Votorantim fatura alto com seu ‘Uber’ de caminhões
Criada para solucionar problemas com motoristas, a Motz ganhou tração, fatura mais de R$ 1 bilhão por ano, cresceu 42% em 2024 e pretende avançar no agronegócio
Por Allan Ravagnani
A busca por uma aproximação maior com os caminhoneiros autônomos era um desafio dentro da Votorantim Cimentos, que sempre escoou a maior parte de sua produção por meio desses profissionais Brasil adentro e queria encontrar uma forma de agrupá-los, conduzir uma governança mais próxima do coração da empresa, otimizar os custos com transporte e aumentar as receitas com a distribuição. Em 2018, a famosa greve dos caminhoneiros foi um marco que ajudou a impulsionar essa busca. Para solucionar essa dor, o laboratório de inovação da companhia criou, em 2019, a Motz, um aplicativo cujo objetivo seria integrar os motoristas com os pontos de expedição de cimento da companhia. O resultado foi tão positivo, que hoje, cerca de 30% das interações são feitas por outras empresas, incluindo concorrentes da cimenteira.
André Pimenta, CEO da Motz, falou à DINHEIRO que a projeção da companhia é que em 2028, mais da metade dos negócios da plataforma serão de feitas com empresas que não sejam a Votorantim. Atualmente, dos 30% dos serviços ex-VC, 20% são relacionados ao agronegócio, mercado que enxerga um vasto potencial de crescimento. Segundo um levantamento feito pela MCC-ENET, o setor logístico pode se desenvolver 50% em 2024 através do foco no digital. “E é alinhado com essa estratégia que a Motz pretende continuar seu crescimento no restante do ano”, afirmou Pimenta.
Os resultados financeiros da startup impressionam.
• No primeiro semestre de 2024, a transportadora asset light (que não possui caminhões) atingiu uma receita líquida de R$ 690 milhões, uma alta de 42% quando comparada ao mesmo período de 2023.
• No início do ano, a empresa projetou um crescimento da ordem de 30%.
• O número de motoristas cadastrados também deu um salto, fechando os primeiros seis meses com 72 mil motoristas, uma alta de 76% na comparação com o número final de 2023.
• Além disso, o volume transportado aumentou 12%, atingindo 9,6 milhões de toneladas.
• A monetização da companhia é feita por uma cobrança em cada frete intermediado.
Segundo Pimenta, o percentual do frete varia de acordo com diversos fatores, como distância, carga, etc., mas que em média é de 5%. Antes da abertura da Motz para todo o mercado, em 2022, a atenção da companhia era voltada somente para a Votorantim Cimentos, e tinham apenas 32 funcionários.
Em dois anos, e mais de 400 clientes, são atendidos hoje por um quadro de mais de 160 trabalhadores. Fatores como ampliação da base de clientes, o foco em atrair novos motoristas e aumentar a fidelização através de programas de benefícios, além dos investimentos na área de tecnologia foram os principais responsáveis por estimular o crescimento acelerado da plataforma.
“Passamos por diferentes momentos desde o início da operação, em 2020. Investimos no time comercial, focamos em estratégias de crescimento e aceleramos ações voltadas para o agronegócio e construção civil. Mantemos como prioridade atender as necessidades dos clientes, investindo no crescimento do time de tecnologia para criar produtos que se destaquem no ramo”, completou o executivo.
PARCERIAS
Dentro do ecossistema Votorantim, a Motz firmou recentemente uma parceria com o Banco BV, líder em financiamento de veículos leves usados, visando ampliar o acesso ao financiamento de veículos pesados para caminhoneiros autônomos. Com uma análise detalhada do histórico de cada solicitante, o banco projeta a viabilidade de concessão de crédito e oferece condições mais atrativas. A parceria olha para os números do mercado de financiamento de veículos pesados, que registrou um crescimento de 15,5% nos quatro primeiros meses de 2024, alcançando um total de 95 mil veículos adquiridos, de acordo com a B3.
Dados do Senatran também revelam uma média de 4,4 milhões de motoristas registrados no Brasil, sendo que, desses, em torno de 700 mil são autônomos, segundo um recente levantamento da CNT (Confederação Nacional de Transporte). A parceria com a BV faz parte do pacote de benefícios que a Motz oferece aos motoristas cadastrados, que inclui também descontos em combustíveis, compra de pneus, alimentação, manutenção dos veículos e saúde, através do Vale Saúde, onde o motorista e sua família têm acesso a saúde remota e descontos em farmácias.
A Votorantim, que detém 100% do capital da Motz, não pensa em abrir para novos sócios, no entanto, não descarta a possibilidade, uma vez que, segundo o ditado, as pessoas criam seus filhos para ganhar o mundo.