Tecnologia

Claudera usa open source para oferecer a empresas dados valiosos em estratégias

Cloudera oferece ferramentas para gerenciar e analisar grandes volumes de informações que auxiliam na tomada de decisões estratégicas pelas empresas

Crédito: Divulgação

A falta de integração e a qualidade duvidosa dos dados podem levar a decisões equivocadas, diz VP da Cloudera (Crédito: Divulgação)

Por Aline Almeida

Na era da transformação digital, é impressionante volume de dados gerados. Segundo a plataforma Finances Online, em 2021 mais de 1 trilhão de megabytes de dados foram criados por dia, com previsão de aumento no consumo de dados, passando de 74 zettabytes em 2021, para 149 zettabytes em 2024. De acordo com a IBM, 90% dos dados do mundo foram criados nos últimos dois anos. O crescimento exponencial de informações foi um dos principais fatores que contribuíram para o surgimento do Big Data, um conjunto de informações tão vasto e complexo que os métodos tradicionais de processamento não conseguem lidar com eles. Nesse cenário, a Cloudera capacita empresas globais para transformar dados de qualquer tipo, em nuvens públicas ou privadas, em insights valiosos e confiáveis. Com 15 anos de atuação, utiliza a tecnologia open source (códigos abertos) e acredita que a inovação mais rápida se dá através da colaboração da comunidade.

Rubia Coimbra, vice-presidente da Cloudera América Latina, destacou o papel fundamental do open source no sucesso da corporação. Ao manter o desenvolvimento de software aberto, permite que a comunidade contribua ativamente, acelerando o processo de criação de soluções. “O open source é o coração da nossa plataforma de dados”, afirmou Coimbra.

A plataforma da Cloudera oferece um conjunto de ferramentas para gerenciar e analisar grandes volumes de dados, desde a coleta até a geração de insights que impulsionam a tomada de decisões estratégicas. De acordo com um relatório publicado em 2022 pela International Data Corporation (IDC), consultoria especialista em tecnologia da informação, telecomunicações e tecnologia de consumo, até 2026, 75% das empresas líderes de mercado adotarão programas e investimentos de inovação digital estruturados e sistêmicos.

“Identificamos uma preocupação recorrente entre os profissionais da área: a proliferação desordenada de dados em silos isolados”
Rubia Coimbra, vice-presidente da Cloudera América Latina

(Divulgação)

Segundo a executiva, a governança de dados é um tema crucial, especialmente no contexto da Inteligência Artificial. Afinal, dados e IA estão conectados. Hoje, é inegável que as estratégias de todas as empresas estão alicerçadas em seus dados. E essa tendência só tende a se intensificar, já que o mercado de tecnologia, com foco em dados, é um dos que mais crescem. “Não há mais negócios, cidades ou estratégias que não se baseiam em dados. Todas as decisões são tomadas com base em fatos e informações”, reiterou Coimbra.

A Cloudera possui uma presença marcante no mercado latino-americano, atendendo a maioria dos maiores players de diversos setores, segundo a vice-presidente. “Nove dos dez maiores bancos da região são nossos clientes. No setor de telecomunicações, quase todas as grandes empresas, como Claro e outras, utilizam nossas soluções”, destacou.

A gigante alemã Continental usou o Cloudera para tratar e analisar mais de 10 TB de dados. A Continental escolheu migrar de uma solução local legada para a Cloudera Public Cloud no Azure. A plataforma de dados híbrida da Cloudera oferece gerenciamento de dados mais rápido e fácil, aprendizado de máquina e análise de streaming, com desempenho, escalabilidade e segurança.

REVOLUÇÃO

O que difere a companhia de seus concorrentes é a flexibilidade para operar em qualquer tipo de infraestrutura, segundo a executiva. Com a crescente adoção da nuvem, a plataforma da Cloudera permite que os clientes migrem seus dados de forma segura e eficiente, seja para a nuvem pública, privada ou híbrida. Coimbra pontuou que a empresa acredita em uma visão de futuro onde a computação de ponta (edge computing) será fundamental. “Estamos investindo fortemente em pesquisa e desenvolvimento para oferecer soluções que permitam processar dados mais próximos da fonte, garantindo maior velocidade e eficiência”, afirmou ela.

(Divulgação)

“Não há mais negócios, cidades ou estratégias que não se baseiam em dados. Todas as decisões são tomadas com base em fatos e informações”
Rubia Coimbra, VP da Cloudera América Latina

Entre os desafios, a executiva explica que a crescente complexidade dos dados tem se mostrado um desafio significativo para as empresas, especialmente no contexto da Inteligência Artificial generativa. “Identificamos uma preocupação recorrente entre os profissionais da área: a proliferação desordenada de dados em silos isolados”, disse Coimbra sobre como a fragmentação de dados representar um risco substancial para as companhias, uma vez que a tomada de decisões automatizadas, cada vez mais comum nesse novo cenário, exige uma fonte única e confiável de informações. A falta de integração e a qualidade duvidosa dos dados podem levar a decisões equivocadas, com consequências financeiras e operacionais, pondera ela.

Para enfrentar esse desafio, de acordo com a vice-presidente, as empresas precisam investir em soluções que permitam a unificação e a governança dos dados, garantindo a qualidade, a segurança e a acessibilidade das informações. Além disso, é importante contar com profissionais capacitados para extrair insights valiosos a partir desses dados e impulsionar a transformação digital das organizações.

Em termos de tendências, a executiva pontuou que é cada vez mais desafiador prever o futuro dada a velocidade com que a tecnologia evolui. Portanto, essa rápida evolução levanta questões importantes sobre o futuro do trabalho e a relação entre humanos e máquinas. “A Inteligência Artificial tem o potencial de automatizar muitas tarefas, aumentando a produtividade e gerando novos desafios. É fundamental que nos adaptemos a essa nova realidade.”