Estilo

Luxo brasileiro com sotaque belga

Criada por Frédéric Cockenpot, a WhereInRio oferece uma coleção de imóveis de praia de alto padrão para venda ou aluguel com serviços de concierge — e já conquistou dois dos mais importantes prêmios internacionais do setor

Crédito: Divulgação

Propriedade da WhereInRio: luxo e flexibilidade de negócios (Crédito: Divulgação)

Por Celso Masson

A escola de negócios Ichec, de Bruxelas, garantiu ao empresário belga Frédéric Cockenpot a visão de negócio necessária para alavancar um tipo de empreendimento que ainda não havia no Brasil em 2007, ano em que ele se mudou para o Rio de Janeiro. Em sua avaliação, faltava ao mercado imobiliário de luxo uma agência dedicada a um público-alvo acostumado com padrões internacionais de atendimento, excelência e confiabilidade.

Foi para suprir essa lacuna que ele criou a WhereInRio, que tem como diferenciais a assistência personalizada e a consultoria a investidores, tanto brasileiros quanto estrangeiros. “Nossa atuação engloba todo o atendimento e acompanhamento do cliente, desde a realização da compra do imóvel no Brasil até a administração pós-venda”, afirmou Cockenpot. Segundo ele, essa abordagem traz conforto e praticidade para os proprietários, “além de melhorar os números sobre rentabilidade do investimento”.

Esse foco garantiu à WhereInRio dois dos principais reconhecimentos do setor, o Best Luxury Real Estate Brokerage in Brazil 2021, prêmio global que reconhece os melhores produtos e serviços de luxo do mundo, e o Best Real Estate Agency Americas, concedido pelo Americas Property Award.

Os reconhecimentos levaram em conta:

1) a qualidade de serviços,
2) a expertise em locação e venda,
3) ampla carteira de propriedades localizadas em áreas exclusivas e seguras.

Hoje, o portfólio inclui residências de luxo à beira-mar em Trancoso (BA), Búzios (RJ), Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ). Algumas ocupam ilhas inteiras e são autossustentáveis em energia, caso da Ilha do Japão, na baía de Angra.

No alto, propriedade que ocupa a Ilha do Japão, em Angra dos Reis, autossustentável em energia elétrica. Acima, residências de alto padrão na Costa Verde, no litoral fluminense (Crédito:Divulgação)

O luxo e a exclusividade se estendem pelos serviços de concierge. Por intermédio da empresa podem ser contratados:

* motoristas e babás bilíngues,
* aluguel de barcos e helicópteros,
* reserva de voos em jatos particulares e comerciais,
* chef de cozinha,
* além da organização de boat parties, tratamentos de bem-estar e muito mais.

Tudo é personalizado, inclusive o abastecimento das geladeiras, do bar e da adega.

Pronto para gerar lucro

Segundo Cockenpot, a oferta de imóveis para locação é o que assegura os melhores retornos para o investidor. “O estrangeiro vem em busca do tão sonhado lar no Brasil e de uma fonte de renda”, afirmou. É aí que entra o trabalho exclusivo da WhereInRio.

“Buscamos imóveis que permitam uma reforma geral e personalizada ou que esteja pronto para gerar lucro”, disse. Pelas suas contas, passado o boom da pandemia, quando a procura por propriedades mais espaçosas disparou, os preços dos imóveis de luxo começaram a recuar.

Pesam para isso tanto o aumento das taxas de juros quanto da oferta, já que muitas empresas passaram a oferecer esse tipo de investimento, incluindo a opção de venda fracionada, na qual um mesmo imóvel pode ter vários donos que utilizam cotas anuais pré-determinadas.

Se, por um lado, essa queda nos preços torna o momento desfavorável para quem quer vender, é ótimo para quem está com recurso disponível e pretende conciliar investimento imobiliário com um lugar paradisíaco para relaxar em grande estilo.

Até porque o preço da locação continua nas alturas. Uma casa de sete suítes no alto da Falésia do Mucugê, em Arraial D’Ajuda (BA), é oferecida no site da WhereInRio por R$ 22 mil na baixa temporada (mínimo de cinco noites) e R$ 50 mil no réveillon (mínimo de dez noites).

“Cada vez mais turistas viajam pelo Brasil, o que vem aquecendo muito o mercado de aluguel para temporada”, afirmou o belga que conhece como poucos o mercado de imóveis de luxo do País e o gosto do visitante estrangeiro.