QuintoAndar sobe de patamar em ESG
Depois de aumentar a representatividade de grupos minorizados internamente, plataforma de venda e aluguel de imóveis agora quer gerar impacto em quem está do lado de fora
Por Alexandre Inacio
Viver em São Paulo não tem sido das tarefas mais fáceis. Não bastasse o trânsito caótico, elevados índices de violência e um clima cada vez mais instável, nesta semana, a cidade se transformou na metrópole com a pior qualidade do ar do mundo. Por pelo menos dois dias consecutivos, São Paulo amanheceu liderando o ranking do site suíço IQAir, que faz a medição da qualidade do ar nas metrópoles de todo o mundo. Mesmo diante desse quadro caótico, não é barato viver em São Paulo. Nos últimos 12 meses, o preço do aluguel passou por uma valorização em 94% dos bairros paulistas. Agosto foi o 37º mês consecutivo de alta do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, com um preço médio de R$ 64,38 por metro quadrado. Esse é o valor mais elevado de toda a série histórica do indicador, iniciado em 2019.
Se uma perspectiva de mudança desse cenário no curto prazo é muito pequena, o QuintoAndar quer pelo menos tornar a experiência de comprar ou alugar um imóvel um pouco mais agradável e inclusiva. Nesse sentido, o unicórnio brasileiro está começando a levar para seus produtos e serviços aspectos de inclusão e diversidade, que já fazem parte da rotina interna da empresa desde 2019.
“Um grande lema do QuintoAndar é que as pessoas amem o lugar que elas moram. Então, a gente quer que qualquer pessoa de um grupo minorizado, ao utilizar nossos produtos, elas se identifiquem, não encontrem dificuldades”, disse à DINHEIRO Ana Pellegrini, vice-presidente de jurídica, de diversidade e inclusão do QuintoAndar.
Depois de implementar o uso do nome social, antes mesmo da obrigatoriedade legal, uma das iniciativas da empresa é viabilizar o atendimento da plataforma para pessoas com deficiência visual e auditiva. Pense na dificuldade de um cego em escolher um lugar para morar!
DENTRO DE CASA
O olhar para fora reflete o que o QuintoAndar tem feito internamente nos últimos anos. Em 2019, começaram a surgir os primeiros grupos de afinidade, organizados pelos próprios funcionários que se juntaram para falar sobre quatro temas principais, voltados para:
• pessoas negras (Empretecer),
• LGBTQIAP+ (Orgulhar),
• mulheres (Equalizar),
• e pessoas com deficiência (Acessibilizar).
Contudo, a institucionalização dos assuntos ocorreu apenas no início de 2021, quando uma equipe foi criada na estrutura da empresa para organizar o debate, definindo orçamento e projetos, inclusive, com a criação de um conselho de diversidade e inclusão.
45%
é o percentual de mulheres em cargos de liderança min que o quintoandar pretende alcançar até 2025
Em 2022, a empresa deu os primeiros passos na realização de um Censo de diversidade, para tentar levantar números e entender quais grupos minorizados existiam dentro da empresa e a representatividade de cada um deles. No ano passado, o QuintoAndar lançou seu primeiro manifesto de diversidade e inclusão, estabelecendo suas metas. Agora, a empresa acaba de apresentar seu primeiro relatório sobre o tema, com dados concretos e as novas metas que pretende alcançar no curto prazo.
No que se refere às mulheres, por exemplo, o QuintoAndar tinha 42% de seus cargos de liderança ocupados com a presença feminina em 2023. Neste ano, o percentual subiu para 43% e a meta é chegar ao fim de 2025 com pelo menos 45%.
Entre todos os funcionários, uma parcela de 22% era formada por pessoas negras, indígenas e mestiças. O número passou para os atuais 23% e o objetivo é alcançar 30%.
Já o grupo LGBTQIA+ tinha uma representatividade de 13% e passou para 19%, fatia que deve ser mantida nos próximos anos.
“Tivemos esse primeiro momento de amadurecer, de fazer com que todo mundo entendesse a importância, cuidar da casa, dos nossos colaboradores, aumentar a representatividade e agora gerar um impacto para fora”, disse a executiva. Se do lado de dentro da casa do QuintoAndar os temas de inclusão e diversidade já caminham pelas próprias pernas, o plano agora é gerar impacto em quem está do lado de fora.
“Acredito que o QuintoAndar pode influenciar muito o mercado imobiliário, porque hoje somos um grande marketplace. Temos um potencial de impacto gigante, considerando as imobiliárias que fazem parte da nossa rede e os corretores que se associam a nós para fazer suas vendas”, disse Ana.