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EDP investe bilhões para garantir energia elétrica em era de tempestades

Distribuidora vai investir mais de R$ 5 bilhões até 2030 na sua área de concessão para evitar apagões como o que atingiu a Enel em São Paulo

Crédito: Divulgação

Funcionários da EDP fazem trabalho de manutenção em linhas de transmissão da empresa. Objetivo é reforçar a segurança da rede (Crédito: Divulgação)

Por Hugo Cilo

As tempestades de verão que têm tirado o sono das distribuidoras de energia – e que se tornou pesadelo para a Enel em São Paulo – estão, de certa forma, forçando investimentos das companhias. Um exemplo disso é a EDP, distribuidora de energia elétrica que atende 28 municípios do Estado de São Paulo (Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte). A empresa definiu R$ 5 bilhões em investimentos até 2030 para o que batizou de Plano Verão, com reforço da operação para minimizar os impactos provocados pelos eventos climáticos cada vez mais extremos e recorrentes.

Os prejuízos causados pelas chuvas em São Paulo, área de responsabilidade da Enel, foram um prenúncio dos efeitos do clima sobre a distribuição de energia (Crédito:FotoRua )

O planejamento, segundo a EDP, foi construído com base no histórico do setor elétrico e nas melhores práticas utilizadas no enfrentamento das mais diversas contingências vividas ao longo dos últimos anos pela empresa na área de concessão em São Paulo, como a tragédia em São Sebastião, em fevereiro de 2023, e em Monteiro Lobato, em março de 2024.

“O setor elétrico vem sendo fortemente impactado pelas alterações climáticas e os investimentos nas redes de distribuição de energia são fundamentais para garantir o atendimento da população com toda qualidade e segurança”, afirmou Dyogenes Rosi, vice-presidente de distribuição da EDP. “Para tal, a EDP tem se comprometido e executado recordes de aportes fundamentados em planejamento estratégico, tornando suas redes mais robustas, inteligentes e automatizadas, o que contribui para uma gestão operacional mais efetiva, principalmente, em situações críticas com grande volume de ocorrências”, disse.

Atualmente, a EDP soma 83 subestações em toda a sua área de concessão. Essa pulverização permite, de acordo com a empresa, mais confiabilidade e qualidade no atendimento à população porque elevam a capacidade do sistema energético local, além de trazer mais flexibilidade operativa.

Para ampliar a capacidade do atendimento no Vale do Paraíba neste ano, o destaque fica para a entrega e energização da subestação Germana, em Caçapava, com investimentos R$ 34 milhões e um significativo suporte à crescente demanda regional do município e toda região. Em Guarulhos, a subestação Água Chata recebeu recursos de R$ 32 milhões e reforçou a estrutura do município, que conta hoje com 16 subestações instaladas, o que permite maior segurança energética e contribui diretamente para o desenvolvimento econômico.

28 municípios
compõem a área de concessão da EDP, que são monitorados ATÉ por inteligência Artificial

253 mil podas de árvores
foram feitas nas cidades atendidas pela empresa, reduzindo o risco de rompimento dos cabos

No Alto Tietê, o Centro de Serviços de Distribuição (CSD) de Suzano, inaugurado no início deste ano, representa um reforço às bases operacionais existentes em Mogi das Cruzes e Poá. A entrada em operação do novo complexo operacional faz parte do planejamento estratégico da EDP para agilizar o atendimento a ocorrências na região e aumentar a maior qualidade na prestação de serviços aos clientes.

Na avaliação de Rosi, a tecnologia do Centro de Operação Integrado (COI) da EDP é fundamental para a gestão do sistema elétrico que abastece os 28 municípios, garantindo a continuidade do serviço e a redução do impacto aos clientes em possíveis ocorrências, como no caso de tempestades, com fortes ventos e chuvas. O uso da Inteligência Artificial e automatização permite que sejam realizadas manobras de carga de forma remota e instantânea.

Mais de 86% dos clientes atendidos pelas linhas de transmissão da EDP se beneficiam de sistema de religação automática (Crédito:Divulgação)

TEMPO REAL

A digitalização da rede elétrica garante a capilaridade dessa tecnologia. Atualmente, mais de 86% dos clientes da EDP em toda a sua área de concessão são beneficiados com equipamentos de religação automática do sistema (self-healing). Essa tecnologia é imprescindível para religar e seccionar, instantaneamente, trechos da rede com defeito, isolando o local da ocorrência e, assim, reduzir o impacto na região. São mais de 3,6 mil religadores em funcionamento, sendo que somente entre janeiro e outubro deste ano foram instalados 203 novos equipamentos.

O planejamento da companhia focado em digitalização também entende a necessidade de levar rede elétrica segura e com qualidade para todos os clientes da área de atuação. Para isso, atua com sistema de redes inteligentes em localidades de complexidade social, com monitoramento em tempo real e de forma remota, garantindo mais agilidade e assertividade no atendimento à população. De janeiro a outubro de 2024, a EDP contemplou mais de 38 mil famílias com esta iniciativa.

Para prevenir apagões com ventos fortes, a empresa realizou mais de 253 mil podas nas cidades da área de concessão, além da limpeza de mais de 148 mil m² de faixas com vegetação visando minimizar esse impacto. As iniciativas tem sido articuladas em parceria com prefeituras e órgãos como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.