Tecnogera, de soluções energéticas, cresce na esteira dos apagões

Crédito: Divulgação

Arthur Lavieri, CEO da Tecnogera (Crédito: Divulgação)

Por Hugo Cilo

O velho ditado “enquanto uns choram, outros vendem lenços” exemplifica com exatidão o bom momento da Tecnogera, uma das maiores empresas brasileiras de geradores e soluções energéticas do País. Com o aumento dos apagões, causados pelos extremos climáticos, pelo sucateamento da infraestrutura de transmissão e pela incompetência de empresas como a Enel em lidar com o caos, o faturamento da empresa disparou 77% neste ano, segundo o CEO Arthur Lavieri. Com esse desempenho, a companhia deve fechar 2024 com receita recorde de R$ 564 milhões e mais de 1 mil clientes ativos. Em 2023, a empresa já havia crescido 43% na comparação com 2022. “O aumento da recorrência dos problemas de fornecimento está gerando um aumento sem precedentes por projetos de segurança energética”, afirmou Lavieri. “Todos sabemos que, daqui em diante, a tendência é piorar o cenário, com o aumento do uso de fontes intermitentes de energia, como solar e eólica”, disse. Atualmente, a Tecnogera tem uma frota de 700 MVA, o suficiente para abastecer 3,3 milhões de residências. Com o aumento da procura, a empresa tem investido em inovação. Somente neste ano, foram mais de R$ 300 milhões para aumentar a frota de geradores com equipamentos movidos a biogás e gás natural, além do lançamento de baterias voltadas operações no agro, mineração e sistemas off-grid. “Vamos seguir investindo para trazer inovação e ampliar a oferta de produtos e serviços para quem não pode ficar no escuro.”

Zoox Smart acelera na Fórmula 1

(Divulgação)

A Zoox Smart Data foi escolhida para ser a gestora de data analytics do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. A empresa será responsável por maximizar a experiência do público em Interlagos e otimizar as estratégias da organização e patrocinadores. Com presença em mais de 25 países e 1.600 clientes, a Zoox alcançou o marco de 1 bilhão de conexões em 2024 e projeta faturar R$ 100 milhões até o fim do ano. Rafael de Albuquerque, CEO e Fundador da Zoox, destaca que atuar em um evento como a Fórmula 1 é uma grande realização e responsabilidade, afirmando que a empresa se consolidou como líder em análise de dados de grandes eventos.

A jogada sustentável da Penalty

(Divulgação)

Desde o lançamento da linha Ecoknit em 2018, a Penalty retirou cerca de 2 milhões de garrafas PET do meio ambiente. A S11 Ecoknit, bola mais sustentável do mundo com certificação Fifa Quality Pro, é destaque entre os produtos da linha e utilizada em campeonatos como o Paulistão e a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Roberto Estefano, fundador da Penalty e presidente do Conselho de Administração da Cambuci S/A, afirma que o crescimento da empresa está alinhado com inovação e compromisso ambiental. “Acreditamos que a inovação e a responsabilidade ambiental precisam caminhar juntas. Cada produto da linha EcoNIT é um passo na construção de um legado mais verde, onde o esporte inspira e transforma a sociedade”, disse.

Uma economia de R$ 10 milhões

(Divulgação)

Plataforma de promoções do grupo JCA, o Outlet de Passagens acaba de completar cinco anos com passagens rodoviárias com até 50% de desconto, gerando uma economia de R$ 10 milhões para os clientes no último ano. O hub, pioneiro nesse modelo de tarifa, já vendeu 250 mil bilhetes somente em 2024, com um aumento de 17% nas vendas. O Outlet, sob comando do executivo Daniel Limena, conta com oito parceiros, incluindo Viações Cometa e wemobi, e oferece viagens para 3 mil destinos. O principal trecho procurado é São Paulo-Rio de Janeiro. O modelo otimiza a ocupação dos ônibus, oferecendo passagens mais baratas e colaborando para que veículos não circulem com assentos vazios.

Marcus Marques investe no Sul da Bahia

(Divulgação)

A Nampur, referência em projetos imobiliários de luxo no Sul da Bahia, agora conta com o empresário e investidor Marcus Marques como sócio. A parceria já resulta no lançamento de dois grandes empreendimentos: o condomínio Nampur Azul by Giants, em Arraial d’Ajuda, com VGV de mais de R$ 150 milhões, e o projeto “A Mata”, em Trancoso. Juntos, somam mais de 30 vilas e R$ 300 milhões em VGV, destacando a arquitetura e paisagismo de alto padrão. Segundo Marques, o mercado de luxo na região atrai investimentos nacionais e internacionais, consolidando o sul da Bahia como polo de desenvolvimento para moradia e lazer.