Negócios

Pérola imobiliária do Nordeste, Setai se une a Pininfarina para complexo premium

Marca de luxo do Grupo GP, a Setai lança na Paraíba empreendimento assinado pela Pininfarina, estúdio italiano parceiro da Ferrari, e atrai clientes do Sudeste e Centro-Oeste

Crédito: Divulgação

Empreendimento Setai: CEO tem paixão por carros Ferrari, mas estuda parcerias com outras marcas automobilísticas (Crédito: Divulgação )

Por Beto Silva

Quem passa pela Rua Iracema Guedes Lins, no bairro Altiplano, em João Pessoa (PB), fica hipnotizado pelo showroom com sete modelos de Ferrari originais lançados entre as décadas de 1970 e 2010. É o principal espaço no mundo de exposição particular da Pininfarina, conceituado estúdio de design italiano, reconhecido pelos luxuosos automóveis feitos em parceria com a Ferrari. Mas lá, os carros não estão à venda. Eles são ‘apenas’ um atrativo para os potenciais clientes do empreendimento imobiliário Setai Residences Design by Pininfarina, um complexo residencial que tem a bandeira da Ferrari e lançado pela Setai, a marca de alto padrão e luxo do Grupo GP (Guedes Pereira), a maior incorporadora de capital fechado do Nordeste. “Nosso showroom é um exemplo global. A Pininfariana cobra seus parceiros mundo afora para montarem algo semelhante ao nosso”, disse à DINHEIRO André Penazzi, dono da coleção de automóveis e CEO da Setai.

Ao fechar a colab com o estúdio de design, ele uniu o útil ao agradável: a paixão por carros da Ferrari com o trabalho no setor imobiliário que realiza desde os 18 anos – hoje tem 36.

As três torres que irão compor o complexo residencial, que também contará com um mini mall, ainda não começaram a ser construídos e já têm 90% das unidades vendidas. “A maioria dos nossos lançamentos é comercializada 100% antes de sair do chão”, comemora Penazzi, que faz parte da terceira geração da família de engenheiros e empresários do ramo imobiliário da Paraíba.

Showroom do Setai Residences Design by Pininfarina tem sete Ferraris da coleção pessoal de André Penazzi, CEO da Setai (Crédito:Divulgação )

Cada uma das torres possui características próprias, com entradas separadas e áreas comuns e de lazer distintas. Mas possuem o mesmo padrão arquitetônico. O condomínio vai trazer as linhas curvas, características da Pininfarina. No segmento de interiores, a parceria é com o arquiteto paraibano Leonardo Maia. Em cada torre, os apartamentos variam de 30m² a 40 m² nos produtos de entrada; de 80m² a 140m² nos intermediários; e de 200m² a 300m² nos de padrão mais elevado. Os preços variam de R$ 500 mil a R$ 8 milhões.

(Divulgação)

PROJETOS

O afeto explícito pela Ferrari não impede Penazzi de avançar em conversas com outras marcas vinculadas a automóveis para projetos futuros. Já há conversas encaminhadas com a Porsche Consulting, que já fechou empreendimento com a Cyrela, construtora e incorporadora de São Paulo. “Temos consciência e nos enxergamos com a propriedade de produzir e vender com essas assinaturas, porque damos valor à marca, pois imprimimos sofisticação, elegância e exclusividade, com soluções inovadoras em arquitetura”, discorreu o CEO da Setai – palavra traduzida como “casa”, em japonês.

O Setai Residences Design by Pininfarina integra uma série de empreendimentos da empresa que somam R$ 2,1 bilhões em VGV (valor geral de vendas). Entre os projetos estão complexos de estúdios à beira-mar. São 2 mil unidades em construção. “Democratizamos a avenida da praia, que antes era acessível apenas para milionários. São nossos diamantes”, frisou Penazzi, que tem atraído compradores principalmente do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. “Pelo menos 50% das nossas vendas são para clientes dessas regiões. Eles investem pensando em um formato híbrido: pensam em uma residência para veraneio e, quando não estão presentes, alugam para girar capital”, disse.

Mesmo com o plano de entregas para os próximos três anos, a Setai já prepara o próximo ciclo de investimentos a partir de seu landbank (banco de terrenos) de R$ 1,5 bilhão. Além disso, está no planejamento da companhia a entrada no setor hoteleiro, seja como construtora ou como incorporadora e administradora própria, para gerar receita recorrente.

E ainda levar sua expertise de alto padrão para outras cidades nordestinas, como Recife (PE), Fortaleza (CE) e Natal (RN). “Nossa ideia é modernizar o conceito dos imóveis de luxo nessas localidades. Levaremos o melhor do design e da arquitetura”, frisou Penazzi. Assim, a Setai se consolida como a pérola imobiliária do Nordeste.