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Empresa líder em aromas para indústria alimentícia cria a própria IA

A catarinense Duas Rodas, com receita de R$ 1,6 bilhão, desenvolve sua própria Inteligência Artificial para ganhar eficiência e reduzir custos na operação

Crédito: Claudio Gatti

Leonardo Fausto Zipf, presidente da Duas Rodas, investe em inovação, que garante 23% do faturamento da companhia (Crédito: Claudio Gatti)

Por Hugo Cilo

Desde 2017, a empresa catarinense Duas Rodas (não se engane pelo nome, não é empresa de moto ou bicicleta), líder no mercado de aromas, extratos e ingredientes para indústria alimentícia, dividiu as atenções entre as linhas de produção e o departamento de TI. Isso porque a companhia desenvolveu sua própria Inteligência Artificial, batizada de Drica (Duas Rodas Inteligência Cognitiva), e colocou para rodar um complexo conjunto de algoritmos para reduzir custos e melhorar a eficiência operacional. Deu certo, segundo o presidente, Leonardo Fausto Zipf. “Investimos fortemente em inovação e, com isso, conseguimos expandir nossa atuação de acordo com as necessidades dos nossos clientes”, disse o empresário. “Hoje, 23% do nosso faturamento vem dos produtos de inovação”, afirmou.

• Com a Drica, a Duas Rodas já conseguiu diminuir em mais de 10% seus estoques.
• Como a empresa armazena 2,5 mil toneladas de produtos, em média, o equivalente a R$ 350 milhões, a IA já garante redução de R$ 35 milhões a R$ 40 milhões por mês.
• Da porta para fora, a empresa aumentou em 38% as vendas em 2023, na comparação com 2022.
• O carro-chefe é essência para sorvete, que responde por 50% do faturamento de R$ 1,6 bilhão — alta de 15% sobre 2022.
• A outra metade é dividida entre setor de alimentos, bebidas e frigoríficos.

Monitoramento em tempo real e sequenciamento inteligente da produção têm evitado desperdícios e controlado de maneira mais precisa o estoque (Crédito:Divulgação )
(Divulgação)

Cabeça do projeto de IA, o executivo Lucimar Coelho, diretor de operações industriais, revela que grande parte das metas definidas para 2027 já foram alcançadas. “Com a Inteligência Artificial, já sabemos com antecipação qual será o volume de vendas em períodos de chuva, quais os sabores de maior demanda e onde haverá queda no consumo”, afirmou Coelho. “Ou seja, a Drica não veio para tirar empregos, mas para melhorar a eficiência e dignificar o trabalho.”

O plano de investimentos em inovação e tecnologia, com orçamento de R$ 22 milhões neste ano (5% da receita), permitiu à empresa aumentar a capacidade disponível em algumas linhas, como a de spray dryer (que transforma ingredientes líquidos ou pastosos em pó), em até 30%.

A expectativa, segundo Coelho, é de que dentro de um ano a Drica aponte exatamente o que deve ser produzdo e oriente todo processo, desde a compra da matéria-prima até a expedição.

Além da Drica, o uso de IA está presente em todas as etapas e áreas da companhia. Começa na identificação de tendências, criação de sabores e novos ingredientes, passa pela compra de insumos, pelos controles dos processos produtivos e expedição dos pedidos, até a entrega aos clientes.

TEMPO REAL

Na área operacional, a principal ferramenta é a Torre de Controle. Criada a partir de uma base pela equipe de engenharia e TI da Duas Rodas, a plataforma utiliza IA para melhorar o processo de manufatura, com abrangência desde a área de supply chain até a saída do produto na fábrica e, depois, chegada ao cliente.

Projetos simultâneos e conectados na cadeia produtiva permitem o monitoramento das operações em tempo real, o sequenciamento inteligente da produção e a digitalização de todo o processo. O monitoramento da produção em tempo real é feito por meio do “sinótipo” — ferramenta inédita no mercado —, criada pela Duas Rodas, que tem reduzido interrupções e atrasos na produção.

Já o sequenciamento inteligente da produção tem evitado desperdícios. Além de um controle mais preciso do estoque, que define o que e quando comprar, a ferramenta consegue orientar a área operacional sobre qual produto fabricar sem necessidade de grandes interrupções para limpezas do maquinário, no caso de ingredientes listados como alergênicos ou produtos kosher (para judeus) ou halal (produzidos segundo os preceitos mulçumanos).

Para 2027, o objetivo é que líderes de áreas sejam os administradores da plataforma. Assim, eles terão uma visão exata de qual etapa da manufatura está o produto e poderão, inclusive, interferir na produção. Com isso, a empresa quer atingir a excelência operacional na entrega.

Um dos indicadores que mede a satisfação do cliente nesse ponto é o On-Time In-Full, ou Otif — mostra se a entrega ocorreu dentro do prazo e em perfeitas condições, conforme a expectativa do cliente. Hoje, o Otif da Duas Rodas é de 85%. O objetivo é chegar a 95% em um ano. Tudo para manter a roda girando.