Breitling abre mostra e lança versões de relógios clássicos, para celebrar 140 anos
Célebre marca suíça é responsável pela invenção do cronógrafo moderno
Por Letícia Franco
A invenção do cronógrafo moderno; o primeiro relógio para pilotos equipado com uma régua de cálculo circular; o primeiro relógio de pulso suíço levado ao espaço e o primeiro cronógrafo de mergulho. Feitos que vão desde a cronometragem aérea até a marítima marcam a história da Breitling, uma das principais relojoarias do mundo. Fundada na Suíça em 1884, a Breitling completa 140 anos em 2024, agora como uma marca de luxo casual e sustentável. Para celebrar o passado e o presente, a maison lança interpretações limitadas de relógios clássicos, e inaugura um museu em Zurique, além de exposições em 55 países, incluindo o Brasil. “A marca tem um compromisso com o mercado brasileiro, há um ano inauguramos a nossa primeira boutique, é uma região relevante para nós”, disse à DINHEIRO Gianfranco Gentile, diretor do departamento de heritage global da Breitling.
No Brasil, a mostra Time Capsule: The Breitling Heritage Exhibition é ainda mais especial. Aberta ao público no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, até 30 de outubro, a seleção de relógios vintage a ser exibida na ocasião — feita com curadoria do departamento de Heritage da Breitling para a exposição no País — é composta por peças de colecionadores brasileiros, com relógios cedidos especialmente para a ocasião ou readquiridos pela Breitling para recompor acervo histórico da marca. Entre eles ícones da relojoaria como o Navitimer (1967), Football Referee (1973) e Chronomatic (1969). Os relógios históricos são apresentados em displays que remetem a malas estilo baús vintage, feitos sob medida, e contam com QR Codes para os fãs que desejarem mais informações. “Isso deixa tudo ainda mais interessante, personalizado para o cliente brasileiro”, ressaltou o diretor.
LANÇAMENTO
Além da novidade que circula no País este ano, a marca lançou em setembro interpretações de edição limitada de seus relógios clássicos para comemorar o aniversário de 140 anos. Os escolhidos como estrelas desta homenagem foram os modelos Premier, Navitimer e o Chronomat. Agora, a diferença é que cada um deles está equipado com Calibre B19, primeiro movimento cronógrafo com calendário perpétuo da Breitling, e promete um século de precisão sem grandes ajustes e uma reserva de marcha de 96 horas.