Estilo

Conheça as apostas elétricas da Porsche

Montadora alemã acelera o lançamento de modelos 100% elétricos ou híbridos plug-in para defender sua posição no segmento de luxo

Crédito: Divulgação

O novo Cayenne E-Hybrid: luxo e a sofisticação característicos da Porsche (Crédito: Divulgação )

Por Hugo Cilo

Cayenne, 911 Carrera, Taycan… Alguns dos mais icônicos modelos da alemã Porsche logo serão protagonistas da marca no segmento de elétricos. Em 19 de junho, a marca vai lançar oficialmente no Brasil o novo Cayenne E-Hybrid, que se somará a demais modelos eletrificados da empresa no País.

A supermáquina é equipada com motor V6 turbo de 3,0 litros que, combinado com o motor elétrico, produz uma potência total de 462 cv.
Ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos, com uma velocidade máxima de 295 km/h.
Este modelo oferece a flexibilidade de dirigir em modo totalmente elétrico, ideal para trajetos curtos e urbanos, ou em modo híbrido para viagens mais longas.

No modo totalmente elétrico, o Cayenne E-Hybrid tem uma autonomia de cerca de 90 km, suficiente para a maioria dos deslocamentos diários. O sistema de recarga é compatível com carregadores domésticos e públicos, permitindo que a bateria seja recarregada em poucas horas.

O Cayenne E-Hybrid mantém o luxo e a sofisticação característicos da Porsche. O interior é espaçoso e confortável, com assentos de couro de alta qualidade, sistema de som premium e uma vasta gama de tecnologias de assistência ao motorista. O sistema de infotainment é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, garantindo uma experiência conectada e personalizada.

(Divulgação)

Porsche 911

A Porsche também atualizou o icônico esportivo 911. O novo 911 Carrera GTS é o primeiro 911 destinado às ruas equipado com um sistema híbrido de desempenho superleve. O sistema de motorização inovador recém-desenvolvido, com 3,6 litros de cilindrada, proporciona um desempenho de condução significativamente aprimorado. O 911 Carrera GTS Coupé acelera de zero a 100 km/h em 3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 312 km/h. Ele é alimentado por um motor boxer biturbo de 3,0 litros ligeiramente modificado, que é mais potente que seu antecessor. O novo 911 também apresenta um design reformulado, melhor aerodinâmica, interior renovado, equipamento padrão aprimorado e conectividade expandida.

Com o relançamento de seu modelo icônico, a Porsche modernizou quatro de suas seis linhas de modelos em apenas alguns meses:
Panamera,
Taycan,
Macan,
e 911.

“Nosso portfólio de produtos é mais jovem do que nunca e altamente atraente”, disse o CEO Oliver Blume. “Oferece aos nossos clientes ainda mais opções de personalização e experiências exclusivas.”

O principal exemplo da incursão da Porsche no mercado de veículos 100% elétricos é o Taycan. O modelo representa uma nova era para a marca, combinando tecnologia de ponta com a tradicional experiência de condução Porsche. Este modelo foi concebido para oferecer desempenho excepcional, com várias versões, incluindo o Taycan 4S, Taycan Turbo e Taycan Turbo S.

VELOCIDADE

O Taycan Turbo S, a versão topo de linha, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, rivalizando com alguns dos supercarros mais rápidos do mundo. Equipado com um sistema de tração integral e dois motores elétricos, um em cada eixo, ele oferece uma potência combinada de até 750 cv (com a função overboost ativada). Uma das características mais impressionantes do Taycan é seu sistema de 800 volts, que permite carregamentos ultrarrápidos. Em estações de carregamento compatíveis, é possível carregar a bateria de 5% a 80% em cerca de 22,5 minutos. Dependendo da versão e do estilo de condução, a autonomia varia entre 381 e 450 km (ciclo WLTP). O preço parte de R$ 699 mil.

O design do Taycan mantém a estética característica da Porsche, com linhas fluidas e aerodinâmicas, além de uma posição de condução baixa. O interior é moderno e luxuoso, incorporando materiais sustentáveis e tecnologias avançadas, como um cockpit digital e um sistema de infotainment altamente intuitivo.

O Cayenne E-Hybrid será apresentado no dia 19 e chega para reforçar as opções eletrificadas da marca no mercado brasileiro (Crédito:Divulgação )

Além do Cayenne, do 911 e do Taycan, a Porsche também oferece versões híbridas plug-in do Panamera. Estas versões combinam a elegância e o desempenho do sedan de luxo com os benefícios da eletrificação. O Panamera 4 E-Hybrid, por exemplo, possui uma potência combinada de 462 cv e uma autonomia elétrica de até 50 km, proporcionando uma condução dinâmica e eficiente.

A estratégia de eletrificação da Porsche não se limita ao desenvolvimento de novos modelos. A empresa está investindo significativamente na infraestrutura de carregamento e na sustentabilidade de sua cadeia de produção. A Porsche participa ativamente de iniciativas como a rede de carregamento Ionity, que está construindo estações de carregamento ultrarrápido em toda a Europa. Além disso, a fábrica de Zuffenhausen, onde o Taycan é produzido, utiliza energia 100% renovável, refletindo o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

O modelo Taycan (à esq.), 100% elétrico, e o 911 Carrera, com motor híbrido, são os mais esportivos da montadora alemã disponíveis no País