Weleda faz um detox em busca do primeiro bilhão

Crédito: Lucas Seixas

CEO da Weleda no Brasil e América Latina, Maria Claudia Villaboim (Crédito: Lucas Seixas)

Por Hugo Cilo

Líder mundial em cosméticos orgânicos e naturais, a suíça Weleda pretende se tornar uma gigante global também em medicamentos antroposóficos (medicina alternativa criada na década de 1920 por Rudolf Steiner e Ita Wegman). Para isso, o Brasil é peça-chave. Segundo a CEO da companhia no Brasil e América Latina, Maria Claudia Villaboim, o plano é consolidar a transição de uma farmácia de manipulação para um laboratório farmacêutico especializado em fórmulas que tratam saúde mental, reforçam a imunidade e melhoram a qualidade de vida. “Entre todos os mercados da Weleda no mundo, o Brasil é o único que tem medicamento, com 75% das vendas, superior ao segmento de cosméticos, que hoje responde por 25%”, afirmou a executiva. No ano passado, a Weleda atingiu a marca inédita de R$ 100 milhões em faturamento no Brasil e de 400 milhões em euros no mundo. Quando assumiu a operação brasileira, há sete anos, as vendas aqui eram de apenas R$ 27 milhões. A expectativa para 2024 é chegar próximo a R$ 120 milhões. “Vamos multiplicar por dez nossos resultados nos próximos dez anos, superando o primeiro bilhão antes de 2030”, disse a CEO. Todo esse otimismo está apoiado nos recentes lançamentos da marca. As mais recentes novidades são o Ansiodoron líquido, voltado ao tratamento de ansiedade, e uma ampla linha de chás em sachês para ajudar a acalmar, ajudar a dormir, para digestão ou simplesmente para melhorar a saúde. “A partir do Brasil, vamos exportar para diversos mercados no mundo e contribuir para uma sociedade mais saudável e, quando possível, menos dependente de remédios convencionais.”

Sem Parar com foco na saúde

(Ricardo Matsukawa)

A Sem Parar Empresas, líder de mercado em meios de pagamentos automáticos, vai começar a oferecer produtos voltados à saúde em parceria com a plataforma Avus. As empresas que contratarem o serviço disponibilizarão a seus funcionários telemedicina, plantão 24h, consultas, exames e descontos em medicamentos. “A expectativa dessa parceria é tornar a vida dos trabalhadores mais simples e descomplicada em relação à saúde, facilitando procedimentos, compras de medicamentos e consultas de rotina”, disse Aline Miranda, diretora-executiva da Sem Parar Empresas. “A empresa também se beneficia, pois, com a saúde em dia, o colaborador fica muito mais produtivo e feliz no ambiente de trabalho.”

Inovação abstrata, investimento concreto

(Divulgação)

A Abstrato Inovação & Tecnologia, sob comando do CEO e fundador Daniel Collaço, vem se destacando no mercado nacional de TI. A empresa recebeu o título de Empresa Inovadora 2024, concedido pelo Connect Week Brasil. A startup, fundada em 2020, prepara investimento de R$ 50 milhões para ampliar suas operações dentro e fora do Brasil, segundo Collaço. “A empresa cresceu rapidamente e se posicionou como uma referência em soluções disruptivas e tecnologia avançada”, disse o CEO. “Com uma trajetória marcada pela inovação e liderança de mercado, continua investindo em propriedades intelectuais e soluções tecnológicas exclusivas, solidificando seu papel como um agente transformador na nova economia.”

Exposição danada de boa

(Divulgação)

Em tempos de discussões acaloradas sobre a maconha no Brasil, São Paulo receberá a maior feira do setor, a ExpoCannabis Brasil 2024. A segunda edição do evento, entre 15 e 17 de novembro, será triplicada neste ano para os participantes. Mais de 300 empresas estão confirmadas, segundo Larissa Uchida, CEO do evento. Haverá representantes dos ramos:
medicinal,
industrial (papéis e acessórios),
comércio (tabacarias e headshops),
bebidas (terpenadas e para harmonização),
sementes,
e tecnologia.

“Espero que a ExpoCannabis continue fortalecendo sua posição como o principal ponto da indústria da cannabis no Brasil, inspirando novas parcerias e inovações”, disse.

Investimento na educação digital

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A DOT Digital Group, edtech pioneira no mercado de educação corporativa digital no País, vai investir R$ 25 milhões em Inteligência Artificial (IA) e novas tecnologias. O objetivo, segundo o CTO Rodrigo Zerlotti, é oferecer soluções inovadoras em treinamento e desenvolvimento, promovendo um aprendizado onde o aluno se torna o protagonista da sua própria jornada. Os programas de treinamento serão focados em áreas como agro e saúde. “Estamos desenvolvendo sistemas que permitem interações ricas e variadas: entre professor e sistema, professor e aluno, aluno com IA e aluno com aluno”, disse o executivo. “Nosso objetivo é criar modelos de propósito específico para cada indústria.”