As barreiras da Inteligência Artificial
Por Beto Silva
Estudo ‘AI Radar 2024’, da Maitha Tech, consultoria em desenvolvimento de soluções digitais, revela um panorama sobre Inteligência Artificial nas grandes e médias empresas brasileiras a partir da visão das lideranças de tecnologia. Apesar do grande entusiasmo em torno da IA e das constantes discussões sobre novas soluções para companhias de todos os portes, os investimentos nessa vertente ainda são modestos entre as empresas nacionais: em média R$ 250 mil. Confira outros insights:
Snafu Records chega ao Brasil
A indústria musical brasileira recebe um importante player a partir de novembro. A Snafu Records, empresa sueca de tecnologia musical – vizinha da Spotify naquele país –, anuncia chegada ao Brasil com planos ambiciosos de transformar o mercado local. A gravadora, fundada pelo ex-integrante do grupo ABBA, Björn Ulvaeus, vai investir US$ 10 milhões até o final de 2025, focando no apoio a artistas independentes. No modelo de negócio da Snafu, ela oferece adiantamentos sobre catálogos musicais, permitindo que os artistas mantenham seus direitos autorais enquanto recebem suporte financeiro para expandir suas carreiras. Seus algoritmos fazem com que as músicas dos artistas que ela detém os direitos sejam mais ouvidas, para que possa ter retorno desse investimento. Recentemente, a pophouse adquiriu o catálogo da banda Kiss por US$ 300 milhões. “Lançamos o Snafu Song Fund para dar um lar aos catálogos subvalorizados. A vibrante cultura musical do Brasil torna o mercado perfeito para nossa visão”, disse Laura Monzonis, gerente sênior de A&R da Snafu Records.
EUA registram maior violação de dados de saúde
O caso ocorreu em fevereiro, mas o estrago total foi revelado agora. Violação de dados da UnitedHealthcare impactou mais de 100 milhões de americanos. É o maior evento do tipo da história dos Estados Unidos. O número atualizado foi divulgado pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos do país. Um grupo de ransomware chamado ALPHV teve como alvo o sistema de processamento de pagamentos da UnitedHealth Change Health. A violação não apenas expôs dados, como também prejudicou serviços essenciais para hospitais, clínicas e consultórios médicos em todo o território americano, causando um caos operacional generalizado em toda a rede de saúde. A UnitedHealth supostamente pagou ao grupo criminoso US$ 22 milhões em uma tentativa desesperada de recuperar os dados roubados e impedir maior exposição. Mas em um movimento ousado, os hackers embolsaram o pagamento e deixaram milhões de informações de americanos penduradas na dark web.
Reddit é lucrativo pela primeira vez
Rede social de comunidades, a Reddit registrou lucro pela primeira vez no terceiro trimestre de 2024, após 20 anos de atuação. O resultado positivo foi de US$ 29,9 milhões, para uma receita de US$ 348,4 milhões. A plataforma cresceu para 97,2 milhões de usuários diários nos últimos meses, marcando um aumento de 47% em relação ao mesmo período do ano passado. Em carta aos acionistas, o CEO da Reddit, Steve Huffman, atribuiu o recente aumento de internautas ao recurso de tradução com tecnologia de IA da plataforma. O Reddit começou a deixar os usuários traduzirem postagens para o francês no ano passado antes de expandir para espanhol, português, italiano e alemão. Agora, Huffman diz que o Reddit planeja aumentar a tradução para mais de 30 países até 2025. “A influência do Reddit continua a crescer em toda a internet”, escreveu Huffman.
RZK revoluciona DOOH
Ao completar três anos de atividades, a RZK Digital se consolida entre os maiores players do mercado de publicidade Digital Out-Of-Home (DOOH) do Brasil. Presente em terminais urbanos de ônibus de São Paulo e Recife, a empresa planeja expansão de negócios para outras grandes capitais do País. Possui 691 telas de LED com conjunto de sensores que capturam métricas de audiência ao longo da exibição das campanhas. As ferramentas da companhia possibilitam aproximar a mídia exterior do mundo on-line. “Uma rede de fast food pode optar por uma publicidade de café em uma tarde fria e, automaticamente, exibir uma de sorvete em uma tarde quente. Conseguimos ofertar esse dinamismo do mundo digital para nossos clientes, de forma que a campanha seja sempre a mais assertiva possível”, disse o CEO da RZK Digital, Eduardo Mantegazza. Na carteira estão mais de 260 clientes e 1,3 mil campanhas publicitárias, que atingem 2,3 milhões de passageiros por dia. A projeção é fechar 2024 com faturamento de R$ 70 milhões e de R$ 100 milhões em 2025. Nos planos da empresa está a expansão para outras capitais.