Finanças

Allianz Partners Brasil cresce 30% ao ano e vira peça-chave para grupo alemão

Operação brasileira deve registrar receita de R$ 1 bilhão em 2024, com avanço na assistência a veículos

Crédito: Divulgação

"Entre os bons resultados de 2023, destaco a assistência 24 horas a veículos e residências, que cresceu 35% cada em um ano", diz Jaime Liniers, CEO da Allianz Partners Brasil (Crédito: Divulgação )

Por Beto Silva

Antes de aprofundar nos negócios do Grupo Allianz no Brasil e no mundo, é preciso pontuar o tamanho da companhia de origem alemã.
Em 2023, o faturamento global foi de 161,7 bilhões de euros.
Equivale a 12% do PIB (Produto Interno Bruto) da Espanha, por exemplo.
São 155 mil funcionários espalhados pelo planeta.
A empresa, criada em 1890 (são 134 anos de atividades), oferece serviços de seguros, assistência 24 horas e gestão de ativos para 85 milhões de clientes em mais de 70 países.

Feita a devida apresentação, vamos abordar uma das linhas de atuação mais promissoras, que tem colaborado para os resultados da corporação e que no País tem crescido em ritmo forte: a Allianz Partners.
No ano passado, as vendas globais foram recorde, na casa de 9,3 bilhões de euros, 13% a mais do que em 2022.
O lucro operacional bateu 301,2 milhões de euros, 5,8% superior ao ano anterior.
Resultado de 72,9 milhões de casos de assistência tratados em 2023, o equivalente a 200 mil por dia.

Um desempenho que empolgou o CEO Tomas Kunzmann. “Foi outro ano recorde para a Allianz Partners em termos de receitas e lucros totais, após os resultados recordes de 2022”, apontou o executivo em relatório, ao projetar 2024 também com performance positiva. “Continuamos a inovar e a investir significativamente na transformação digital.” As perspectivas são otimistas para a companhia atingir a meta de dobrar a receitas até 2030 e se aproximar dos 20 bilhões de euros.

Empresa alia o crescimento dos serviços automotivos à demanda crescente do mercado brasileiro (Crédito:Divulgação )

O Brasil tem colaborado com esse plano, ao crescer em média 30% ao ano. Em 2023, a receita no mercado nacional alcançou R$ 890 milhões, 29% a mais do que no período anterior.

Segundo o CEO da Allianz Partners Brasil, Jaime Liniers, houve crescimento em todas as vertentes. “Entre os ótimos resultados de 2023, podemos destacar as linhas de negócio de Assistência 24h a veículos e Residencial, que obtiveram crescimento de 35% cada em relação ao ano anterior”, disse o executivo espanhol, um crítico bem-humorado do trânsito de Madrid, para quem os paulistas são mais educados nas ruas com seus carros. Uma polêmica que é melhor não avançarmos aqui. Vamos focar no negócio da Allianz Partners, que inclui assistência para veículo e é o que mais interessa para Liniers.

É uma das cinco linhas comerciais: além da Automotive, tem a Assistance, Travel, Care e Mondial Assistance. No negócio B2B2C de assistência a carros, a empresa tem como cliente as seguradoras. São elas que contratam a Allianz Partners para fazer o socorro aos automóveis com problemas.

O CEO, aliás, trata o trabalho de uma forma mais humanizada. Para ele, apesar de os carros estarem quebrados nas ocorrências atendidas, são seus donos que estão com problemas. “A cada carro parado, tem uma pessoa pedindo socorro”, afirmou o espanhol. A companhia realizou, de janeiro a abril, 150 mil assistências a veículos… ops, a pessoas.

Allianz se une à chinesa BYD para serviços de assistência 24h (Crédito:Xu Xiaofeng)

E agora tem dedicado esforços para dar o suporte aos segurados de seus clientes no Rio Grande do Sul. São 200 mil veículos danificados pelas enchentes, segundo levantamento da consultoria Bright Consulting.

