Motor Show

Compra do Ano/Picape Monobloco: RAM Rampage, valente e confortável

Crédito: Divulgação

RAM Rampage: dirigibilidade e o isolamento acústico de ambas as versões são excepcionais (Crédito: Divulgação )

Entre as picapes monobloco que derivam de hatches, praticamente só existe a Fiat Strada: a Volks até mantém a moribunda Saveiro enquanto não lança uma maior, derivada do T-Cross – de olho no segmento mais interessante, inaugurado em 2015 por Fiat Toro e Renault Oroch. São um pouco maiores, também monobloco, mas derivadas de SUVs (são chamadas de intermediárias). Comparadas às médias, têm a conveniência da caçamba combinada a um rodar mais confortável, menor consumo e porte mais compacto.

Quase uma década depois, a picape derivada do Duster não fez sucesso, mas a italiana virou fenômeno de vendas. Depois vieram Chevrolet Montana (do Tracker), Ford Maverick (do Bronco Sport) – campeã das últimas duas edições, tem uma versão híbrida de 194 cv e tração dianteira, e uma 2.0 turbo 4×4 de 253 cv. Mas quem a superou foi a RAM Rampage, que, após a última eleição, ganhou versões a diesel que se somaram às 2.0 a gasolina de 272 cv e 400 Nm da estreia – com desempenho brilhante e 0-100 km/h em 7 segundos, mas consumo alto.

Para quem busca igual valentia e conforto, porém com economia, o 2.0 Multijet de 170 cv e 280 Nm (deve ser trocado em breve, mas é ótimo) e o mesmo câmbio de nove marchas levam a picape a 100 km/h em 11 segundos – mas você faz 13 km/l.

A plataforma é a mesma da Fiat Toro, e isso não é ruim: era da Chrysler-Dodge-Jeep-RAM e serviu de base para os Jeep Compass e Renegade, entre outros.
É robusta e bem calibrada para as condições brasileiras.
E a cabine é a do Commander – o mais refinado Jeep de Goiana (PE) – e muito superior à da Maverick (a rival terá melhorias em breve; de qualquer modo, ainda é a única híbrida, e, dependendo do seu uso, vale mais a pena).

Por fim, a dirigibilidade e o isolamento acústico de ambas as versões são excepcionais, e a vibração e o ruído na cabine da configuração a diesel são semelhantes aos da movida a gasolina (algo que é raro nas marcas generalistas). Já a capacidade de carga da opção 2.0 Multijet supera uma tonelada – bem mais do que nas gigantescas RAM “de verdade” a gasolina.

(Divulgação)

VERSÕES
• Rebel Diesel R$ 251.990
• Rebel Gasolina R$ 261.990
• Laramie Diesel R$ 262.990
• Laramie Gasolina R$ 272.990
• R/T R$ 289.990

• Potência 170 ou 272 cv
 Torque 170 ou 280 Nm
 Caçamba 980 litros
 Versão indicada Rebel Diesel