Motor Show

Compra do Ano/Sedã Grande: Honda Accord vai bem na cidade e na estrada

Perfeito para o consumidor discreto e racional que não precisa de um SUV

Crédito: Divulgação

Honda Accord: cabine com acabamento impecável e materiais nobres (Crédito: Divulgação )

Como já dissemos na avaliação deste novo Accord, não julgamos quem compra SUVs, mesmo que não precise de sua altura extra, da versatilidade da cabine ou de eventual capacidade off-road, no caso dos 4×4. Mas, pra quem não precisa disso, os sedãs são melhores em espaço, prazer ao volante, dinâmica, eficiência e conforto. Ainda mais os grandes, espécie rara entre marcas generalistas: Ford Fusion e Volkswagen Passat já deixaram de ser fabricados e Hyundai Azera e Toyota Camry não são mais vendidos no Brasil, então resta só o Honda. Que acaba sendo uma opção quase única, pois disputa com os novos e ultrassofisticados – porém caríssimos – Mercedes-Benz E 300 (258 cv e 400 Nm) e BMW 530e (299 cv e 450 Nm), além do velho Lexus ES 300h (211 cv e 220 Nm).

O Accord se mostra a melhor opção por oferecer o mesmo espaço “absurdo” dos alemães (são 2,83 metros de entre-eixos e 574 litros de porta-malas), e também boa parte dos itens de tecnologia deles, por cerca de metade do preço.

Pode não ter eixo traseiro esterçante, suspensão a ar, bancos com massagem e outros luxos que se vê nos alemães e justificam, em parte, o preço maior, mas tem uma cabine com acabamento impecável e materiais nobres, além de bancos com diversos ajustes elétricos e itens como head-up display e ADAS avançados.

(Divulgação)

Mas o que o destaca – mesmo diante dos rivais alemães – é seu sistema híbrido mais inteligente e apto/eficiente tanto para o uso urbano quanto para viagens. Ele dispensa recarga e, apesar de ter “apenas” 184 cv, oferece 348 Nm elétricos – ou seja, instantâneos, garantindo retomadas imediatas e aceleração de 0-100 km/h em 6,9 segundos, contra 6,3 dos (mais potentes) alemães, e isso com médias acima de 20 km/l e sem recargas demoradas.
Aletas no volante permitem aumentar a recuperação de energia,
a direção é rápida,
e as suspensões, silenciosas, priorizam o conforto sem sacrificar a dinâmica.

De fato, nenhum carro deste valor entrega melhor equilíbrio entre porte, equipamentos, tecnologia, consumo e racionalidade. Tudo isso em um pacote que não garante o mesmo status dos alemães, para quem prefere andar em um carro quase tão bom, mas sem chamar atenção. Mais low-profile.

• VERSÃO
Híbrido R$ 332.400

• Potência 184 cv
 Torque 370 Nm
 Porta-malas 574 litros
 Consumo A
 Versão indicada Única