Negócios

Mobly e Tok&Stok criam gigante do varejo de móveis e decoração

Referência no e-commerce de móveis e decoração, a empresa adquire controle da Tok&Stok por meio de troca de ações e cria gigante do setor, com receitas anuais de R$ 1,6 bilhão

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Especializada no e-commerce, Mobly passará a administrar uma rede de 70 lojas físicas de ambas as marcas (Crédito: Divulgação )

Por Letícia Franco

No turbulento varejo brasileiro, a consolidação entre grandes empresas do setor tem sido uma saída para a sobrevivência. Dessa vez, dois ícones do varejo de móveis e artigos de decoração, Mobly e Tok&Stok se unem para criar uma gigante do segmento. Juntas, as companhias podem gerar receitas anuais de R$ 1,6 bilhão. De um lado, a Mobly, empresa de tecnologia fundada em 2011, que tem no on-line seu principal canal de vendas. Do outro, a Tok&Stok, uma das maiores e mais tradicionais redes de varejo de móveis e decoração do País, que está no mercado há mais de quatro décadas, mas que desde o ano passado enfrenta problemas financeiros e encontrou na Mobly uma maneira de se reerguer.

R$135 milhões é o total de sinergias que podem ser geradas nas áreas de logística, distribuição, verticalização e eficiências tributárias

(Divulgação)

Na quinta-feira (8), a Mobly e fundos geridos pela SPX Capital anunciaram um acordo para a aquisição da participação de 60,1% que os fundos detém na Tok&Stok, uma das maiores e mais tradicionais redes de varejo de móveis e decoração do país.
A transação ocorreu por meio de um aumento de capital da Mobly.
Os fundos geridos pela SPX transferem a totalidade de sua participação na Tok&Stok para a Mobly e passam a deter 12% do negócio resultante.
Assim, a Mobly se torna a controladora da Tok&Stok, operando 70 lojas físicas, de ambas as marcas.

As duas empresas continuarão a operar de forma totalmente independente, com suas respectivas marcas e posicionamentos de mercado. “Mobly e Tok&Stok são negócios absolutamente complementares, em relação aos públicos atingidos, canais de venda e fortalezas, como capacidade tecnológica, de logística, desenvolvimento de produtos e marca”, disse Victor Noda, fundador e CEO da Mobly.

Segundo análises da consultoria Bain&Company, o negócio pode gerar sinergias operacionais entre R$ 80 milhões e R$ 135 milhões ao ano e atingir sua maturidade em até cinco anos.

Isso deve ser alcançado, sobretudo, com processos de verticalização, economias em logística e distribuição e eficiência tributária.

Vale destacar que o acordo está sujeito ao cumprimento de condições precedentes. Entre elas está a aprovação, pela Justiça, de um pedido de recuperação extrajudicial envolvendo os credores da Tok&Stok.

Antes de bater o martelo com a Mobly, a Tok&Stock precisa que a Justiça aprove um pedido de recuperação extrajudicial para renegociar dívidas com seus credores (Crédito:Divulgação )

MERCADO

Com o boom do e-commerce, esse segmento se mostrou desafiador para as empresas tradicionais, que demoraram para se adaptar a nova realidade de consumo. A Etna, rede de decoração e móveis, é um exemplo disso. Em 2022, a companhia encerrou as atividades após queda nas vendas e concorrência digital.

Segundo Alberto Serrentino, consultor de varejo e fundador da Varese Retail, atualmente o varejo de móveis e decoração é um mercado fragmentado e, por isso, há oportunidades de crescimento. “A aquisição da Mobly vai criar uma potência em um mercado nichado, onde não há grandes players”, disse à DINHEIRO. Agora, com a tradição da Tok&Stok e a sua expertise do comércio eletrônico na mesa, a Mobly cria uma plataforma líder no setor de casa e móveis, difícil de ser batida pela concorrência.