Finanças

JHSF aposta em shopping

Companhia conclui a aquisição de 33% do Cidade Jardim, em São Paulo, e inaugura o primeiro fundo de investimento imobiliário gerido por sua subsidiária, a JHSF Capital

Crédito: Divulgação

O dinheiro para a concretização do negócio com o Cidade Jardim foi 100% levantado por meio de distribuição de FIIs geridos pela JHSF Capital (Crédito: Divulgação)

Nem só de sites, marketplaces e classificados digitais vive o varejo brasileiro. Um dos maiores grupos empresariais do País, a JHSF (JHSF3) está dobrando a aposta no segmento de shopping center. Por meio de sua subsidiária, a JHSF Capital, atuante na área de M&A e gestão, concluiu na última semana a transação para a compra de 33% do luxuoso Shopping Cidade Jardim, na capital paulista, por meio de um fundo imobiliário (FII) detido pela Gazit Brasil.

Essa foi uma das maiores transações do segmento imobiliário de alta renda no Brasil e inaugura o primeiro fundo de investimento imobiliário (FII) gerido pela JHSF Capital, com valor patrimonial aproximado de R$ 800 milhões.

O dinheiro para a concretização do negócio foi 100% levantado por meio de distribuição de FIIs geridos pela JHSF Capital.

A captação teve a participação de investidores do mercado de capitais, entre eles diversos tradicionais parceiros de negócios da companhia. O negócio marca o início das atividades operacionais de gestão de recursos de terceiros por parte da JHSF Capital.

Dentro do capital social do Shopping Cidade Jardim, além dessa participação, detêm fatias a JHSF, controladora com 51%, e o XP Malls (XPML11), fundo imobiliários com 16% do total. A fatia alvo da transação é a mesma que foi vendida para a JHSF em 2016, por R$ 410 milhões.

A Gazit já desejava vender ativos no País a fim de reduzir sua participação no Brasil há algum tempo. O processo de venda começou em janeiro deste ano. A empresa tem participação, entre os empreendimentos próprios, no Morumbi Town, no Shopping Light, no Top Center, no Mais Shopping, no Internacional Shopping de Guarulhos e no Prado Boulevard, além do Shopping Eldorado.

De acordo com a companhia, a JHSF Capital atuou como assessora financeira exclusiva na venda da participação do ativo. A transação foi submetida e aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).