Nestlé Purina aumenta uso de embalagens recicláveis
Por Allan Ravagnani
A Nestlé Purina iniciou a utilização de embalagens contendo 30% de PCR r-PE (Polietileno Reciclado), obtido por meio de reciclagem avançada e certificado pelo ISCC (International Sustainability & Carbon Certification). O novo tipo de embalagem estará disponível nos mercados desde outubro, começando com a ração Bonzo Adulto Carne, de 18 kg, e, gradualmente, será aplicado aos alimentos secos para pets das marcas Dog Chow, Kanina e Cat Chow até o final do ano. Em seis meses, a expectativa é reduzir em 13% o volume total de plástico virgem utilizado nas embalagens de ração seca de Purina, substituindo essa quantidade por conteúdo reciclado. O objetivo é converter todo o portfólio de alimentos secos para pets da marca para as novas embalagens de forma progressiva. A companhia suíça se comprometeu a reduzir em um terço o uso de plástico virgem em suas embalagens até 2025, além de garantir que 100% de seus pacotes sejam projetados para reciclagem e/ou reutilização, meta que atualmente está em 98%. “Essa implementação reflete nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a geração de impacto social positivo. Queremos inspirar mudanças e reafirmar nossa posição de liderança em inovação no setor de alimentos para pets”, afirma Julia Valente, diretora de marketing da Purina. Outra iniciativa da multinacional é o Projeto Pegada Limpa, que promove a economia circular para as embalagens de alimentos para pets, que reúne três grandes players na América Latina: Dow, Nestlé Purina e Fundación Avina, com o objetivo de conscientizar os consumidores sobre o descarte adequado.
MINERAÇÃO
Hydro investe para conservar biodiversidade na Amazônia
A mineradora Norsk Hydro e o Instituto Tecnológico Vale (ITV) vão investir R$ 6,5 milhões em ações de conservação da biodiversidade na Amazônia. O projeto vai focar no desenvolvimento de pesquisas e nas ações de conservação na cidade de Paragominas (PA), onde a Mineração Paragominas faz extração de bauxita. Para tentar conciliar a atividade de mineração e preservação ambiental, o ITV vai conduzir pesquisas e criar indicadores específicos para avaliar os impactos da atividade mineradora na biodiversidade da região. A iniciativa inclui mapear as perdas e ganhos, protocolos de monitoramento da fauna e flora, além da criação de estratégias de recuperação e de compensação ambiental no local.
100 toneladas
O Boticário inaugura sua centésima loja sustentável
O Boticário inaugurou sua centésima loja sustentável no dia 31 de outubro. A iniciativa, que faz parte da estratégia de expansão da marca no setor de atacarejo, já reutilizou mais de 100 toneladas de plástico provenientes de parte das embalagens de produtos coletados da rede através do projeto Boti Recicla, maior programa de logística reversa do Brasil em número de pontos de coleta. Com crescimento de 53% em 2023, o projeto atinge o marco de 100 lojas e o plano é, até o final de 2025, alcançar 150 unidades, totalizando com essa iniciativa a reutilização de 180 toneladas de plástico que serão reintroduzidos no ciclo produtivo, reduzindo, assim, a extração de matéria prima virgem da natureza.
REDUÇÃO
Laticínio Scala reduz 17% do consumo de água em três anos
Nos últimos três anos, o laticínio Scala registrou uma redução de 16,7% em seu consumo de água por tonelada produzida, saindo de uma média de 19,2 metros cúbicos por tonelada em 2021 para 16,0 em 2023. Por meio de monitoramento e controle, juntamente com ações de conscientização, foi possível diminuir o uso do recurso hídrico em mais de 3 mil litros por tonelada produzida. Em 2023, essa redução foi de 1,3 metros cúbicos/ton, que representou economia de 48,2 milhões de litros de água em todo o processo produtivo. A nova postura possibilita economizar até 100 mil litros de água por dia.
REAPROVEITAMENTO
ABB usa circularidade NOS motores elétricos
A ABB, líder mundial na produção de motores elétricos e inversores de frequência, lançou o Projeto Circularidade, que faz a reinserção de componentes de motores, geradores e inversores de frequência obsoletos em novas cadeias produtivas. Voltada para as empresas em processo de renovação de seus parques fabris, a iniciativa recolhe equipamentos antigos, faz a sua desmontagem, a separação de todos seus componentes, além da destinação correta de resíduos inaproveitáveis e da venda dos materiais coletados para indústrias que demandam insumos de origem reciclada.
Codex debate Big Data e IA na ajuda a governos
A Codex, empresa brasileira de governança de dados para gestão climática e ambiental, que tem mais de 180 projetos realizados, apresentou na COP-16, na Colômbia, na cidade de Cali, um estudo que mostra o avanço no diagnóstico dos impactos e a formulação de alternativas de enfrentamento à crise climática, utilizando Big Data e IA para encontrar meios mais eficazes de combater a crise. A ideia é apresentar exemplos de como essas tecnologias podem ajudar governos a mitigar os efeitos da desestabilização ambiental. “Discutiremos a importância da coleta e análise de dados, além da implementação de governança de dados eficiente, capaz de identificar tendências, prever impactos e formular estratégias eficazes”, destaca o diretor de negócios, Venicios Santos.