo entre as empresas vinha em processo de negociação há alguns meses. A solução já foi testada em países como Gana e Tailândia, e também foi apresentada ao programa do BC.

A partir do contato entre os dispositivos, o valor é debitado do pagador e creditado no recebedor. As transferências dos dados criptografados entre as contas são garantidas pelo protocolo de segurança criado pela G+D.

A vice-presidente de negócios digitais e tecnologia no BB, Marisa Reghini, afirma que o pagamento off-line pode levar facilidade às pessoas com dificuldade de acesso à infraestrutura tecnológica. “Brasileiros podem ser beneficiados com a solução no seu dia a dia, realizando transações seguras em comércios locais, por exemplo, sem necessidade de conta bancária ou de internet”, afirmou.