Estação móvel de chope leva água potável a Porto Alegre

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A Beer Station, da Heineken: projeto com a Defesa Civil para levar água aos desabrigados das enchentes do Sul (Crédito: Divulgação )

Por Sérgio Vieira

Para ampliar o suporte às pessoas que que foram afetadas pelas tragédias climáticas no Rio Grande do Sul, a gigante de bebidas Heineken disponibilizou sua estação móvel de chope da marca, a Beer Station, para distribuição de água potável à população de Porto Alegre. A ação teve início no último dia 8 de maio, em parceria com a Defesa Civil. O reabastecimento contínuo da unidade está sendo realizado na cervejaria de Igrejinha (RS). A companhia também está transferindo parte de seu volume da água Schin produzido na unidade de Alagoinhas (BA) para ajudar as vítimas do Sul. No total, mais de 300 mil litros de água já foram direcionados, em uma mobilização que não há prazo para ser encerrada. Além disso, a empresa está direcionando, por meio do Instituto Heineken, recursos financeiros à organização Visão Mundial, que vai conduzir a doação de itens emergenciais para as famílias afetadas pelas fortes chuvas. “Estamos unindo esforços de todos os lados para levar mais esperança à população do Rio Grande do Sul e para cuidar da segurança de nosso time. Sabemos que o caminho será longo, mas acreditamos na força da verdadeira união que já mobiliza o País nesse momento”, disse Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade do Grupo Heineken. Além de cestas básicas, kits de higiene, antecipações de salário, férias e 13º, a empresa também garantiu aos funcionários do estado adicionou auxílio-farmácia de R$ 300 e canais de acolhimento com apoio psicológico.

COMUNICAÇÃO INCLUSIVA
Um guia que ajuda a respeitar o ser humano

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Liderada por Liliane Rocha, a consultoria de diversidade e sustentabilidade Gestão Kairós lançou um guia de comunicação inclusiva, reunindo soluções, dicas, métodos e processos da forma de se expressar na prática cotidiana. O documento explica, por exemplo, que não dá para centralizar o diálogo sempre no gênero masculino. Em vez de usar ‘pesquisa para diretores da empresa’, o ideal seria ‘pesquisa para a diretoria da empresa’. Ou trocar ‘reunião de pais’ por ‘reunião com responsáveis’. Também indica o que não dizer para mulheres, pessoas negras, amarelas, LGBTQPIAN+, pardas, e pessoas com deficiência. Na prática, o guia recomenda o respeito ao ser humano. “A comunicação inclusiva passa pela temática empresarial, mas não apenas para esse público. Esse tema diz respeito a todos nós”, disse Liliane à DINHEIRO. “Hoje há uma sociabilização pautada em discriminação e preconceito e muita gente perde essa capacidade de interação genuína.” Para a fundadora da gestão Kairós, a linguagem inclusiva muda a produtividade no ambiente de trabalho. “Ela aumenta o engajamento, o senso de pertencimento de equipe e posiciona a empresa dentro dos parâmetros ESG”, afirmou.

PROJETO CULTURAL GRATUITO
O Incentivo à leitura por meio do rio

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A importância afetiva e ambiental dos rios é o tema do projeto O rio que nasce da minha cabeça, que promove a leitura de obras e expressões artísticas em praças, escolas e bibliotecas, e que terá uma próxima etapa em Salesópolis (SP), de 7 a 9 de junho. O objetivo é ativar o hábito da leitura em crianças e público em geral por meio de experiências culturais que reúnem literatura, teatro, músicas e outras formas de manifestação. “O tema condutor é o rio, recurso fundamental à existência e que também faz parte da memória afetiva das pessoas”, disse Juli Codognotto, idealizadora do projeto. “Queremos instigar o desejo e o prazer da leitura em infâncias de todas as idades e despertar o fio da memória e costurá-lo com aquele fio que guia nossa imaginação.”

IMPACTO NA COMUNIDADE
O apoio social da gigante produtora de PVC

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Líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América Latina, a Unipar e o instituto que leva o mesmo nome realizaram aportes de R$ 17 milhões no ano passado em ações sociais, somando recursos próprios e incentivados. As 48 iniciativas realizadas em 2023 impactaram 2,8 milhões de pessoas, mais do que o dobro do registrado no ano anterior (1,2 milhão). Dessa forma, a companhia ultrapassa o volume de 4 milhões de pessoas beneficiadas em dois anos. “Entendemos que perenidade da companhia está vinculada à atuação responsável nas dimensões econômica, ambiental e social”, disse Suzana Santos, head de comunicação e sustentabilidade da Unipar. “Atuamos para promover o desenvolvimento humano e o saneamento, apoiando ações de educação, esporte, cultura, sociais e ambientais, sempre priorizando as comunidades no entorno de nossas operações.” Em 2024, a empresa tem um cronograma de 43 projetos selecionados até aqui, para levar cultura, desenvolvimento e qualidade de vida à sociedade.

INDÚSTRIA
Tecnologia vira aliada para melhorar a reciclagem

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Um dos principais desafios da indústria de reciclagem hoje no Brasil, especialmente a de embalagem de alimentos, é justamente conseguir separar os materiais que são aptos para serem reutilizados. E é nesse trabalho desafiador que a empresa brasileira IQX vem atuando. Com o objetivo de possibilitar a reciclagem desses materiais, a empresa criou os aditivos químicos IQX FLEX e UNI, que compatibilizam os diferentes polímeros presentes nas embalagens multimateriais. Esses aditivos geram resinas recicladas que permitem seu retorno ao mesmo processo produtivo. A cada 30 quilos do aditivo IQX FLEX é possível recuperar 1 mil quilos de resíduos de embalagens plásticas. “Para promover a reciclagem mecânica é preciso seguir as etapas de separação adequada dos tipos de plásticos, a limpeza eficiente, que realmente retire todos os resíduos e contaminantes”, afirmou a química Carla Fonseca, fundadora da IQX. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade de reciclado utilizando tecnologias”, disse a química Silmara Neves, também sócia-fundadora da empresa.