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Com serviço digital sob medida, fintech Swap cresce em pagamentos B2B

Swap, fintech especializada em soluções de BaaS, mira em empresas de grande porte e expansão de portfólio para crescer 300% até 2025

Crédito: Freepik

Fintech Swap: aumento de 50% no portfólio de clientes ao longo do ano, impulsionado pelo posicionamento favorável do BC em relação à regulação do mercado de BaaS (Crédito: Freepik)

Por Letícia Franco

Fundada em outubro de 2018, a Swap, fintech especializada em soluções de BaaS (Banking as a Service) para o segmento B2B, surgiu depois que o engenheiro Douglas Storf participou do desenvolvimento do 99 Pay, carteira digital disponível no aplicativo de transporte 99. “Percebemos todas as necessidades do mercado, entendendo que era necessário criar um ecossistema financeiro”, disse à DINHEIRO Storf, cofundador e CEO da Swap. Ao contrário das carteiras virtuais que usam o termo pay na marca, o nome Swap chegou para fazer referência ao conceito de troca. Isso porque a empresa oferece serviços que remetem a ideia de trocar e transformar negócios a partir de suas soluções como benefícios flexíveis, despesas corporativas e banking.

Com cerca de 65 clientes ativos, a companhia atende de startups iniciantes a empresas de maior porte, como Solides, Onfly e Espresso (Grupo Sankhya), e já emitiu mais de 7 milhões de cartões. Agora, mira em grandes empresas para crescimento de 300% até 2025, depois de atingir o breakeven em dezembro de 2023 e aumentar o faturamento 25 vezes desde 2021, segundo o CEO.

Para isso, a estratégia da fintech consiste em ampliar suas oportunidades de negócios com grandes empresas dos setores de benefícios, gestão de despesas e viagens corporativas, ERP (planejamento de recursos empresariais), agronegócio, entre outros.

Só no último ano, a Swap registrou um crescimento de 60% na carteira de clientes.
Tudo isso com suas soluções baseadas em benefícios e gestão de despesas corporativas.
A fintech foi pioneira na criação de cartões bandeirados para distribuição de benefícios flexíveis como o vale-alimentação e refeição.
E oferece produtos como a emissão e processamento de cartões, contas digitais, Pix, transferências bancárias, boletos e sistemas antifraude, que são personalizáveis de acordo com cada demanda e disponíveis no modelo white label.

“Vamos ampliar nossos negócios com empresas maiores para crescer, oferecendo produtos personalizados”
Douglas STORF, CEO da Swap

 

(Divulgação)

Segundo Storf, a empresa aposta na especialização dos serviços para atender grandes contas. “Esse é o grande diferencial da Swap, o foco em pagamentos B2B, com soluções desenvolvidas para cada player, independentemente do tamanho”, disse o executivo. O foco em empresas de grande porte é colocado em prática em um momento estratégico para o mercado de BaaS, impulsionado pelo crescente interesse de grandes empresas em soluções de embedded finance e à iminente regulação do setor pelo Banco Central. Junto a isso, a empresa também apresentou seu rebranding para o novo posicionamento no mercado, destacando uma tecnologia financeira combinada e o atendimento personalizado.

CRESCIMENTO

As novas estratégias para o negócio e o crescimento na receita registrado nos últimos anos foram impulsionados pela última rodada de aporte recebida pela empresa, em 2021, quando levantou US$ 25 milhões na sua série A.

Antes, a Swap tinha recebido investimentos de US$ 2,8 milhões em 2020 (seed) e US$ 1,4 milhão na fase de pré-seed.

Após superar o breakeven no último ano, a empresa deve fechar 2024 no azul pela primeira vez.

Para este ano, a fintech projetou quadruplicar sua operação até o final de 2025.

Dez meses depois, o crescimento está em linha com o previsto, de acordo com Storf.

Ele atribui os resultados recentes ao aumento de 50% no portfólio de clientes ao longo do ano, impulsionado pela melhora do cenário econômico e pelo posicionamento favorável do Banco Central em relação à regulação do mercado de Banking as a Service. “Estamos vivendo uma combinação de fatores que em breve nos permitirá traçar previsões ainda mais ousadas, com a expansão contínua da nossa carteira de grandes clientes”, ressaltou.