Tecnologia

Um panorama das perspectivas da Economia Digital

Crédito: Divulgação

Responsabilidade digital só aumenta em países em desenvolvimento (Crédito: Divulgação)

Por Beto Silva

Segundo volume do estudo da OECD Digital Economy Outlook 2024, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), examina as novas direções em prioridades, políticas e governança digitais em todos os países, a partir da fase mais recente da transformação digital pela qual o mundo passa. A pesquisa recém-lançada avalia as tendências de acesso e conectividade e as habilidades necessárias para prosperar em uma economia e sociedade digitais. Veja alguns dos principais insights:

X compra briga com a Amazon

O embate é entre gigantes. E o ringue é a justiça americana. O X, de Elon Musk, processou a plataforma de transmissão ao vivo Twitch, da Amazon, sob a acusação de boicotar anúncios na rede social ex-Twitter. De acordo com a ação, o X diz que o Twitch não anuncia na plataforma nos EUA desde novembro de 2022, quando Musk assumiu seu controle. Nos últimos anos, o X vem sofrendo queda na receita de anúncios. Documentos obtidos pela Bloomberg em junho de 2024 mostram que a arrecadação caiu quase 40% no primeiro semestre de 2023. Entre as grandes marcas que pararam de gerar publicidade no X estão Disney e Apple.

Microsoft clona sua voz para chamadas do Teams

(Divulgação)

A Microsoft anunciou uma ferramenta de clonagem de voz com tecnologia de IA para o Teams. A Interpreter permite que os usuários criem réplicas digitais de suas vozes que podem ser usadas para traduzir sua fala para vários idiomas. “Imagine ser capaz de soar exatamente como você em um idioma diferente. O Intérprete no Teams fornece tradução de fala em tempo real durante as reuniões”, escreveu o CMO da Microsoft, Jared Spataro, em um blog. O recurso estará disponível apenas para assinantes do Microsoft 365 e será lançado inicialmente em inglês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português, mandarim e espanhol.

Startup do Reino Unido lança o primeiro navegador de detecção de deepfake com IA do mundo

(Divulgação)

Você sabe diferenciar um vídeo real de um deepfake? A startup Surf Security lançou uma versão beta do que ela afirma ser o primeiro navegador do mundo com um recurso integrado projetado para detectar deepfakes gerados por IA . A ferramenta pode detectar com até 98% de precisão se a pessoa com quem você está interagindo on-line é um humano real ou uma imitação de IA, disse a empresa. “Para maximizar sua eficácia, focamos em precisão e velocidade”, afirma Ziv Yankowitz, CTO da Surf Security.

65 milhões

de transmissões simultâneas registrou a Netflix durante a luta entre Mike Tyson e Jake Paul, no dia 15 de novembro. Foi o “evento esportivo global mais transmitido de todos os tempos”, disse a plataforma de streaming, que tem apostado em conteúdo ao vivo. No total, 108 milhões de pessoas assistiram ao combate. Sendo 38 milhões delas nos Estados Unidos, com 56% da audiência da TV entre meia-noite e 1h da manhã daquele dia. A incursão da Netflix em transmissões ao vivo começou com um especial de comédia de Chris Rock, em março de 2023. Desde então, a estratégia se acentuou. Apresentação da cantora Beyoncé no dia 25 de dezembro, como atração principal do show do intervalo de uma partida da NFL (liga de futebol americano), está nos planos da plataforma.

Uber aumenta o porta-mala

(Divulgação)

A Uber acaba de lançar uma nova opção de transporte chamada “UberXXL”. É uma alternativa para passageiros que embarcam e desembarcam em aeroportos com muita bagagem. Oferece carros maiores com acesso a mais espaço no porta-malas. Para acessar o UberXXL, os passageiros devem ser assinantes do Uber One, que custa US$ 10 por mês. Está disponível em 60 aeroportos no mundo todo, sendo 40 deles nos Estados Unidos.