Negócios

Conheça a tática da Recoma para crescer

Maior empresa de infraestrutura esportiva da América Latina aposta em obras mais rápidas, em materiais inovadores e na consultoria de atletas para avançar nas instalações de mais de 30 modalidades

Crédito: Divulgação

Feita pela Recoma, a pista de atletismo da UFF (Universidade Federal Fluminense) é uma das referências no País (Crédito: Divulgação )

Por Beto silva

Para um atleta de alto nível chegar a uma Olimpíada, é preciso muito treinamento, preparo físico e emocional, acompanhamento nutricional, sono adequado, concentração, dedicação e, obviamente, talento. Mas é necessário também praticar o esporte com equipamentos adequados, que garantam atingir a performance pretendida. Nesse campo, a Recoma tem atuado ao lado dos atletas.

Com 45 anos de mercado, é a maior empresa especializada em infraestrutura e construção esportiva da América Latina.
A empresa foi responsável pelo fornecimento e instalação de pisos esportivos nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, em 2007, e de Lima (Peru), em 2019; da Olimpíada e Paralimpíada do Rio, em 2016; além de mundiais e meetings internacionais em diversas modalidades.
São pisos fornecidos para mais de 30 modalidades.

“É uma companhia de 45 anos, mas muito jovem, muito inovadora. Fresh em termos de ideia. Nosso futuro será maior do que nosso passado, que já é bem grande”, disse Sergio Schildt, presidente da Recoma, empresa que possui 25 mil contratos atendidos e mais de 5 milhões de metros quadrados na instalação de pisos esportivos. “Nós temos um compromisso muito forte com o investimento no esporte. Sempre trabalhamos para proporcionar uma oportunidade aos atletas de competir e treinar em estruturas de padrão internacional”, afirmou.

Agora, na Olimpíada de Paris (França), a Recoma é uma das patrocinadoras da Casa Brasil, ponto de encontro entre atletas e autoridades. Por lá, a empresa montou a poliesportiva e levou clientes, que puderam conhecer pessoalmente os embaixadores da marca: a campeã olímpica no salto em distância em Pequim 2008, Maurren Maggi; o ginasta Arthur Zanetti, ouro nas argolas em Londres 2012 e prata no Rio 2016; Rafael ‘Baby’ Silva, medalhista no judô em Londres e no Rio; além de Erika Coimbra, medalhista olímpica no voleibol de quadra em Sydney 2000.

“São embaixadores e também nossos consultores para aprimorarmos nossos produtos”, frisou Schildt, que já está de olho nas oportunidades dos Jogos Panamericanos de Lima em 2027 e da mesma competição em 2031, em que São Paulo é candidata a sede.

Sergio Schildt (de azul claro), presidente da Recoma, entre os medalhistas Arthur Zanetti, Maurren Maggi e Rafael Baby Silva, embaixadores da marca (Crédito:Divulgação )

A Recoma é responsável pelo piso oficial de algumas das principais confederações do país, como:
CBV (vôlei),
CBB (basquete),
CBHd (handebol),
CBJ (judô),
e CBDU (desporto universitário).

A empresa também é o piso oficial de alguns esportes olímpicos do Flamengo e de algumas modalidades do Corinthians e outros importantes clubes Brasil afora.

Entre os projetos recentes estão a entrega do ginásio da Escola Estadual Waldomiro Guimarães, em Santo André, que foi reinaugurado em novembro de 2023. “Fizemos uma intervenção em 45 dias, que normalmente são oito meses. Estamos nos especializando em uma entrega cada vez mais eficiente”, afirmou Schildt.

O ginásio contemplou lona tensionada, traves de futsal, postes de vôlei, tabelas de basquete e um novo piso esportivo vinílico outdoor na cor azul, o mesmo utilizado na balsa esportiva do Rio Pinheiros, durante a COB Expo, em setembro de 2023. Recentemente, foram revitalizados pela Recoma 280 ginásios em São Paulo.

A companhia ainda tem no seu portfólio:
a pista de atletismo da UFF (Universidade federal Fluminense), em Niterói (RJ);
pista de atletismo do Clube Recreativo Ceret, no Tatuapé, em São Paulo, que também recebeu gramado sintético em seu campo, cujo projeto tem o certificado Fifa Quality Pro e também o reconhecimento pela World Rugby;
e o complexo Esportivo Jardim Silveira, em Barueri (SP), que abrange 17 modalidades esportivas; o campo do Estádio Sebastião Camanducci, em Extrema (MG).

Estão em execução pela Recoma duas das principais obras esportivas do Estado de São Paulo:
a transformação do Centro Esportivo Thomaz Mazzoni, na zona norte da capital, em um Centro Olímpico para formação de atletas de alto rendimento;
e a revitalização da Vila Olímpica Mário Covas, na Rodovia Raposo Tavares. Está em jogo a tática da Recoma pra seguir crescendo.