Tecnologia

Tivit impulsiona soluções digitais

Com 25 anos de foco em inovação, a multinacional brasileira se consolida como líder em soluções na América Latina, apostando em produtos de transformação e novas estratégias

Crédito: Freepik

A Tivit planeja expandir com novos produtos voltados para áreas estratégicas, como gestão de nuvem, segurança da informação e digitalização (Crédito: Freepik)

Por Aline Almeida

Na era digital, as empresas de tecnologia estão moldando o futuro da economia global, promovendo inovações que transformam setores e impactam profundamente a vida das pessoas. O Brasil se destaca como um polo de talentos e inovações, com iniciativas como a da Tivit. Com mais de 25 anos de experiência e atuação em dez países da América Latina, a multinacional se consolida como líder em soluções digitais, impulsionada pelo lançamento de 12 novos produtos que ampliam seu portfólio.

Segundo Paulo Freitas, CEO da Tivit desde janeiro de 2023 e com 12 anos de atuação na companhia, onde já ocupou cargos como CFO e Diretor de Relações com Investidores, o foco da empresa está na transformação digital. “Estamos aqui para implementar a transformação digital de nossos clientes, pois ela é essencial para atender às demandas do mercado”, destaca. Com presença em países como Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, Peru e México, Freitas enfatiza que a digitalização é crucial para que as empresas lancem produtos de forma mais ágil e eficiente, respondendo à evolução do mercado.

Após uma reestruturação nas suas linhas de negócios, a Tivit alcançou resultados positivos no último ano, registrando cerca de R$ 1,9 bilhão em receita. Entre as áreas que mais cresceram estão cibersegurança, serviços de nuvem pública e a plataforma de ITSM, SENSR.IT. Desde que foi adquirida, a SENSR.IT passou por uma completa modernização, integrando dispositivos de machine learning e automação em formato SaaS. Essa plataforma agora oferece automação de processos, gerenciamento de serviços (ITSM/ESM) e soluções de chatbot e IA para otimização das áreas de negócios. A expectativa da empresa é que a vertical de automação tenha um crescimento de 90% em receita neste ano.

Freitas vê uma grande oportunidade no mercado de nuvem. “Setores como o de segurança estão em expansão constante, com uma demanda crescente e longe de qualquer declínio”, comenta. Ao se posicionar estrategicamente nesse segmento, a Tivit está preparada para capturar ainda mais crescimento, especialmente com o aumento do interesse por soluções de segurança da informação. Para acelerar esse processo, a empresa reforçou sua equipe de vendas e ajustou sua estratégia, fortalecendo sua base de clientes.

(Germano Lüders)

“Estamos aqui para implementar a transformação digital de nossos clientes, porque ela é essencial para acompanhar as demandas do mercado.”
Paulo Freitas, CEO da Tivit

Uma das mudanças estratégicas da Tivit foi organizar seus produtos por especificações, em vez de categorias. No setor de seguros, por exemplo, cada gerente de conta é um especialista com profundo conhecimento do mercado, dos processos de emissão e da gestão de sinistros. Essa abordagem personalizada permite atender com maior precisão às necessidades dos clientes.

Apesar dos resultados positivos, Freitas aponta a escassez de talentos no Brasil como um desafio significativo. “A demanda anual por desenvolvedores é superior a 120 mil profissionais, mas o país forma apenas 46 mil. Isso cria um obstáculo para empresas como a Tivit, que dependem desses talentos para continuar inovando.”

No entanto, a estratégia de manter as equipes alinhadas com a missão da empresa tem dado certo. “Temos equipes distribuídas em 10 países, muitas delas trabalhando diretamente com os clientes para desenvolver soluções inovadoras”, destaca o CEO. Um exemplo disso é o projeto realizado para a mineradora peruana Antamina, que permite o monitoramento em tempo real das operações nas minas. Qualquer movimento sísmico ou evento semelhante é rapidamente detectado, possibilitando a evacuação imediata dos profissionais e garantindo maior segurança.

Freitas também acredita que a inteligência artificial (IA) é uma tendência irreversível. A Tivit planeja expandir com novos produtos voltados para áreas estratégicas, como gestão de nuvem, segurança da informação e digitalização. “Vamos continuar lançando novos produtos e investindo no desenvolvimento de talentos”, afirma. Ele relembra que, no passado, o foco era construir fábricas, mas hoje a prioridade está na capacitação de profissionais.