Os novos coupés esportivos BMW X2 e BMW iX2
Por Marcos Strecker
Colaborou Aline Almeida
Dois modelos chegam ao Brasil reforçando o investimento da BMW no conceito de coupés esportivos. Há 17 anos, a marca alemã foi questionada por esse design diferente em relação aos outros modelos do mercado. Mas a aposta da montadora se impôs. O novo BMW X2, a gasolina, cresceu 19,4 cm em comprimento em relação ao seu antecessor, chegando a 4,55 m. Aumentou 2,1 cm em largura (totalizando 1,84 m), e mais 6,4 cm em altura (1,59 m). O porta-malas tem capacidade que varia de 560 a 1.470 litros, dependendo do rebatimento dos bancos. Já o BMW iX2, elétrico, oferece espaço entre 525 e 1.400 litros por conta das baterias. Na dianteira, o visual dos dois inclui faróis de LED adaptativos e uma grade quase hexagonal. As rodas são de 20 polegadas nos dois. Por dentro, eles são praticamente idênticos. O destaque fica para o cockpit, uma tela curvada composta por duas peças de 10,25” (painel de instrumentos) e 10,7” (multimídia). A única diferença entre X2 e iX2 são os paddle-shifts, utilizado no X2 a combustão para troca de marchas e no iX2 para ativar o boost temporário de potência.
Para a motorização:
• O BMW X2 usa um motor Turbo 2.0 litros, com quatro cilindros em linha, de 204 cv. O câmbio é automático de 7 marchas. Acelera de 0 a 100km/h em 7,4 segundos e a velocidade máxima é de 231 km/h.
• O BMW iX2 é movido por dois motores, localizados um em cada eixo, que fornecem uma potência combinada de 230 kW/306 cv. Essa versão acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e carrega 100% de sua bateria em 6h30m, desenvolvendo até 337 km de alcance.
Para viagens, um carregador de alta potência portátil acompanha o carro. Em termos de conectividade, os dois modelos fornecem serviços como chamada de emergência e navegação com informação de trânsito em tempo real. Há ainda os serviços remotos por meio de app, permitindo trancar e destrancar as portas, buzinar, climatizar e localizar o veículo. O BMW X2 xDrive20 M Sport sai por R$ 388,9 mil, enquanto o BMW iX2 xDrive30 M Sport sai por R$ 443,9 mil.
CHAMPAGNE
A tradição secular do Alfred Gratien
O grupo Henkell Freixenet, líder mundial na comercialização de espumantes, está incorporando em seu portfólio um champanhe de tradição: o Alfred Gratien. Com 160 anos, a maison Alfred Gratien, situada em Côte des Blancs, está na quarta geração de produtores. O conhecimento hereditário manteve a tradição de processos 100% artesanais. Os rótulos apresentam uma combinação de Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. O processo de vinificação é realizado exclusivamente em barricas de carvalho, e os cuvées não passam por fermentação malolática, o que preserva o caráter original da fruta. Já no vale do Loire, em Saumur, a maison se uniu a Jean-Albert Meyer para produzir o Gratien & Meyer, um crémant (espumante fino com o método champenoise, mas sem a denominação de origem) que tem sua colheita realizada inteiramente à mão. O Alfred Gratien Branco e o Alfred Gratien Rosé saem por R$ 565. Já os rótulos Gratien & Meyer Brut Branco e Brut Rosé custam R$ 275.
LUXO DE CAMPEÃO
Joia inspirada em Ayrton Senna
Para lembrar os 30 anos da morte de Ayrton Senna, a Okubo Men, marca criada pelo grupo Julio Okubo, lança uma coleção de joias inspirada nas conquistas do piloto. A coleção é formada por sete grupos, incluindo pingentes, anéis e pulseiras em ouro amarelo, ouro branco, diamantes, fibra de carbono e pérolas. A Coleção Ayrton Senna by Okubo Men inclui símbolos do automobilismo e todas as peças representam momentos marcantes da carreira de Senna, como o “duplo S”, o icônico capacete e o símbolo da “sexta marcha”, que remete à sua vitória em 1991 no GP do Brasil, pilotando a McLaren com apenas a sexta marcha nas últimas voltas. O anel em ouro branco e fibra de carbono da foto sai por R$ 8.563. A pré-venda e o lançamento oficial das peças acontecem no fim de julho pelo e-commerce da joalheria brasileira: www.juliookubo.com.br
PARA MERGULHADORES
Panerai apresenta submersível Elux LAB-ID
Renomada por seus instrumentos subaquáticos de alta relojoaria, a Panerai lança uma inovação que valoriza a luminescência dos mostradores, inspirada por arquivos históricos (a marca desenvolveu o Elux, tecnologia patenteada em 1966). O novo relógio possui uma caixa em titânio ceramizado em tom de azul. Inclui um indicador linear de reserva Power Light e um pequeno indicador de segundos na posição das 9 horas. A moldura giratória é iluminada no sentido anti-horário. Os índices e o ponteiro das horas são acentuados com SuperLuminova® X2 verde, enquanto os minutos e os pontos na moldura são iluminados pela SuperLuminova® X1. Vem com uma pulseira azul de borracha e uma segunda pulseira bimaterial. A tiragem é limitada a 150 peças (50 peças por ano durante três anos). O preço é fornecido apenas sob consulta, mas gira em torno de R$ 600 mil.