Motor Show

Compra do Ano/Hatch Premium: Mercedes-Benz Classe A entrega tudo

Um compacto luxuoso e bom de guiar, e também um hot hatch com duas versões extremas

Crédito: Divulgação

Mercedes-Benz Classe A: acelerações surpreendentes e retomadas imediatas (Crédito: Divulgação )

Reestilizado em 2023, o Classe A chega à sua quinta vitória consecutiva ajudado pela tímida oferta de rivais em um segmento de mercado que foi abandonado no Brasil pelas marcas generalistas e, mesmo entre as de luxo, não é popular: o Audi A3 tem apenas uma versão 2.0 turbo de 204 cv e 300 Nm e o BMW Série 1 chega só com o 1.5 três cilindros de 140 cv e 220 Nm. Contra essas opções mais “básicas”, a Mercedes-Benz tem o superior A 200 AMG Line, com a vantagem da eletrificação, ainda que seja híbrido leve.

Na versão de entrada, um motor-gerador elétrico preenche os “vazios” do 1.3 quatro cilindros turbo de 163 cv e 270 Nm, garantindo acelerações surpreendentes e retomadas imediatas. É mais rápido que o BMW e perde por pouco para o Audi no 0-100 km/h – que faz em bons 8,2 segundos, com a vantagem de ser extremamente econômico graças à ajuda elétrica (em nossos testes, marcamos 13,5 km/l na cidade e 17,5 na estrada).

É caro? Sim, mas entrega::
o silêncio a bordo é total, e bastam cinco minutos ao volante para se deslumbrar com a dirigibilidade perfeita – direção, freios e posição de guiar são irrepreensíveis.
E a cabine, pioneira no design agora copiado por todos, integra perfeitamente as telas do cluster e do sistema multimídia e tem acabamento primoroso.
Além disso, tudo é bem fácil de usar, com controles touch, mas que não interferem negativamente na experiência ao volante (e os ajustes do ar-condicionado, por exemplo, são rápidos e intuitivos, feitos por botões).
Ainda há itens como os bancos “dinâmicos”, que se movimentam suave e discretamente durante a viagem para não cansarem o corpo, um teto panorâmico enorme, estacionamento autônomo, retrovisores externos antiofuscante e muito mais mimos.

Pena que a marca não venda mais o A 35 AMG, de 306 cv e 400 Nm, que era o mais equilibrado da linha. Mas quem gosta de acelerar não vai se decepcionar, pois, no outro extremo, ainda há o insano hot hatch sem rivais da Audi e da BMW no Brasil: o A 45 S AMG oferece o quatro cilindros mais potente do mundo, com 421 cv e 500 Nm, 0-100 km/h em 3,9 segundos e escape com sonoridade que remete aos saudosos V8 aspirados da AMG.

(Divulgação)

• VERSÕES
A 200 AMG Line R$ 344.900
AMG A 45 S 4MATIC R$ 593.900

• Potência 163/421 cv › Torque 270/500 Nm › Porta-malas 350 litros › Versões indicadas Ambas