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Natura aposta em alta perfumaria e quer misturar ciência e arte

Entrada da Natura no segmento de alta perfumaria marca nova fase na história da empresa, que disputará esse mercado com as fragrâncias importadas da perfumaria de nicho

Crédito: Paulo Vitale

Tatiana Ponce, VP de Marca, diz que a linha de alta perfumaria aposta nos extratos de ingredientes típicos do Brasil (Crédito: Paulo Vitale)

Por Allan Ravagnani

Quando uma fragrância invade o ar, despertando memórias, desejos e emoções, não se trata apenas de uma simples reação ao cheiro, mas uma conexão invisível, que leva a lugares distantes, momentos vividos e, às vezes, nunca esquecidos. Agora, a Natura, com sua longa trajetória de inovação e vínculos com a natureza, expande suas fronteiras e aposta em experiências olfativas sofisticadas, entrando no universo da alta perfumaria. Esse movimento é o próximo passo de uma estratégia já iniciada com a linha Bothânica, voltada para produtos para o lar. Dessa vez, o foco é a alta perfumaria, com a combinação de ingredientes naturais latino-americanos e elementos renomados da perfumaria mundial. A ideia é transformar fragrâncias em obras de arte, oferecendo um produto que transcende o comum e dialoga diretamente com o conceito de luxo.

Tatiana Ponce, vice-presidente de Marca da Natura, comenta que a entrada da empresa nesse nicho não é uma mera inspiração nas casas francesas, mas um movimento autoral, que dialoga diretamente com a exclusividade e sofisticação da marca. “Quando falamos das casas de perfumaria francesa, onde estão os grandes ícones e referências, são poucas as que têm seu próprio perfumista. A Natura conta com Verônica Kato, que trabalha em parceria com as principais casas de fragrâncias. Isso traz uma identidade muito grande, mais autoral e menos inspirada nos perfumes internacionais”, afirmou Tatiana.

A perfumista exclusiva da Natura, Verônica Kato, traz aos produtos a assinatura da marca. Abaixo, o frasco das novas fragrâncias, que custam a partir de R$ 370 nas lojas e no digital (Crédito:Divulgação)
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A nova linha conta com fragrâncias complexas e multifacetadas, que evoluem com o tempo e podem ser combinadas de acordo com o gosto do cliente, em um processo chamado layering. Essa prática, bastante difundida no exterior e agora em ascensão no Brasil, permite que os consumidores criem sua própria assinatura olfativa, misturando diferentes fragrâncias para alcançar um aroma único. “O mercado de perfumaria cresceu muito e as pessoas começaram a se envolver com os perfumes quase como fazem com o skincare. Elas conhecem, têm curiosidade, e passaram a criar uma relação emocional com as fragrâncias”, completou a executiva.

ASSINATURA

Os novos produtos da linha incluem:
quatro Eau de Parfum de 50ml, vendidos por R$ 370,00 cada, e que levam nomes que representam a vibração única de seus componentes. Entre eles, estão o 505 Íris Priprioca, o 679 Ambrette Copaíba, o 740 Sândalo Breu Branco e o 875 Vetiver Capitiú.
Além disso, há uma coleção de quatro fragrâncias em frascos de 10 ml cada, vendida pelo mesmo preço.

Cada perfume é elaborado com ingredientes que misturam elementos da botânica da América Latina com matérias-primas clássicas da perfumaria internacional. Por exemplo, o 505 Íris Priprioca combina a sofisticação da Íris com a exclusividade da Priprioca, enquanto o 679 Ambrette Copaíba une o frescor e a leveza da Ambrette com a intensidade da Copaíba. Essa mistura, segundo Ponce, é a essência do que a Natura busca entregar com sua linha de alta perfumaria.

“Quando misturamos ingredientes como a Íris e a Priprioca, criamos fragrâncias inéditas, que geram comentários como ‘eu nunca cheirei nada assim’”, destacou. A linha também traz outros itens além dos perfumes tradicionais, como o perfume em óleo de 15ml, vendido por R$ 185,00, velas aromáticas de 170g ao custo de R$ 210,00, e difusores de ambientes de 200ml, por R$ 230,00. Todos os produtos seguem a mesma proposta de sofisticação e exclusividade, com embalagens que podem ser reutilizadas, reforçando o compromisso da Natura com a sustentabilidade.

A alta concentração de óleos essenciais nos perfumes da linha é outro diferencial, garantindo que as fragrâncias permaneçam na pele por mais tempo e tenham uma projeção mais intensa. Isso significa que, ao longo do dia, o perfume continua evoluindo, revelando novas facetas conforme o tempo passa. “Quanto mais concentrado em óleos essenciais e menos diluído em álcool, maior a durabilidade da fragrância. O Eau de Parfum da Natura tem mais de 15% de óleos essenciais, o que o coloca na categoria de perfumaria de nicho”, discorreu a executiva.

Outro aspecto que diferencia a alta perfumaria Natura é o processo de criação das fragrâncias, que combina ciência e arte. A Natura desenvolveu uma metodologia proprietária para medir a vibração de mais de 1.200 ingredientes olfativos, traduzindo essa vibração em números. Os nomes das fragrâncias refletem essa combinação única de arte e ciência, misturando componentes clássicos da perfumaria mundial com ingredientes exclusivos do Brasil e da América Latina.

Tatiana Ponce também destacou que o mercado de alta perfumaria, embora bastante competitivo, tem espaço para crescimento, especialmente com a expansão do consumo on-line e a busca por produtos premium. “O mercado de importados também cresce, principalmente com vendas online e parceladas. Mas o grande diferencial da Natura é ter uma assinatura única, uma perfumaria de nicho que entrega fórmulas exclusivas e autorais, sem grandes inspirações em outras marcas”, ressaltou.

O sucesso inicial da linha confirma o acerto da estratégia. Mesmo sem grandes ativações de marketing, as vendas surpreenderam a empresa nos primeiros dias. Isso, segundo Tatiana, mostra que há uma aderência do público a esse tipo de produto e que a Natura tem credibilidade para competir nesse segmento. “Já temos um barulho positivo que confirma a oportunidade de mercado para esse tipo de perfumaria. E a credibilidade da Natura ajuda muito nesse processo”, concluiu.