Tecnologia

Parceria da Intel com Grupo Stefanini para impulsionar IA começa pelo Brasil

Grupo Stefanini, multinacional com DNA brasileiro, e a gigante global Intel se unem para liderar a transformação digital por meio da Inteligência Artificial em hardware como serviço

Crédito: freepik

Stefanini e Intel: cada empresa utilizará sua expertise, auxiliando usuários desde a concepção até a implementação das ferramentas criadas (Crédito: freepik)

Por Aline Almeida

Era da Informação. Ou Era Digital. Termos utilizados para designar os rápidos e disruptivos avanços tecnológicos, pedra fundamental para os recorrentes lançamentos e novidades de produtos e serviços. Empresas trabalham incessantemente para se tornarem referências em inovação e soluções digitais e não ficar atrás da concorrência. Pensando nisso, o Grupo Stefanini, uma das principais empresas de tecnologia do Brasil e que está espalhada pelo mundo, e a Intel, uma das gigantes dos Estados Unidos com atuação global, firmaram uma parceria para impulsionar a inovação.

A parceria visa fornecer soluções modernas e avançadas para os clientes por meio de Inteligência Artificial (IA). Cada empresa utilizará sua expertise para ampliar as capacidades de transformação digital, auxiliando os usuários desde a concepção até a implementação das ferramentas criadas.

A Stefanini, com mais de 12 anos de experiência em IA, destaca-se nesse cenário. “Somos uma empresa com muitas soluções em diferentes frentes e entendemos que agregamos valor para a sociedade, tornando a vida das pessoas melhor. É uma boa combinação: a Intel oferece infraestrutura e nós oferecemos as soluções. Além disso, com a IA, agora ganhamos um peso maior”, afirmou Marco Stefanini, CEO do Grupo.

CEO e fundador do grupo que leva seu sobrenome, Marco Stefanini adota estratégia de aplicar IA em todas as soluções possíveis (Crédito:Divulgação )

Segundo Stefanini, a parceria terá início no Brasil devido à abertura do País ao processo digital, seu volume e economia diversificada, características que formam um ecossistema perfeito para testar as soluções em processos digitais antes de expandi-las globalmente. “O grande motor da tecnologia atualmente é a Inteligência Artificial e, nessa linha, a Stefanini é uma empresa líder e pioneira, podendo inseri-la em praticamente todas as soluções que oferecemos”, completou o executivo.

A aliança entre a Stefanini e a Intel envolve ações conjuntas de marketing, colaboração e negócios, visando impulsionar o crescimento de ambas as empresas e, principalmente, beneficiar diretamente os consumidores.

• Um dos focos principais será o “hardware como serviço”, no qual a Stefanini oferece suporte completo, desde a instalação até a gestão e atualizações de segurança. A expectativa é que a colaboração resulte em um aumento de aproximadamente 200% na geração de projetos simultâneos neste ano.

• A Stefanini também irá colaborar com a Intel para oferecer soluções de ponta, contando com mais de 20 mil engenheiros de software dedicados ao desenvolvimento de novas tecnologias.

“A Intel já exerce uma grande influência em diversos segmentos, muitos dos quais também atuamos diretamente. O que a Intel traz de inovação em tecnologia e produtos, a Stefanini ajuda a materializar no mercado”, disse Fabiano Sabatini, gerente de aliança e especialista de IoT na Intel para a América Latina. “Trabalhamos com a Stefanini com o objetivo de desenvolver e fortalecer tecnologias. Com essa parceria, conseguimos até desenvolver algumas inovações antes do lançamento oficial, trazendo-as para o mercado o mais rápido possível”, ressaltou.

SUPERPODERES

A introdução de novas tecnologias no mercado é uma meta da Intel, para acelerar o desenvolvimento e a inovação, além de impulsionar as vendas desses produtos. “Consideramos a IA uma das cinco tecnologias que nosso CEO [Pat Gelsinger] chama de ‘superpoderes’, devido ao seu impacto disruptivo no mercado. Temos uma estratégia na Intel chamada ‘IA em todos os lugares’, que visa aplicar a inteligência artificial em diversos contextos para atender a múltiplas demandas”, disse Sabatini.

A Intel está focada em colocar o poder da Inteligência Artificial nas mãos dos consumidores e clientes corporativos, seja em notebooks ou desktops, para acelerar a adoção da tecnologia e a criação de modelos diretamente pelos usuários.

A tecnologia Intel vPro, por exemplo, oferece recursos de IA integrados que melhoram a segurança e a eficiência do dispositivo, enquanto a arquitetura Xeon Scalable é usada para cargas de trabalho de IA intensivas em data centers, oferecendo aceleração de IA e aprendizado profundo com desempenho superior.

Além disso, a Intel está avançando com a plataforma Gaudi para IA, recentemente lançada, que melhora o desempenho e a eficiência energética em aplicações de machine learning.

A plataforma Xeon da Intel também é fundamental, processando IA e realizando análise de dados, desde machine learning até a implementação em larga escala.

“Estamos trabalhando também com outras empresas do grupo, para avaliar linhas de negócios e criar produtos de IA que otimizem processos e atendam a diversas necessidades”, destacou Sabatini.

(Wanezza Soares)

“O que a Intel traz de inovação em tecnologia e produtos, a Stefanini ajuda a materializar no mercado.”
Fabiano Sabatini, gerente da Intel

Entre as soluções oferecidas pelo Grupo Stefanini estão a segurança interna, que pode ser aplicada em diversos elementos de IA para melhorar as defesas cibernéticas. No varejo, a empresa possui vasta experiência com dados, oferecendo soluções que melhoram a experiência do cliente e otimizam operações. No setor bancário, a Stefanini oferece uma plataforma completa de software, com sua empresa chamada Topaz, que atende mais de 300 instituições financeiras em 25 países.

Um exemplo notável de suas soluções é a Crystal Ball, desenvolvida em colaboração entre a Americanet+Vero (empresa de telecomunicações) e a Scala (do Grupo Stefanini). Essa plataforma, equipada com Inteligência Artificial e análise de dados avançada, potencializa o processo de expansão dos serviços digitais e de banda larga para novas cidades.

Utilizando machine learning, a Crystal Ball mapeia e identifica oportunidades de crescimento, correlacionando dados com precisão para destacar regiões promissoras com base em sucessos passados. Com critérios bem definidos, a plataforma segmenta as oportunidades em grupos, fornecendo uma avaliação precisa das probabilidades de sucesso nos novos mercados.

(Divulgação)