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O segredo da Simpress para crescer no mercado de terceirização de serviços

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Simpress: ajudando empresas a driblar a obsolescência de PCs, notebooks, tablets e smartphones (Crédito: Divulgação)

Por Aline Almeida

Em tempos de otimização e aceleração de processos, as empresas buscam cada vez mais reduzir tarefas que consomem tempo e eliminar custos desnecessários. Uma prática que vem ganhando destaque nesse contexto é o outsourcing, ou terceirização de serviços. E é nesse cenário que a Simpress se destaca como pioneira e líder no aluguel de equipamentos de TI no Brasil, oferecendo soluções como notebooks, smartphones e impressoras em todo o país.

De acordo com a consultoria Transparency Market Research, o mercado de outsourcing de impressão deve continuar a expandir até 2024, acompanhando a tendência geral do setor de TI. O segmento pode crescer 14% neste ano, em comparação ao anterior, impulsionado pela demanda por soluções tecnológicas integradas à transformação digital. Um outro estudo, da consultoria Technavio, projeta que o mercado global de serviços de gerenciamento de impressão atingirá US$ 6,9 bilhões entre 2022 e 2027, com uma taxa média de crescimento anual de 4,7%.

Para Vittorio Danesi, fundador e CEO da Simpress, o mercado mudou significativamente em comparação ao passado. As empresas estão preferindo terceirizar, devido ao ritmo acelerado da inovação tecnológica. “O que funciona bem hoje pode não funcionar mais na semana que vem”, ressalta o executivo, destacando a importância de aplicar as melhores tecnologias para o negócio e melhorar a experiência do cliente, sem perder tempo ou recursos. “As empresas podem focar em suas atividades principais com mais precisão”, complementa Danesi.

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“Contamos com uma estrutura robusta de atendimento ao cliente, com processos, sistemas e uma equipe organizada. São mais de 1.800 pessoas dedicadas ao suporte diário.”
Vittorio Danesi, fundador e CEO da Simpress

Atualmente, a Simpress, que faturou R$ 1,55 bilhão no último ano — mais que o dobro em relação a 2020 —, gerencia mais de 600 mil dispositivos, como notebooks, smartphones, impressoras e coletores de dados, para mais de 2.400 clientes em todo o Brasil, incluindo Mercado Livre, Dasa, Leroy Merlin e BTG Pactual.

Segundo Danesi, o crescimento da Simpress se deve, principalmente, à diversificação de sua oferta.
O aluguel de PCs, notebooks, tablets e smartphones, lançado pouco antes da pandemia, tornou-se o principal motor de expansão da empresa.
Originalmente focada no outsourcing de impressão, que ainda é seu principal negócio, essas novas áreas já representam mais de 31% da receita — ante 3% antes da pandemia e 15% durante o período pandêmico.
A expectativa é que, até 2025, essas áreas representem 50% do faturamento.

“Contamos com uma estrutura robusta de atendimento ao cliente, com processos, sistemas e uma equipe organizada. São mais de 1.800 pessoas dedicadas ao suporte diário”, explica o CEO. Ele destaca que a escalabilidade da Simpress sustenta seu crescimento contínuo e a manutenção da liderança no mercado.

O crescimento da Simpress também se deve ao fato de que muitas empresas perceberam o alto custo e a complexidade de adquirir e gerenciar milhares de equipamentos de TI. Isso desvia o foco de suas operações principais e sobrecarrega suas equipes de TI. Segundo Danesi, a Simpress resolve problemas técnicos em até um dia útil, independentemente da localização, enquanto concorrentes podem demorar de cinco a seis dias, especialmente em cidades menores.

“Atendemos regiões como Marabá, São Luís, Belém, interior do Amazonas e Tocantins, que enfrentam desafios logísticos significativos”, afirma o executivo. Além disso, as empresas evitam grandes investimentos iniciais em Capex para a compra de equipamentos, que se tornam obsoletos em até cinco anos. “Apesar de todo o progresso dos últimos anos, temos certeza de que apenas começamos a explorar um mercado muito maior”, conclui Danesi.

A Simpress foi pioneira ao oferecer a neutralização do carbono gerado pelo consumo de energia elétrica dos equipamentos dos clientes, por meio do programa Carbono Neutro. O objetivo é reduzir as emissões de carbono de forma significativa. “Somos a única empresa de TI no Brasil com essa iniciativa. A sustentabilidade está em alta, e grande parte das empresas de TI já trabalha com metas rigorosas de neutralização de carbono em suas operações”, destaca o executivo.

Ele acrescenta que, atualmente, mais de 90% dos novos contratos e renovações incluem a neutralização de carbono, reforçando o compromisso das empresas com o meio ambiente e o futuro do planeta.