A Allianz Partners afirma que reforçou o atendimento na região deslocando viaturas de outros estados para o atendimento local, além da presença in loco de gestor para apoiar as empresas de reboque parceiras.

São dois pátios disponibilizados no estado para a vistoria e entrega de veículos sinistrados, além do auxílio na remoção de veículos sem seguro para a liberação de vias. Também está sendo realizada operação especial para o aeroporto de Porto Alegre e cooperação com ações sociais na capital gaúcha, em Gravataí e Canoas e Porto Alegre.

MONTADORAS

Em outra linha que também envolve assistência 24 horas, a Allianz tem como clientes montadoras como Toyota e Lexus, a marca de luxo da montadora japonesa. No ano passado, fechou contrato com a chinesa BYD, que investe R$ 5,5 bilhões no Brasil. Uma oportunidade para a empresa alemã crescer junto, já que a planta da automotiva que está sendo construída em Camaçari (BA) terá capacidade instalada de 150 mil veículos por ano na primeira fase de implantação, podendo chegar a 300 mil veículos numa segunda etapa.

890 milhões
de reais foi a receita da Allianz no brasil em 2023

29%
foi o aumento da receita da operação brasileira no ano passado

161,7 bilhões
de euros foi o faturamento global da Allianz em 2023

O acordo da BYD com a Allianz prevê serviços de assistência 24h como solicitações de reboque, meios de transporte alternativo, recuperação de veículo, hospedagem, chaveiro, troca de pneus, pane seca e carro reserva. Os serviços são oferecidos pela montadora de forma gratuita para seus clientes, que são atendidos pela estrutura da companhia liderada por Jaime Liniers, com seus 1,6 mil colaboradores, uma célula médica com equipe trilíngue e 10,7 mil prestadores de serviços.

“A logística para o atendimento é um desafio para nós, ao mesmo tempo que é uma oportunidade”, disse o executivo espanhol. Henrique Antunes, diretor de Vendas e Marketing da BYD no Brasil, explicou a escolha da empresa alemã. “Ter credibilidade, líder em seu segmento e grande experiência de mercado foi fundamental em nossa parceria. A Allianz Partners se tornou verdadeira referência em sua área de atuação”, disse.

ANÁLISE

Para Thiago Junqueira, professor de Direito dos Seguros e Resseguros da FGV e sócio do CGV Advogados, o desafio das empresas do setor é aumentar a cultura de contratação de seguros e, mais do que isso, fazer com que a contratação seja adequada para cada segurado em específico. “A mudança de hábitos dos consumidores também representa um ponto de atenção para as seguradoras, que hoje precisam atuar de forma mais célere e tecnológica do que no passado”, disse.

O especialista apontou ainda que é preciso uma abordagem multifacetada, envolvendo:
a educação do consumidor,
a capacitação dos intermediários,
a inovação tecnológica,
e a adaptação regulatória.

“As seguradoras que conseguirem se antecipar às mudanças e oferecer soluções personalizadas e sustentáveis estarão mais bem posicionadas para crescer e prosperar no mercado brasileiro”, afirmou Junqueira, ao apontar que a Allianz tem se destacado ao lado de outras seguradoras, mantendo uma posição relevante no mercado.

Gerson Brilhante, analista da Levante Investimentos, lembrou que a companhia alemã se desenvolveu no mercado brasileiro por meio de aquisições estratégicas, como a compra do ramo de seguros de automóveis e de elementares da SulAmérica, em 2020, por R$ 3,18 bilhões. “A empresa oferece uma ampla gama de seguros, incluindo automóveis, residenciais, saúde e empresariais, além de investir fortemente em transformação digital para melhorar a experiência do cliente e a eficiência operacional”, enumerou. “Esse modelo de negócio indica que a Allianz está no caminho certo para consolidar sua presença e crescer no mercado brasileiro”, avaliou Brilhante. Um território seguro para a Allianz Partners.